Exercício de Geografia em Perguntas com Respostas sobre As Fronteiras Políticas
A Geografia está alicerçada em noções fundamentais como o espaço, a região, a orientação no espaço geográfico, a ação humana, a globalização, as fronteiras, etc.
Abaixo, um exercício de geografia, consistindo em uma série de perguntas sobre As Fronteiras políticas, com o objetivo de tornar os estudos da Geografia mais atrativos e instigantes. Responda a cada pergunta em seu caderno de anotações, e, depois, as compare com as respostas, ao final.
Bons estudos!
PERGUNTAS
1- O que você entende por fronteira política?
2- Quando se menciona a palavra “fronteira“ , qualquer pessoa automaticamente a associa aos limites estabelecidos entre regiões ou territórios.
E se acrescentarmos a palavra política ao termo fronteira, em que isso altera o seu significado?
3- Nos mapas políticos as fronteiras políticas estão bem visíveis, mas no espaço real como é possível percebê-las?
4- As fronteiras políticas são alteradas ao longo da história da humanidade. A sua delimitação segue diversos acontecimentos e reflete as relações de poder travadas no espaço geográfico.
Comente sobre a alteração das fronteiras políticas ocorridas no Leste Europeu, a partir de 1991.
5- De que maneira surge uma nova fronteira política?
6- Comente, em mais detalhes, sobre o território geográfico e o processo de surgimento das fronteiras políticas.
7- Uma fronteira política entre países pobres e ricos costuma ser muito fortificada, a fim de que os mais humildes sejam impedidos de invadirem o país mais rico.
Mostre um exemplo de uma fronteira política em que a desigualdade social é marcante.
RESPOSTAS
1- As fronteiras políticas são os limites ou linhas imaginárias que separam os territórios, ou os países, ou os estados, ou os municípios.
2- Quando se especifica a fronteira como sendo uma fronteira política, isso significa que certo território está sob responsabilidade de um determinado poder político, seja ele nacional, estadual, municipal ou internacional. Nos territórios assim demarcados pelas fronteiras políticas, tais poderes políticos exercem sua soberania, estabelecem regras de ocupação, ditam normas de comportamento, zelam pelos bens comuns e os protegem de invasões.
3- Em geral, as fronteiras políticas são de fácil identificação. Os lugares em que se localizam costumam ser sinalizados, e as regras para ultrapassá-las também costumam estar presentes (visíveis) nas paisagens.
As fronteiras políticas são sinalizadas por marcos de concreto e placas. Quando as fronteiras políticas separam os países, elas costumam ser vigiadas por barreiras militares, principalmente em se tratando de países com relações conflituosas.
4- O episódio que marcou a alteração das fronteiras do Leste europeu foi a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em dezembro de 1991, fazendo surgir novas fronteiras políticas naquela região.
Com a dissolução da União Soviética, quinze novos países independentes foram criados: Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.
5- O traçado das fronteiras políticas é definido por convenções internacionais, reconhecimentos ou entendimentos mútuos ou pela legislação interna dos países.
Muitas guerras aconteceram a partir de desentendimentos, entre países, por causa de fronteiras que não foram respeitadas. Após as guerras surgem novas demarcações das fronteiras litigiosas.
6- O espaço onde o Estado Nacional exerce a sua soberania também é chamado de território. Esses territórios são separados por limites, que muitas vezes são acidentes naturais (rios, lagos, cadeias de montanhas). Algumas vezes, esses limites são apenas ruas ou estradas. De qualquer forma, construídos pela natureza ou não, esses limites foram estabelecidos após séculos de um passado que envolveu guerras, acordos, conquistas e tratados.
Se, por um lado, as fronteiras políticas são elementos de separação de povos e culturas, elas podem significar também uma aproximação entre nações vizinhas, quando essa separação territorial não implica disputas e rivalidades.
As fronteiras políticas podem ser :
Fronteiras efetivas, que representam limites territoriais reconhecidos internacionalmente, como a fronteira entre Brasil e Uruguai.
Fronteiras em litígio , onde existe um limite territorial de fato, sobre o qual não há acordo, ou que está sujeito a arbitragem, como ocorre com Venezuela e Guiana.
Existem ainda as fronteiras indefinidas, onde não foram demarcados limites fixos entre os Estados; os limites mostram, apenas, áreas aproximadas de soberania, como, por exemplo, entre Iêmen e Arábia Saudita.
7- Uma fronteira política que mostra a marcante desigualdade social, em nosso mundo globalizado, é a que separa os Estados Unidos do México. Mesmo sendo muito vigiada, e onde foi erguido um muro de extensão de mais de 1.000 quilômetros, ela não impede o ingresso de imigrantes ilegais vindos do México, que buscam melhores condições de vida nos Estados Unidos.
Vejam, abaixo, uma sequência de imagens de satélite, que mostra a fronteira entre os Estados Unidos e o México, sendo aproximada em mais detalhes (maior escala) na parte da Costa Oeste (Oceano Pacífico).
GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial