O que São os Campos de Pedra-Pomes da Argentina?
Talvez você já tenha ouvido falar dos Campos de Pedras-Pomes da Argentina, esse belo país que fica bem pertinho do nosso Brasil. Ou quem sabe você já esteve lá e pode vivenciar aquela verdadeira obra de arte da natureza. De qualquer maneira, o objetivo é aprofundar-nos um pouco em conceitos da geografia comentando sobre essa curiosidade: O que São os Campos de Pedras Pomes da Argentina?
A pedra-pomes é o nome vulgar do pomito, uma rocha ígnea extrusiva, cheia de vacúolos que a tornam muito leve, sendo sua densidade de 0,7 a 1,1. Flutuam quase sempre sobre a água. O pomito é muito poroso por causa do grande número de bolhas que o magma continha e formaram as cavidades na rocha consolidada.
As pedras-pomes podem ser classificadas segundo a composição mineralógica e as formas das cavidades, em: pedra-pomes basáltica, riolítica, tranquítica, andesítica, fonolítica, etc. Generalizando, podemos dizer que a pedra-pomes é constituída por lava leve e esponjosa.
O uso mais comum da pedra-pomes é o de esfregar a pele para a remoção de células mortas, em especial as dos pés. A dureza do calcanhar ou da sola do pé pode ser suavizada com a utilização contínua desta pedra.
A pedra-pomes é também utilizada como abrasivo em cosméticos para aumentar o poder de limpeza de sabões e detergentes e como material base de produtos esfoliantes da pele.
Pumicite (granulado derivado da pedra-pomes) muito fina é adicionada a algumas pastas de dentes e produtos para limpeza das mãos (tais como o sabão lava) como um abrasivo suave.
A pedra-pomes também é usada como substrato de crescimento de culturas hortícolas. Pedra-pomes moída é utilizada como aditivo condicionador das características físico-químicas do solo, utilizado para melhorar as condições de arejamento das raízes das plantas. É também utilizada como meio de cultura em hidroponia, substituindo o solo.
A pedra-pomes é um importante inerte utilizado em construção civil como material de aterro ou preenchimento (no que tem ótimas condições térmicas e de baixo peso), e como aditivo em concretos. Quando utilizado em substituição das britas produz um concreto de baixa densidade, embora com baixa resistência à compressão. Quando usado como aditivo ao cimento, o torna mais leve e plástico, muito utilizado em rebocos e revestimentos. Uma forma de cimento pozolânico já era utilizada pelos romanos há 2 500 anos.
Os vulcões são estruturas geológicas que fazem a ligação do interior da Terra com o meio externo. Por meio da abertura do vulcão, conhecida por cratera, são expelidos a lava, cinzas, gases e outros materiais, na erupção do vulcão.
O vulcanismo é o fenômeno geográfico que se relaciona às atividades vulcânicas. Vulcanismo é um agente interno de formação e transformação do relevo, provocado pelas constantes variações de pressão e temperatura do magma, no interior da Terra. O magma é uma substância pastosa (extremamente quente), que forma uma estrutura rochosa chamada vulcão. O cone vulcânico é a montanha típica de um vulcão, que expele grande variedade de materiais, como lava, gases e outros materiais piroclásticos (poeira, cinzas, pedras e blocos) a altíssima temperatura.
A escória vulcânica (ou piroclasto, fragmentos de rochas ígneas expelidos quando da erupção do vulcão) difere da pedra-pomes por ser mais densa. As vesículas muito maiores, geralmente macroscópicas, e as paredes muito mais espessas levam a densidades muito maiores do que as que ocorrem nos materiais pomíticos, o que impede a flutuação em água. Esta diferença resulta da menor viscosidade da lava, a qual permite a libertação de boa parte dos gases e dificulta a formação da estrutura coloidal subjacente à formação das verdadeiras rochas pomíticas.
A impressionante paisagem de rochas do tipo pedra-pomes, está localizada a 60 quilômetros da cidade Antofagasta de La Sierra, na região de Puna, noroeste da Argentina, um deserto de altitudes entre 3 a 6 mil metros.
O conjunto Campo de Pedra-Pomes é o resultado da erupção do chamado vulcão branco (hoje extinto), há cerca de 2 milhões de anos atrás, que ocasionou essa formidável formação geológica, com área rea total de 75 mil hectares (imagem ao lado mostra a cratera desse vulcão).
O Campo de Pedra-Pomes é um das Sete Maravilhas Naturais da Argentina, protegido por lei. Seus blocos de pedra-pomes porosas chegam a atingir 50 metros de altura, formando barreiras naturais intransponíveis e também imensos labirintos de beleza única.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial