Empresas Agrícolas e Agroindústrias Conteúdos de Geografia para o Ensino Fundamental
Empresas Agrícolas
O aumento da produtividade na agricultura foi obtido com a introdução de modernas tecnologias desenvolvidas em pesquisas. As empresas agrícolas utilizam essas modernas tecnologias em grandes propriedades. Elas surgiram nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos da América e em outros da União Europeia.
A empresa agrícola utiliza a seleção de sementes, aplicação de fertilizantes e agrotóxicos, uso de máquinas no preparo do solo, no plantio e na colheita, silos de armazenagem (enormes galpões e depósitos para estocar produtos agrícolas, pois a empresa agrícola aguarda para vender a produção quando o preço dos produtos estiver em alta), além do acompanhamento de todas as etapas da produção por técnicos, administradores, por engenheiros (engenheiros de produção e agrônomos) e departamento de pesquisas (cientistas). A empresa agrícola conta com excelente organização administrativa e operacional, devido ao bom nível de qualificação profissional de seus funcionários, o que garante a sua alta produtividade.
O investimento para iniciar uma empresa agrícola é altíssimo, e em geral, quanto mais se investe maiores são os lucros obtidos. A empresa agrícola gera empregos de qualidade, com carteira assinada e pagando bons salários aos seus funcionários. Além disso, esse tipo de empreendimento deve seguir à risca as normas e legislação vigente no país onde está instalada, como legislação trabalhista, a segurança no trabalho e as normas ambientais também.
Uma consequência desfavorável, que é observada após a implantação de uma empresa agrícola, em determinado país, é a concentração de terras. Nas regiões onde se implantou uma empresa agrícola verificou-se que os produtores rurais não conseguem acompanhar a elevação dos níveis de produtividade e ficam sem condições de concorrer no mercado, dessa maneira acabam por vender suas propriedades. Isso deve ser encarado como consequência, de maneira geral, do modelo capitalista vigente, onde quem aplica maiores capitais subjuga os que estão trabalhando na mesma atividade há muito mais tempo, mas que não possuem a escala produção desses grandes empreendimentos. Portanto, é uma missão dos governantes diminuírem as desigualdades que surgem em decorrência da competição do capitalismo. Uma maneira é o programa de compra direta dos produtores rurais para a merenda escolar implantado no Brasil. Com isso, os alunos das escolas públicas consomem alimentos frescos e sadios, comprados de regiões próximas à sua escola, e ao mesmo tempo os pequenos produtores rurais conseguem escoar mais facilmente seus produtos agrícolas. Outro programa de valorização do homem do campo, por parte do governo, no Brasil, é o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que empresta dinheiro aos produtores rurais, a juros mais baixos do que os praticados no mercado, parcelado e com carência (o produtor rural começa a pagar após cerca de cinco anos da data do empréstimo).
Agroindústria
(Fonte: Livro - DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007)
" Muitas das empresas agrícolas, transformam os produtos que cultivam em bens industrializados, no próprio local de cultivo, na chamada agroindústria. É o que ocorre, por exemplo, com a laranja, transformada em suco, ou com a cana-de-açúcar, transformada em álcool e seus derivados, como o açúcar. Atualmente há uma infinidade de produtos agrícolas que passam por processos industriais. Por exemplo, legumes e verduras pré-cozidos, sucos e polpa de frutas processada e congelada ou até refeições completas prontas, bastando descongelar. Todos esses produtos saem da agroindústria, que pode estar instalada no campo ou na cidade, e vão abastecer os supermercados por todo o país. "
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial