segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Proposta de Plano de Aula de Geografia para Ensino Fundamental Pesquisando as Roupas que Vestimos

        
Geografia Newton Almeida

         Os professores de Geografia, bem como de outras disciplinas, devem buscar os conhecimentos prévios ou empíricos de seus alunos, a fim de que haja maior interesse e efetiva compreensão dos conteúdos.
          Pensando sobre isso é interessante que o professor desenvolva diversos temas transversais que possam ser interligados aos conteúdos propostos do ensino de geografia, dentro de cada nível ou série.     
         Dessa maneira, de acordo com o tipo de dúvida que surgir, ou quando a percepção do professor indicar que determinado grupo de alunos possui alguma vivência, ou conhecimento prévio, sobre determinado assunto, ele poderá utilizar essa abordagem, previamente planejada. 
        A Geografia é uma ciência humana que se desenvolveu pela contribuição de pensadores e pesquisadores que buscavam saciar sua curiosidade sobre a Terra, ou também para resolver problemas práticos, e posteriormente observou-se que a Geografia era uma importante base de conhecimento para manter e ampliar o poder, auxiliando nas   estratégias políticas e mesmo na guerra.  A Geografia  continuamente amplia seus estudos de acordo com as necessidades e evolução das sociedades e possui  interface com os mais variados fenômenos que contribuem para a produção no espaço geográfico. 
Geografia Newton Almeida
       Imagem acima: Alexander von Humboldt (1769 - 1859), é chamado de "pai da Geografia moderna" . 

        Como poderia o Professor, em sala de aula, explorar uma interface da geografia com as roupas que vestimos? 

       Uma das necessidades humanas é a vestimenta. As roupas que usamos nos reportam ao início da saga humana na Terra, quando os primeiros humanídeos precisavam de uma segunda pele para protegerem-se de espinhos, de insetos ou do frio, ou mesmo para camuflarem-se em ações de caça. Esconder a nudez, talvez tenha sido a última das razões para a criação desse hábito, que se transformou em comportamento social, ao longo dos tempos. Os tempos se passaram e as roupas foram se diversificando em tipos, agregando diversas modelagens, materiais e formas de produção.  
    As roupas que vestimos, podem designar o sexo da pessoa, seu tipo de personalidade, a ocasião para a qual alguém se vestiu, pode identificar a condição econômica ou seu grau hierárquico em instituições políticas, empresariais ou militares. Portanto, o Professor tem uma gama enorme de propostas a serem exploradas em sala de aula, e a seguir, vamos sugerir uma delas. 

            Proposta de Plano de Aula para Ensino Fundamental Pesquisando as Roupas que Vestimos

      O Professor pergunta aos alunos sobre os materiais que estão à sua volta, na sala de aula, para debater sobre sua procedência e as tecnologias utilizadas para que  fossem transformados em produtos acabados, como o giz, ou o apagador, um apontador, uma caneta, a mesa ou a cadeira, etc. O Professor conduzirá os alunos a concluírem que: a nossa qualidade de vida depende dos recursos naturais, pois  tudo o que usamos e utilizamos, seja um produto de alta tecnologia agregada (como um smartphone) ou uma simples camisa de uniforme, veio do processamento dos recursos naturais. 
      Em seguida, o Professor pode sugerir que os alunos formem grupos, de quatro ou cinco, e cada um escolherá um elemento ou item que constitui sua roupa para pesquisar, e posteriormente os grupos apresentarão sua pesquisa para todos, falando e projetando imagens, respondendo às perguntas básicas: 
       1-  De qual recurso natural esse item da roupa provem? 
      2-  Qual a forma ou tecnologia é empregada para dar o acabamento e permitir a utilização final desse item? 
       3- Quais impactos ambientais são gerados nas cadeias produtivas que envolvem a exploração da matéria-prima e a fabricação desse item? 
       4- Aspectos gerais sobre a reciclagem desse item. 
    Os itens que compõem uma roupa que usamos seriam: zíper ou fecho; botão; linha de costura; tecido; sapato ou tênis.  
      O Professor irá aumentar ou diminuir a quantidade de alunos em cada grupo, ou acrescentar mais itens para mais outros grupos, como boné, meia e cinto. 
      Como vimos, a Geografia pode ser ensinada a partir desse imenso e complexo espaço que nos cerca, testemunha do trabalho humano ao longo do tempo.  
Geografia Newton Almeida


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial