sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Exercício de Geografia sobre Pecuária, Preencha as Lacunas - Geografia para Ensino Fundamental


Geografia Newton Almeida

     O exercício a seguir utiliza textos, adaptados, do Livro Projeto Araraibá do 6º Ano do ensino fundamental (DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007), sobre pecuária. 

    Preencha as lacunas com as palavras corretas ! Após cada parágrafo, verifique seus acertos, com a as palavras corretas das lacunas destacadas em vermelho. 


     A  é uma atividade  que consiste na criação de , para a utilização da sua carne como , assim como a produção de  ou ovos, e também para o fornecimento de matérias- para a indústria. 

RESPOSTA - pecuária ; econômica ; animais ; alimento ; leite ; primas . 

    A ciência da criação de animais é a , que é base para o aprimoramento das técnicas utilizadas na , com o objetivo de alcançar maior . O zootecnista é o profissional, de nível , que cuida para que os animais vivam em  condições, observando seu peso,  e alimentação. 

RESPOSTA - Zootecnia ; pecuária ; produtividade ; superior ; boas ; saúde . 

  O profissional em Zootecnia também deve melhorar os  de reprodução dos animais, e para isso, desenvolveram-se as modernas técnicas de melhoramento . Outras  mais especializadas vão surgindo dentro do campo da Zootecnia, sendo nomeadas de acordo com o  que criam: suinicultor é quem cria , um  cria ovelhas, um bovinocultor cria  , um  cria cabras, etc. 

RESPOSTA - índices ; genético ; profissões ; animal ; porcos ; ovinocultor ; bois ; caprinocultor . 


               A relação entre pecuária e agricultura


     A pecuária teve origem praticamente junto com a . Os seres humanos  viviam vagando em busca da  de frutos, da caça e . Até que conseguiram iniciar a pecuária, ou  de animais, há cerca de 10 mil anos, no Oriente  e no Egito.

RESPOSTA - agricultura ; primitivos ; coleta ; pesca ; criação ; Médio . 

      A pecuária integra a , pois ambas são  em um mesmo ambiente e em determinados momentos uma atividade  da outra. Os animais criados pelos seres  precisam de  produzidos pela agricultura para viver, assim como a agricultura necessita de animais para o  dos produtos agrícolas e como tração para movimentar o . Além disso, em muitos cultivos, as fezes e a  dos animais são usadas como esterco (adubo ) para o solo. Os alimentos que são  pelos animais têm origem na produção . Mesmo quando criados soltos os bois e vacas, por exemplo, alimentam-se em  que foram selecionadas e  para garantir o seu ganho de  e boa saúde dos bovinos. 

RESPOSTA - agricultura ; desenvolvidas ; depende ; humanos ; alimentos ; transporte ; arado ; urina ; orgânico ; consumidos ; agrícola ; pastagens ; plantadas ; peso . 

                      Animais criados pela pecuária

    Na atividade , são criados animais de diferentes : os de  porte são o boi, o , o búfalo, a mula, etc. ; os de médio porte são o porco, a , a ovelha; os de pequeno porte são as , os coelhos, as rãs, as , etc. Outro tipo de criação que vem crescendo no Brasil e no mundo é a de  (piscicultura)

RESPOSTA - pecuária ; portes ; grande ; cavalo ; cabra ; aves ; abelhas ; peixes . 

     Os  de animais criados pela pecuária recebem nomes específicos, de acordo com a  de animal em questão. Alguns exemplos podem ser: bovino (bois e ),  (porcos), ovino (ovelhas e ), caprino (cabras e ),  (cavalos), asinino (jumentos) e  (búfalos).

RESPOSTA - rebanhos ; espécie ; vacas ; suíno ; carneiros ; bodes ; equino ; bufalino . 


            Pecuária Extensiva e Pecuária Intensiva

    Há dois sistemas de pecuária: a extensiva e a . Na pecuária extensiva, os animais são criados  em grandes áreas, com técnicas , e buscam seu alimento em . Na pecuária intensiva, os animais são  em lugares fechados, como , estábulos e currais, onde recebem seu alimento. Não é necessário haver grandes  de terra. Em geral, a  intensiva emprega técnicas modernas, como a inseminação  e a seleção de ração. 

RESPOSTA - intensiva ; soltos ; tradicionais ; pastagens ; confinados ; granjas ; extensões ; pecuária ; artificial . 



                          A pecuária no Brasil

    A pecuária  teve início nos estados do durante o século , na capitania de São Vicente para onde foram trazidas  de gado vindas de Cabo . Depois, em 1550, Tomé de  trouxe novo rebanho, desta vez, para Salvador, de onde a pecuária se estenderia para outras  do Nordeste, principalmente Pernambuco,  e Piauí. Nesse início a criação de gado era apenas uma atividade  nas fazendas agropecuárias e o principal uso dos animais era como tração nos  de açúcar. Mas, a partir do século XVII a criação de gado foi se  e tornou-se uma atividade independente.

RESPOSTA - brasileira ; Nordeste ; XVI ; cabeças ; Verde ; Sousa ; regiões ; Maranhão ; complementar ; engenhos ; expandindo . 

     Entre os  de grande porte, o de bovinos é o mais numeroso do Brasil e está concentrado no Centro- do país. Em nosso país, a pecuária bovina é predominantemente realizada de forma , quando destinada à produção de carne () e de matéria-prima para a indústria. Esse sistema de criação ocorre com mais frequência nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e . A pecuária intensiva é mais comum nas regiões Sudeste e , onde se destaca a produção de 

RESPOSTA - rebanhos ; Sul ; extensiva ; corte ; Norte ; Sul ; leite . 

   A produção de suínos () é a terceira do país com destaque para a criação intensiva nos Estados de  Gerais, Paraná,  Catarina e Rio  do Sul. A criação de  (avicultura) é a maior produção do . Essa atividade é praticada por técnicas modernas. Nas , por exemplo, os ovos são chocados por incubadoras ou  elétricas, que controlam a  e diminuem o tempo de . A alimentação das aves é controlada e constituída somente de  que estimulam a produção de , aceleram o processo de crescimento para o abate e evitam 

RESPOSTA - suinocultura ; Minas ; Santa ; Grande ; aves ; Brasil ; granjas ; chocadeiras ; temperatura ; incubação ; rações ; ovos ; doenças.


Geografia Newton Almeida


1 Comentários:

Às 22 de março de 2016 às 20:36 , Anonymous Anônimo disse...

muito obrigado

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial