Perguntas com Respostas sobre o Desenvolvimento Econômico do Japão após a Segunda Guerra Mundial até os dias de Hoje
Perguntas com Respostas sobre o Japão: Desenvolvimento Econômico e Social após a Segunda Guerra Mundial - Geografia para o Ensino Fundamental.
As perguntas com respostas, a seguir, acompanham os conteúdos do Livro VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica, geografia do mundo industrializado. 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. , com atualizações de dados e enriquecimento de informações e imagens da Wikipédia.
Após cada pergunta está a resposta. Bom exercício.
Imagem abaixo - imagem de satélite mostrando todo o arquipélago que forma o Japão.
RESPOSTA - O Japão possui população de cerca de 127 milhões de habitantes, e seu território possui cerca de 377 mil quilômetros quadrados.
PERGUNTA 2- Qual era o cenário econômico da Europa e do Japão, após o término da Segunda Guerra Mundial?
RESPOSTA - Terminada a Segunda Guerra Mundial, as economias de mercado mais importantes da Europa ocidental estavam praticamente arruinadas. O Japão foi totalmente arrasado, devido à explosão de duas bombas atômicas, em 1945, sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Imagem acima: nuvem proveniente da explosão da bomba atômica na cidade de Nagasaki, em 09 de agosto de 1945.
PERGUNTA 3- Explique o que significa "economia de mercado".
RESPOSTA - Economia de mercado é o mesmo que economia capitalista. Já a economia planificada se refere a de um país socialista.
PERGUNTA 4- Qual país prestou auxílio ao Japão, após a Segunda Guerra Mundial?
RESPOSTA - Os Estados Unidos saíram-se vitoriosos da Segunda Guerra Mundial e tornaram-se a superpotência capitalista, passando a investir na reconstrução da Europa ocidental e no Japão, com objetivo de buscar fortalecer o bloco capitalista frente ao crescimento do bloco de países socialistas (liderados pela União Soviética).
PERGUNTA 5- Como reagiu a economia do Japão, diante do auxílio financeiro dos Estados Unidos?
RESPOSTA - Graças à ajuda financeira recebida dos Estados Unidos, o Japão conseguiu retomar o crescimento da sua economia.
PERGUNTA 6- Qual fator foi fundamental para reorganização econômica do Japão?
RESPOSTA - Para a reorganização econômica do Japão foi de fundamental importância a manutenção da estrutura social tradicional, que permitiu o constante pagamento de baixos salários para uma população extremamente disciplinada e movida pela ideia de que o principal objetivo de seu trabalho era reerguer o país.
PERGUNTA 7 - Explique sobre como o Japão conseguiu elevar sua produtividade industrial.
RESPOSTA - O Japão obteve a elevação da produtividade industrial com a exploração da força de trabalho, ou seja, com baixos salários, elevado número de horas de trabalho semanais, e com a ausência de preocupação com as condições de trabalho nas fábricas.
PERGUNTA 8- O sacrifício do povo japonês se manteve ou isso mudou?
RESPOSTA - A partir dos anos 1980 os níveis salariais e de consumo subiram bastante no Japão, que deixou de ser somente uma economia voltada para atender ao mercado externo (para exportação) e passou a ser também uma importante sociedade de consumo.
PERGUNTA 9- Como se pode explicar o comportamento obediente e dedicado do povo japonês?
RESPOSTA - O comportamento abnegado do povo japonês pode ser explicado pela permanência de características da sociedade feudal, baseada na obediência servil da classe subalterna à classe dominante.
PERGUNTA 10 - Explique, detalhadamente, os pilares da política trabalhista no Japão.
RESPOSTA - A política trabalhista, ou política de mão de obra, no Japão se apóia nos seguintes aspectos, entre outros:
- As empresas recrutam os jovens para o trabalho assim que eles concluem seus cursos na universidade ou em outra instituição escolar, e, uma vez contratados, geralmente permanecem na mesma empresa até que se aposentem;
- É comum os filhos terem emprego garantido na empresa em que o pai trabalha, alguns até mesmo antes de nascerem;
- O aumento de salário depende do tempo de serviço na empresa e da qualificação para o trabalho;
- Cada empresa procura ter seu próprio sindicato, que inclui tanto os trabalhadores como seus diretores;
- Em vez de acirrar os conflitos, lançando as empresas contra os trabalhadores (tal como ocorreu muitas vezes nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde o governo incentivou as empresas a se transferirem de regiões nas quais os salários eram maiores para outras com nível salarial mais baixo), o "modelo japonês" procura integrá-los com acordos que garantem a não eclosão de greves, desde que os salários acompanhem, no mínimo, os índices de inflação (que são baixos).
PERGUNTA 11 - Comente: Diferente dos Estados Unidos, o governo do Japão coordena ativamente sua economia.
RESPOSTA - Cabe destacar o papel estratégico do Estado no desenvolvimento industrial do Japão. Ao contrário dos Estados Unidos, cujos governantes procuraram, até o início dos anos 1990, não intervir na economia e deixar cada empresa fazer a sua política particular de investimentos ou pesquisas, no Japão o governo procura coordenar a política industrial de sua economia. Além disso, o Estado japonês investe pesadamente na educação pública de ótima qualidade (que garante mão de obra qualificada para as empresas) e na pesquisa tecnológica além de exercer um papel ativo na conquista de mercados externos, na proteção à indústria nacional.
PERGUNTA 12- Comente, detalhando com indicadores, sobre o extraordinário crescimento econômico e da produção industrial do Japão.
RESPOSTA - O Japão apresentou, de 1955 a 1973, um extraordinário crescimento da produção industrial, com níveis acima dos obtidos na Europa ocidental e nos Estados Unidos. Nesse período, sua taxa média de crescimento anual foi de 13,2%. O Japão teve a economia que mais cresceu no mundo na segunda metade do século XX, em especial nos anos 1950 até início dos anos 1990.
Imagem acima: O trem-bala Shinkansen e o Monte Fuji são dois importantes símbolos do Japão.
PERGUNTA 13 - Qual o comportamento da economia do Japão, após os anos 1990?
RESPOSTA - A partir dos anos 1990, o Japão ingressou numa crise econômica, numa fase de crescimento extremamente baixo ou às vezes até negativo.
PERGUNTA 14 - A economia do Japão apresentou recuperação?
RESPOSTA - Sim. A partir do início do século XXI o Japão voltou a recuperar sua economia, mantendo-se uma nação com excelente qualidade de vida.
Imagem acima - Yokohama é uma cidade do Japão localizada na província de Kanagawa. GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial