segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Geografia para Ensino Fundamental o Conceito de Espaço Geográfico e Diferentes Tipos de Espaço Superfície Terrestre

                Os  Diferentes Tipos de Espaço 

      O que vem à sua mente quando ouve ou lê a palavra espaço? Com certeza que você deve pensar em foguetes, naves espaciais e nos planetas. Esse é o um dos significados para a palavra espaço, e o mais comum de todos, mas existem outros. Esse espaço, das estrelas, é o que se chama de espaço astronômico, é o mais amplo e se refere a todo o Universo. 
    O tipo de espaço que estudamos na Geografia, mais detalhadamente, é o espaço geográfico, que também, logicamente, faz parte do Universo, do espaço astronômico. Porém, antes de tudo, o espaço geográfico é o espaço da sociedade humana, aquele em que os seres humanos ocupam, utilizam e transformam. Sempre que você ler sobre o espaço geográfico deve lembrar que a o trabalho, ou ação do homem está presente nele. 
     O espaço geográfico, portanto, é onde vivemos e refere-se ao planeta Terra, o nosso lugar de moradia no Universo. Porém, nós, seres humanos, ocupamos apenas uma parte da Terra: a sua superfície. Dessa forma, pode-se dizer que o espaço geográfico é, essencialmente, a superfície terrestre, na qual as sociedades humanas interagem com a natureza.                                
Geografia Newton Almeida


    Observe a foto acima, e compare com a de baixo. Na foto de cima podemos observar um trecho de mata e de um rio na Floresta Amazônica. Ou seja, ela representa um espaço caracterizado por elementos naturais. Já na foto abaixo, notamos a presença de elementos criados pelos seres humanos, os edifícios, a cidade. Ela retrata um espaço urbano.
Geografia Newton Almeida
     A análise de imagens como essas nos ajuda a compreender que os espaços são ocupados e organizados de formas diferentes.
Geografia Newton Almeida


      A imagem acima mostra um córrego em meio  à Mata Atlântica presenta no Parque Nacional da Tijuca, localizada no entorno da estátua do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro. Você consegue observar na foto algum elemento artificial, construído pela ação do homem? Não, não consegue. Mas, essas matas da Floresta da Tijuca são provenientes da ação do homem. Quando Dom Pedro II era Imperador do Brasil, as encostas da Tijuca eram tomadas pelo plantio de café. O rio Carioca que abastecia a cidade do Rio de Janeiro estava secando, pois suas nascentes estavam desprotegidas, já que as matas haviam dado lugar aos pés de café e também foram derrubadas para a utilização da madeira. 
       Dom Pedro II contrariou o interesse dos "barões do café" e decidiu reflorestar todas encostas, para que a água voltasse em abundância. Dom Pedro II delegou a missão para o Major Archer e uns sete escravos :  reflorestar a região e recuperar os mananciais. De 1862 a 1874 haviam sido plantadas umas 100 mil árvores. Portanto a imensa área do Parque Nacional da Tijuca é um espaço geográfico, transformado pela ação do homem. 



GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br


1 Comentários:

Às 16 de dezembro de 2015 às 11:13 , Blogger informativoregional disse...

OTIMO

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial