quarta-feira, 22 de julho de 2015

Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre Ações Humanas e suas Consequências

          
Geografia Newton Almeida

        Prezados leitores, todos sabemos que um enorme desafio para mantermos segura a vida das futuras gerações é preservar a biodiversidade. Além do perigo de extinção de espécies, as ações humanas sobre o ambiente podem estar, também, afetando o clima da Terra. 
      O exercício abaixo trata desse assunto, muito atual. O texto foi transcrito do Livro Geografias do Mundo - Fronteiras, dos autores Marcos Bernardino de Carvalho e Diamantino Alves Correia Pereira, 8º Ano do Ensino Fundamental, da Editora FTD. 

    O exercício a seguir, utiliza um texto do livro citado, e tem como objetivo tonar a leitura mais atrativa aos alunos. Ele consiste em preencher as lacunas com as palavras corretas, a fim de que o sentido do texto seja mantido. Após cada parágrafo, as respostas são destacadas em vermelho. 
     
                             Bom exercício! 




                Vegetação, ações humanas e o alcance das fronteiras climáticas 


              Costumamos associar a presença e a ação dos seres humanos à destruição das  vegetais, ao passo que atribuímos exclusivamente às chamadas forças da , não humanas, o poder de construção ou de preservação dessas . Porém, se não fosse também ação de inúmeros grupos cujos hábitos de  e organização social estão intimamente ligados à manutenção de determinados , há muito tempo que vastos trechos das selvas  ou tropicais e das  teriam desaparecido por completo ou deixariam de se desenvolver e ter a presença significativa que ainda têm nos mapas do 

RESPOSTA - coberturas ; natureza ; paisagens ; vida ; ambientes ; equatoriais ; savanas ; mundo . 


       A ação de muitas populações  e de inúmeros povos tradicionais tem-se caracterizado há milhares de anos pela  e pelo desenvolvimento de ambientes capazes de prover seus diversos modos de  e atender às suas necessidades de 

RESPOSTA - indígenas ; manutenção ; vida ; subsistência . 



        Muitos desses modos de vida baseiam-se na , na coleta e em práticas  de pequena escala. Estas atividades só podem continuar a ser realizadas - tanto na  como na variedade com que se apresentam - caso os  em que elas se desenvolvem permaneçam íntegros, ricos e  o suficiente. Em outras palavras, caso as , os rios e os solos continuem propiciando as atividades de caça,  e plantio nas quais diversos agrupamentos culturais vêm se envolvendo há  de anos. 

RESPOSTA - caça ; agrícolas ; forma ; ambientes ; diversificados ; matas ; coleta ; milhares . 


         Portanto, assim como podemos  as ações humanas à destruição de áreas antes ocupadas por , também é possível associar a presença humana - evidentemente agindo de modo diverso daquele que produz  - a situações de preservação e até mesmo de  de formações vegetais, como nas áreas ocupadas pela Floresta , por exemplo.

RESPOSTA - relacionar ; florestas ; destruição ; reprodução ; Amazônica . 


        O fato é que os seres humanos agrupam-se em  diversificadas, têm necessidades e cultivam  diversos e, consequentemente, apresentam diferentes tipos de  com os ambientes em que estão . Enquanto para uns a derrubada da  é condição exigida para o  de seus modos de vida, para outros é exatamente na permanência da floresta que essa condição se 

RESPOSTA - sociedades ; hábitos ; relacionamento ; inseridos ; floresta ; desenvolvimento ; viabiliza . 


         Inegavelmente, no entanto, são as condicionantes , independentes da  humana, que primeiro estabeleceram, muito antes até da própria  dos seres humanos, os  propícios para o desenvolvimento das formações  que observamos nos mapas. 

RESPOSTA - físicas ; ação ; existência ; ambientes ; vegetais . 


          Entre essas condicionantes, o , sobretudo pelos fatores temperatura e , é dos mais influentes. Além da forte influência que exerce na distribuição da , a dinâmica climática pode e deve ser vista como uma das principais  pela produção de inúmeras outras  físico-naturais. Desempenha ainda importante papel, por vezes determinante, no estabelecimento de alguns dos  traçados pelos próprios  humanos. Na definição de fronteiras , por exemplo, ou na distinção de áreas consideradas mais e menos propícias para as  de população, essa importância pode ser facilmente constatada. 

RESPOSTA - clima ; umidade ; vegetação ; responsáveis ; fronteiras ; limites ; seres ; agrícolas ; concentrações . 

         Quando observamos a distribuição da  e de suas atividades  pelas diversas regiões do planeta, é fácil constatar a coincidência entre fracas  humanas e  de extremos climáticos - desérticos,  e frios. Evidentemente, essas não são as únicas razões, e em alguns casos nem mesmo as , a limitarem os aglomerados  e suas atividades. Mas elas não podem ser descartadas do conjunto das  para as fronteiras indicadas por mapas como os de densidade demográfica e de uso do .

RESPOSTA - população ; agropecuárias ; concentrações ; zonas ; polares ; principais ; humanos ; explicações ; solo . 

              Se compararmos os dois mapas com o mapa de  do mundo, facilmente constataremos as coincidências a que nos referimos. De fato, entre outras áreas, naquelas caracterizadas pelos  climáticos se constatam as mais fracas  de pessoas e as maiores concentrações de  improdutivas.

RESPOSTA - climas ; extremos ; densidades ; terras . 


              Esse amplo espectro de influências exercidas pelas  climáticas por si só justifica a necessidade de aprofundarmos um pouco mais o seu 

RESPOSTA - fronteiras ; conhecimento .

     


Geografia Newton Almeida
   Imagem acima - o bioma Floresta Amazônica é o mais citado como exemplo preocupante da degradadora ação humana, porém, todos os outros, como o Pantanal, o Pampa, o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica, estão sendo aceleradamente destruídos. 



             
GEOGRAFIA Newton Almeida
http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial