Vídeo do Professor Flávio José sobre Qual É a Importância de Estudar Geografia? e Conteúdos em Texto de Newton Almeida
A Geografia procura explicar o mundo em que vivemos, nossas interações com o ambiente que nos cerca e entre nós mesmos. A geografia estuda o espaço geográfico, que é a imensa superfície terrestre habitada por nós humanos. A capacidade humana se desenvolve, à medida que seu conhecimento aumenta, ao ponto de conseguir criar máquinas maravilhosas, como aviões e navios, e outros tantos inventos como a internet e os computadores, sempre na busca de trazer maior facilidade para a vida das pessoas. O desenvolvimento de cada setor econômico contou com as bases científicas de estudos da geografia para conseguir melhores resultados e cada vez mais em menor período de tempo.
Um exemplo é a agricultura, atividade muito importante que garantiu um salto na qualidade de vida dos seres humanos antigos (há cerca de 10 mil anos atrás) que passaram de nômades a sedentários. Os avanços dessa área fizeram com que a produção de alimentos seja capaz de alimentar toda a população do mundo, o que não acontece devido a conflitos regionais que impedem a qualidade de vida mínima, além da competitiva e excludente face do capitalismo. O Brasil é um país em que a tecnologia agrícola desenvolveu-se muito, contribuindo para a colheita, por exemplo, no semiárido nordestino de duas safras de uvas ao ano! Um feito que ganha a dimensão de um verdadeiro milagre!
A geografia se faz presente nessas conquistas, juntamente com outras ciências, como a agronomia e engenharia genética, nesse caso específico citado, pesquisando e entendendo as dinâmicas do espaço para o planejamento das ações transformadoras sobre ele. A geografia mostra como agem diversas forças da natureza sobre o relevo e feições da superfície terrestre, a dinâmica do clima que interage na biodiversidade, vegetações e animais que habitam os biomas terrestres, os recursos naturais que garantirão a sobrevivência e desenvolvimento humano, encontrando maneiras de impactar cada vez menos a capacidade de sobrevivência dos seres vivos dos ambientes naturais anteriores.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial