Perguntas com Respostas de Geografia sobre Os Processos de Formação e Transformação do Relevo Terrestre
Entender as dinâmicas que atuam sobre a Terra é um dos focos de estudo da Geografia. Quando começamos a observar as paisagens ao nosso redor, percebemos que inúmeras forças atuam sobre a superfície terrestre, alterando e transformando sua feição. Também é fácil perceber que forças internas participam desses processos de transformação, como os vulcões e terremotos.
A seguir, você terá a oportunidade de aprofundar ou testar seus conhecimentos de geografia, no atrativo formato de perguntas com respostas!
Bom exercício! Bons estudos!
PERGUNTA 1- Quantos anos de idade tem a Terra?
PERGUNTA 1- Quantos anos de idade tem a Terra?
RESPOSTA - De acordo com a maioria dos cientistas o planeta Terra possui cerca de 4,543 bilhão (quatro bilhões, quinhentos e quarenta e três milhões) de anos.
PERGUNTA 2- Qual é a área, ou extensão territorial, da Terra?
RESPOSTA - A Terra possui área total de 510,3 milhões de quilômetros quadrados.
PERGUNTA 3- Como se formou a Terra?
RESPOSTA - A maioria dos cientistas que estudam o passado da Terra associa a origem do planeta à teoria do Big Bang (Grande Explosão). De acordo com essa teoria, há aproximadamente 15 bilhões de anos o Universo era um único ponto muito quente e com muita energia, que, por razões ainda pouco conhecidas, explodiu, dando origem a todos os astros. A Terra é resultado do acúmulo de poeira cósmica e de fragmentos gerados pelo Big Bang. Esses materiais se atraíram e se compactaram, formando nosso planeta.
PERGUNTA 4- Qual é o formato da Terra?
RESPOSTA - O formato da Terra é o de uma geoide, ou seja, uma espécie de globo deformado ou irregular, com leve achatamento nos seus polos.
PERGUNTA 5- O que é relevo terrestre?
RESPOSTA - O relevo terrestre é o conjunto de formas da superfície da Terra. A parte da Geografia que estuda as formas do relevo terrestre, e os diversos fenômenos relacionados, se chama Geomorfologia.
PERGUNTA 6 - Quais são os principais tipos de relevo?
RESPOSTA - As principais formas de relevo existentes na Terra são as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
PERGUNTA 7- O que são as montanhas?
RESPOSTA - As montanhas são as formas de relevo de maior altitude encontradas na superfície terrestre, acima de 300 metros de altura.
PERGUNTA 8- Como se formaram as montanhas?
RESPOSTA - As montanhas foram formadas a partir de atividades tectônicas, ou seja deslocamentos da superfície ocasionados pelas forças das profundezas da Terra, que também movimentam as placas tectônicas.
PERGUNTA 9- O que é uma cadeia de montanhas? Cite exemplos.
RESPOSTA - A cadeia de montanhas, também chamada de cordilheira montanhosa, é um conjunto de montanhas dispostas lado a lado, com enorme extensão.
Exemplos : Os Andes são a maior cordilheira de montanhas da América do Sul. O Himalaia é a maior cadeia de montanhas do continente asiático. É no Himalaia que está localizado o Monte Everest, o mais alto cume do mundo, com 8.848 metros de altitude (imagem abaixo).
PERGUNTA 10- O que é um planalto?
RESPOSTA - Um planalto é uma superfície irregular que sofre a ação de agentes de erosão mais significativamente do que a ação dos agentes de sedimentação. Os planaltos podem apresentar a forma de chapadas, morros e serras. Os agentes de erosão são : chuva, rios, ventos.
PERGUNTA 11- Defina de maneira simples o que é um morro.
RESPOSTA - Os morros são formas de relevo caraterizados pela suave elevação natural do terreno, com topos arredondados e altitudes de no máximo 300 metros.
PERGUNTA 12- Defina serras .
RESPOSTA - As serras são formadas por cadeias de morros pontiagudos, com altitudes que podem variar de 600 a 3.000 metros, acima do nível do mar.
Acima: paisagem da Serra do Mar, no estado do Rio de Janeiro (Brasil), com destaque para o Dedo de Deus.
PERGUNTA 13- O que são as planícies?
RESPOSTA - As planícies são áreas que apresentam um relevo pouco acidentado, sem grandes desníveis, ou seja, quase planos e totalmente planos. As planícies estão associadas aos processos de sedimentação, isto é, são áreas em que os sedimentos são depositados.
Imagem: paisagem de uma planície no estado do Mato Grosso, Brasil.
PERGUNTA 14 - O que são as depressões?
RESPOSTA - As depressões são as terras de altitudes mais baixas do que as que estão ao seu redor. Elas podem ser de dois tipos: absolutas ou relativas.
PERGUNTA 15 - O que são as depressões absolutas? Cite exemplos .
RESPOSTA - As depressões absolutas são porções da superfície terrestre que estão abaixo do nível do mar.
Exemplos: O Mar Morto (imagem abaixo), no Oriente Médio; Países Baixos, que possui um quarto de seu território abaixo do nível do mar.
RESPOSTA - As depressões são classificadas em relativas quando estão em um nível mais baixo que o nível dos terrenos vizinhos, e estão acima do nível do mar.
PERGUNTA 17- Quais são os agentes internos formadores e modificadores do relevo, e quais são os agentes externos?
RESPOSTA - Os agentes internos são: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos.
Os agentes externos, modificadores do relevo, são: as chuvas (ação pluviométrica), o gelo (ação glacial), mares (ação marítima), rios, os ventos (ação eólica), animais e vegetais (ação biológica), o intemperismo e o próprio homem (ação antrópica) que altera (construindo e/ou reconstruindo) a superfície do planeta.
Os agentes externos, modificadores do relevo, são: as chuvas (ação pluviométrica), o gelo (ação glacial), mares (ação marítima), rios, os ventos (ação eólica), animais e vegetais (ação biológica), o intemperismo e o próprio homem (ação antrópica) que altera (construindo e/ou reconstruindo) a superfície do planeta.
PERGUNTA 18 - Explique os processos de formação do relevo terrestre.
RESPOSTA - No planeta Terra, as forças geodinâmicas externas e internas interagem para produzir distintas topografias.
A interação da litosfera móvel terrestre com os fluidos da atmosfera e hidrosfera guia a formação de uma variada paisagem, única no sistema solar. Nessa condição, as forças exógenas e endógenas derivadas de diferentes fontes de energia modelam a superfície do planeta, numa constante busca de equilíbrio que já monta mais de quatro bilhões de anos.
Face a sua peculiaridade geodinâmica em termos de planetologia comparativa, o planeta Terra é o que apresenta as mais variadas formas de relevo e desníveis topográficos conhecidos, tornando seus estudos geomorfológicos fascinantes e intimamente ajustados à sua evolução geológica.
Se apenas os agentes externos atuassem sobre a sua superfície sólida, caso inexistisse uma dinâmica interna, ter-se-ia o planeta coberto por um único oceano cuja profundidade deveria ser de aproximadamente 2,6 Km. Na realidade, os oceanos cobrem 71% da superfície do mundo, de tal forma que a profundidade é bem maior do que 2,6 Km; 3,8 Km, em média. Essa profundidade é, contudo, muito irregular, sendo a maior, de 11.033 metros na fossa Challenger, nas Marianas a sudoeste do Pacífico.
Os remanescentes 29% da superfície do planeta são ocupados por terra emersa, com média de 840 metros acima do nível do mar e com 8.848 metros no ponto mais elevado (Pico Everest, no Himalaia). Assim, a maior diferença altimétrica registrada no planeta, entre o ponto mais alto e o mais profundo está em torno de 20 Km. Vênus, o planeta mais semelhante à Terra, tem relevo de apenas 13 quilômetros. Todas as atividades que envolvem movimentos ou variações químicas e físicas das rochas, no interior da Terra, são denominadas processos internos. A energia que os induz provém basicamente do calor interno da Terra, em grande parte produzido através do decaimento radioativo de isótopos instáveis. É a energia derivada de reações nucleares que propicia a formação dos grandes relevos terrestres, como os Alpes, os Andes, as Rochosas, o Himalaia, as cordilheiras meso-oceânicas e as fossas. Também o magmatismo que produz plútons e vulcões, os terremotos, os dobramentos e fraturamentos da crosta, e a mobilidade das placas litosféricas a ela estão relacionados.
Por outro lado, o relevo não é criado instantaneamente e suas variações dimensionais são constantes. Milhões de anos são necessários para que as montanhas sejam erguidas ao passo que em poucos minutos se formam marcas de ondas na areia da praia. Da mesma maneira, a magnitude espacial dos principais componentes do relevo terrestre varia significativamente em escala segundo suas dimensões, estando os mais representativos associados aos fenômenos endógenos. "
Fonte: GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista da. GEOMORFOLOGIA - UMA ATUALIZAÇÃO DE BASES E CONCEITOS. Editora Bertrand Brasil. 5ª edição. Rio de Janeiro : 2003 .
PERGUNTA 19 - Como se chama o trabalho exercido pelos agentes externos na superfície da Terra?
RESPOSTA - O trabalho dos agentes externos, ou forças exógenas, é chamado de erosão e compreende três etapas: o desgaste, o transporte e a deposição dos materiais que formam a crosta terrestre.
RESPOSTA - As maiores altitudes do relevo terrestre foram formadas pelos agentes internos, nas regiões limites de placas tectônicas. No Brasil há predominância da ação dos agentes externos que desgastam ou aplainam, pois seu território encontra-se no meio de uma placa tectônica (Placa Sul-Americana).
Gostou dessa postagem: Perguntas com Respostas de Geografia sobre Os Processos de Formação e Transformação do Relevo Terrestre? Então siga o link abaixo para ver mais:
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial