As Três Revoluções Industriais
Perguntas com Respostas sobre as Três Revoluções Industriais, utilizando conteúdos do Livro: DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007.
PERGUNTA - O que significa, de maneira geral, não especificamente para a ciência geográfica, a palavra revolução?
RESPOSTA - A palavra revolução significa fazer alguma coisa de maneira totalmente inovadora, sendo que essa nova maneira é aceita pela sociedade e acaba sendo incorporada por todos e transforma de maneira radical a vida das pessoas. Esse significado de revolução está inserido no contexto científico ou tecnológico, e das invenções em geral.
Outro significado, que é um pouco mais específico e também é muito utilizado, tem a ver com a revolução política, ou seja, uma nova maneira de organização social, ou um novo regime político que surge rapidamente.
Portanto, dois sinônimos para a palavra revolução se encaixam nesses dois principais contextos em que a palavra é utilizada, conforme foi explicado acima:
- inovação (fazer alguma coisa de um novo jeito; inventar algo muito genial que acaba tendo muita aceitação por parte de todos);
- golpe de Estado (quando um grupo consegue tomar o poder de um país sem ter sido escolhido por eleição, mas sim pelo respaldo popular ou por apoio das forças armadas).
Para a astronomia a palavra revolução encontra o significado mais específico de todos:
- a revolução é o tempo gasto por um corpo celeste para descrever a sua órbita.
PERGUNTA - Para a geografia o que significa Revolução Industrial?
RESPOSTA - A Revolução Industrial foi uma nova maneira de organização do trabalho humano, que teve início na Inglaterra, a partir do ano de 1750 (século XVIII).
Antes da Revolução Industrial, a transformação dos recursos naturais em bens úteis, ou produtos, era feita de maneira artesanal, onde o artesão era o dono de suas ferramentas e dominava todas as etapas do trabalho.
Depois, a partir do século XV, surgiu um nova maneira de produção que foi a manufatura. As cidades cresceram e os artesãos não conseguiam atender às necessidades das pessoas, então homens de negócios, ou empresários, uniram grupos de artesãos em galpões. A manufatura era caracterizada pela utilização de máquinas simples, e pelo trabalho em grupo com a divisão de tarefas.
Os donos das oficinas manufatureiras começaram a investir em novas técnicas de produção e em novas tecnologias, como a máquina a vapor e o tear mecânico (1750). Até que surgiu a indústria, marcando o início da Revolução Industrial.
PERGUNTA - Quais são as características da Revolução Industrial?
RESPOSTA - As características da Revolução Industrial são:
- grande divisão do trabalho e especialização do trabalhador em determinada tarefa;
- emprego de máquinas movidas a energia calorífica do carvão mineral;
- trabalho assalariado;
- produção em massa e padronizada, ou seja, produção de grande quantidade de bens exatamente iguais.
PERGUNTA - O que é a Primeira Revolução Industrial?
RESPOSTA - A Primeira Revolução Industrial é o início das indústrias que utilizavam apenas máquinas a vapor, utilizando o carvão mineral como combustível para aquecer as caldeiras das máquinas.
A revolução no modo de produzir teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII (1750), e ficou conhecida como Primeira Revolução Industrial. A partir da Primeira Revolução Industrial, o desenvolvimento científico e tecnológico foi acompanhado de grandes transformações não só na produção de bens, mas também nos transportes, nas comunicações, nas relações sociais e nas relações entre os seres humanos e a natureza. O destaque nesse período foi a indústria têxtil.
PERGUNTA - O que foi a Segunda Revolução Industrial?
RESPOSTA - A partir da segunda metade do século XIX (1850), a industrialização expandiu-se para França, para a Alemanha, Rússia, Japão e Estados Unidos, diminuindo a hegemonia inglesa. Iniciava-se uma nova fase da produção industrial, que ficou conhecida como Segunda Revolução Industrial.
A nova etapa da industrialização caracterizou-se pelo domínio da eletricidade, pela invenção do motor a combustão, do automóvel, do telefone e do telégrafo, inovações tecnológicas que possibilitaram um grande aumento da produção industrial.
PERGUNTA - Qual combustível foi descoberto e amplamente utilizado na Segunda Revolução Industrial?
RESPOSTA - O petróleo! Na Segunda Revolução Industrial o carvão mineral foi aos poucos sendo substituído pelo petróleo, que se tornou a fonte de energia mais usada no mundo. As indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas superaram em importância da indústria têxtil.
PERGUNTA - Quais matérias-primas marcaram a Segunda Revolução Industrial?
RESPOSTA - As matérias-primas que marcaram a Segunda Revolução Industrial foram o minério de ferro, o aço e o petróleo, que tornaram-se mais importantes que as matérias-primas têxteis (algodão, lã, etc.).
PERGUNTA - Comente sobre o surgimento da linha de montagem na Segunda Revolução Industrial.
RESPOSTA - A especialização do trabalhador ampliou-se ainda mais com a criação da linha de montagem, na qual cada operário realizava uma tarefa específica.
O empresário norte-americano Henry Ford fundou a Ford Motor Company em 1903, e criou um novo tipo de organização das etapas produtivas: O fordismo. Ele consistia em linhas de montagem mecanizadas, que produziam componentes padronizados em massa (enorme quantidade). Dessa maneira, era fabricado um produto (no caso o automóvel) mais barato, de qualidade consistente, e com preço acessível, que podia inclusive ser comprado pelos próprios trabalhadores.
PERGUNTA - O que foi a Terceira Revolução Industrial?
A partir da década de 1970 (século XX)*, o desenvolvimento da eletrônica e o surgimento da informática possibilitaram a introdução de novas técnicas de produção. Iniciou-se, assim, uma nova fase da indústria, conhecida como Terceira Revolução Industrial.
* Lembre-se que o século XX tem início no ano 1901 e vai até o ano 2000. Se você tem dúvida sobre a contagem ou datação dos século, siga esse link e leia uma postagem que vai tirar suas dúvidas.
PERGUNTA - Quais são as características da Terceira Revolução Industrial?
RESPOSTA - A Terceira Revolução Industrial caracteriza-se pela grande importância da tecnologia avançada ou de ponta, presente em muitas indústrias, e pelo uso do silício, mineral empregado na fabricação de placas de computador. Nas fábricas, é cada vez maior a robotização, isto é, o uso de robôs no lugar da mão de obra humana. Os robôs executam tarefas repetitivas, perigosas ou de precisão, em ambientes quentes, sem ar ou muito escuros, sem correr o risco de adquirir doenças ou de sofrer acidentes.
É também nessa fase da indústria que se destaca o desenvolvimento das telecomunicações e da biotecnologia, sobretudo a engenharia genética.
PERGUNTA - Sobre fontes de energia na Terceira Revolução Industrial.
RESPOSTA - Na Terceira Revolução Industrial, buscam-se fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e a de origem orgânica, em substituição ao ainda importante e indispensável petróleo.
PERGUNTA - Comente sobre a disseminação das indústrias nos países do mundo.
RESPOSTA - Apesar de toda essa evolução e expansão, desde que se desenvolveu na Inglaterra, no século XVIII, a indústria é uma atividade bastante concentrada em algumas regiões do mundo.
A partir das últimas décadas do século XX, muitas indústrias dos países ricos passaram a transferir parte de suas fábricas para países mais pobres. Essas indústrias, em geral, são as que necessitam de grande disponibilidade de matéria prima e de fontes de energia, e de mão de obra barata e abundante. Por esses fatores, algumas nações subdesenvolvidas vêm se transformando em novos polos industriais.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial