domingo, 24 de janeiro de 2016

Perguntas com Respostas sobre Notícia da ONU Brasil com título Capacitação do governo brasileiro e PNUD possibilita a lideranças quilombolas mapear seus territórios

         
Geografia Newton Almeida


     A Geografia está presente em nosso dia a dia. Quem lê e estuda a Geografia consegue entender melhor a realidade que o cerca. 
    Um dos principais objetivos do estudo da Geografia é o desenvolvimento das sociedades.

     Abaixo um texto interessante, uma notícia da ONU Brasil, que mostra a aplicação da Geografia para o desenvolvimento humano. Leia o texto com atenção e depois responda às perguntas. Ao final, consulte as respostas para observar suas dúvidas! Boa leitura e bom exercício!  


Fonte do texto -   site da ONU Brasil 


"

   Capacitação do governo brasileiro e PNUD possibilita a lideranças quilombolas mapear seus territórios



        -  Curso de cartografia formou 30 pessoas que poderão se tornar multiplicadoras desse conhecimento. A cartografia é uma importante ferramenta de empoderamento social dessas comunidades, uma vez que seus próprios membros estarão aptos realizar o mapeamento de seus territórios.   -

    As comunidades quilombolas lutam pela titulação de seus territórios, maior acesso a políticas públicas e visibilidade. A cartografia é uma importante ferramenta de empoderamento social dessas comunidades, uma vez que seus próprios membros estarão aptos realizar o mapeamento de seus territórios.
       A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) promoveu um treinamento em cartografia destinado a lideranças quilombolas e técnicos da SEPPIR.



      O curso, que formou duas turmas de 15 pessoas entre os dias 10 e 20 de novembro na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Brasília, foi organizado pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), cujo objetivo é produzir conhecimento sobre as comunidades tradicionais.


     O treinamento, que reuniu turmas compostas a partir de seleção feita pela Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ, consistiu em formação inicial em técnicas de geoprocessamento, viabilizando a construção de mapas e gestão territorial. “O objetivo é que futuramente esse curso possa ser aprofundado, e esses representantes da primeira etapa possam passar esse conhecimento para suas comunidades”, afirmou a representante de Monitoramento e Avaliação do PNUD Brasil, Juliana Wenceslau.
      O projeto do PNUD, em parceria com a SEPPIR, que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais, visa também transferir esse patrimônio para a esfera pública. “Disponibilizaremos essas informações para que o governo e a sociedade civil tenham acesso a elas, sobretudo os beneficiários das políticas públicas”, informa a secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Givânia Silva.

Geografia Newton Almeida
Lideranças quilombolas participaram da capacitação em cartografia. Foto: PNUD/Tainá Seixas

                                                                                                                             "


            PERGUNTAS 



1-  Qual é a informação principal do texto? 

2-  Por que a cartografia pode ser útil às comunidades quilombolas? 

3-  Quais instituições promoveram o curso de cartografia para os quilombolas? 

4-  Quem organizou, onde e quando, esse curso? Qual é o seu objetivo?  

5-  O que os alunos do curso aprenderam? 

6- O que são "comunidades quilombolas" ?

             RESPOSTAS 


1- A informação principal do texto é a realização de um curso de cartografia para lideranças quilombolas, em especial. 

2-  Porque a cartografia é uma importante ferramenta de empoderamento social dessas comunidades, uma vez que seus próprios membros estarão aptos realizar o mapeamento de seus territórios. 

3-  O curso de cartografia para lideranças quilombolas foi promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).

4-     O curso de cartografia foi realizado entre os dias 10 e 20 de novembro de 2015, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Brasília, foi organizado pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), cujo objetivo é produzir conhecimento sobre as comunidades tradicionais.

5-   Os alunos do curso aprenderam técnicas de geoprocessamento, viabilizando a construção de mapas e gestão territorial.


6-  As comunidades quilombolas, ou comunidades remanescentes de quilombos, ou ainda comunidades negras rurais ou simplesmente quilombolas, são grupos étnicos constituídos pelos descendentes dos escravos negros que originaram grupos sociais que ocuparam um território comum com características culturais específicas, surgido em consequência do processo de resistência à escravidão. 

__________________ N_______________ N________________


Geografia Newton Almeida








GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial