Exercícios de Geografia sobre Cavernas
1- O que é caverna ou gruta?
RESPOSTA - Uma caverna, que é o mesmo que uma gruta, é uma cavidade natural formada em uma rocha, sendo que essa cavidade deve ter um tamanho que permita a entrada de seres humanos para buscarem abrigo ou para fins de estudo.
2- Quais são as formas mais comuns de uma caverna?
RESPOSTA - Em geral a caverna possui uma forma de um tubo que entra na rocha com inclinação de uns 45º, ou seja, a caverna se estende em comprimento e para baixo da rocha. Mas, as cavernas foram formadas por diversos processos e que agem sobre rochas de muitos tipos de origem e em ambientes os mais diversificados, com isso suas formas podem ter os mais variados aspectos.
3- Quais são os principais processos de formações das cavernas?
RESPOSTA - As cavernas são originárias de uma série de processos geológicos que podem envolver uma combinação de transformações químicas, tectônicas, biológicas e atmosféricas.
Os principais são: vulcânico; coralíneo; cárstico; glaciar. 4- Como se forma uma caverna vulcânica? Dê exemplo!
RESPOSTA - Nas regiões do globo terrestre em que a atividade vulcânica é ativa, o escoamento de lava pode formar diversas cavernas, à medida que o fluxo da lava se resfria e solidifica ela pode formar os chamados tubos de lava por quilômetros de extensão.
Os exemplos mais conhecidos de cavernas de formação por processos vulcânicos estão no Quênia e no Havaí. No Havaí, é muito conhecida a caverna Kazumura com 65,5 mil metros de comprimento que se aprofunda até 1,1 metros, formando o mais longo e profundo tubo de lava que se conhece.
Foto acima - caverna vulcânica em Valentine Cave na Califórnia, Estados Unidos da América.
5- Como se forma uma caverna coralínea?
RESPOSTA - Durante as formações dos recifes de corais, no mar, são criadas cavidades, em formas de galerias e salões que podem ser adentradas nos recifes por mergulhadores.
6- Como se forma uma caverna glaciar?
RESPOSTA - Uma caverna glaciar não é formada em uma rocha, mas no gelo dos glaciares. Sua formação é através do processo de passagem de água da parte superior da geleira para o leito rochoso, ou que origina tubos tanto no sentido horizontal quanto verticalmente. Esse tipo especial de caverna tem vida curta, pois pode mudar de configuração rapidamente, mas costumam ser visitadas para o estudo das geleiras e em pesquisas de paleoclimatologia.
Foto de 2012 - Fotógrafo Skarpi Tharainsson no interior de caverna glaciar na Islândia. Fotografar o interior de uma caverna glaciar é uma aventura muito arriscada, pois são estruturas frágeis e extremamente instáveis. (Fonte: http://www.taringa.net/posts/info/13662675/La-belleza-en-las-cavernas-del-mayor-glaciar-de-Europa.html)
7- Como se forma uma caverna cárstica?
RESPOSTA - As águas dos rios e das chuvas são agentes formadores de cavernas, no processo cárstico ou químico. Observam-se que não são todas as rochas que se decompõem sob a ação das águas.
As cavernas cársticas ocorrem em regiões de rochas carbonáticas (calcário, mármore e dolomitos), principalmente, bem como gipsitas e evaporitos.
O processo de carstificação ou dissolução química é resultado da combinação da água da chuva ou de rios superficiais com o dióxido de carbono (CO2) proveniente da atmosfera ou das raízes da vegetação. O resultado é uma solução de ácido carbônico (H2CO3), ou água ácida, que corrói e dissolve os minerais das rochas.
Foto acima: caverna de formação cárstica da Nova Zelândia (Maori Leap Cave, Kaikoura).
8- O que são espeleotemas?
RESPOSTA - O escorrimento da água no interior de uma caverna, ao longo de milhares e milhões de anos, gotejando do teto para o chão, vai formando os espeleotemas que são formas alongadas a partir da aglutinação de minerais dissolvidos na água.
Os espeleotemas mais conhecidos são as estalactites e estalagmites.
9- O que são as estalactites?
RESPOSTA - As estalactites são as formas cônicas pendentes do teto de uma caverna de formação cárstica.
Foto acima - Estalactites que se formam a partir do teto de uma caverna. Observem que além dos espeleotemas do tipo estalactites estão nítidos, na foto, outros espeleotemas como as colunas.
RESPOSTA - As estalagmites são um determinado tipo de espeleotema no chão de uma caverna cárstica, na forma de cones. O gotejamento ao longo de milhares e milhões de anos, a partir das estalactites, ocasiona a aglutinação de minerais dissolvidos (bicarbonato de cálcio) no chão da caverna formando as estalagmites, como se fossem a imagem no espelho das estalactites.
Foto acima - mostrando as estalagmites no chão, em oposição às estalactites no teto da caverna.
11 - Qualquer buraco, ou cavidade, na rocha com dimensões grandes o possível para que alguém entre dentro dela é uma caverna, sob definição da espeleologia?
RESPOSTA - A resposta é não!
A espeleologia - que segundo o espeleólogo francês Bernard Gèze, significa : " a disciplina consagrada ao estudo das cavernas, sua gênese e evolução, do meio físico que elas representam, de seu povoamento biológico atual ou passado, bem como dos meios ou técnicas que são próprios ao seu estudo" - considera uma caverna apenas aquela formada por processo natural.
Por exemplo: no município brasileiro de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, existem interessantes formações de cavernas artificiais, as chamadas Grutas de Caulim, em consequência da retirada do minério caulim (argila branca) .
GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial