Ano 2017 Bate Recorde de Queimadas e Incêndios Florestais no Brasil
Os incêndios florestais são um dos maiores inimigos do ambiente natural e da biodiversidade, pois destroem rapidamente a cobertura vegetal e os animais. Os animais que não morreram sufocados pela fumaça ou queimados, terão maiores dificuldades para sobreviver, pois o fogo devasta suas reservas alimentares, a vegetação nativa.
Infelizmente, o ano de 2017 já bateu um trágico recorde brasileiro em queimadas e incêndios florestais segundo dados criteriosos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, mesmo faltando ainda vinte dias para terminar. Vejam abaixo um gráfico que registra esse triste recorde de incêndios e queimadas.
O INPE iniciou seu sistema de monitoramento de incêndios e queimadas no ano de 1999, que tinha no ano de 2004 o maior registro de focos, mas foi agora superado nesse ano de 2017.
As queimadas são sempre causadas pela ação humana, com raríssimas exceções, em consequência de fatos diretos ou indiretos, como a soltura de balões de São João (indiretos), protestos sociais (indiretos), limpeza de pastos (diretos), preparo de áreas para plantio (diretos), desmatamentos, colheita manual de cana-de-açúcar, vandalismo, etc.
O Brasil está entre os 7 países mais poluidores da atmosfera (lançando gases de efeito estufa), e devasta anualmente cerca de 15 mil quilômetros quadrados de florestas naturais. O mais preocupante é que nos últimos anos o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro encolheu e as queimadas aumentaram (notadamente em 2017). Além do problema econômico imposto aos brasileiros, a biodiversidade vem sofrendo cada vez mais, agravando os problemas de crise hídrica e doenças respiratórias.
Maior Incêndio da História do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Aconteceu em Outubro de 2017
Imagem acima: as cachoeiras do rio Preto, vistas do Mirante da Janela.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) calcula que 68 mil hectares dessa importante área de preservação foram atingidas, abrigando várias nascentes e dezenas de espécies de animais silvestres em extinção. A área destruída corresponde a 28% da sua extensão total.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 para a proteção de uma área de pouco mais de 240 mil hectares, no bioma Cerrado. Essa importante unidade de conservação, de proteção integral, localizada no nordeste do estado de Goiás, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade - UNESCO, em 2001. Esse parque conta com 32 espécies da fauna e 17 da flora ameaçadas de extinção, como o Cervo-do-Pantanal, o Lobo-Guará, o Pato-Mergulhão e a Onça-Pintada.
Tragédia no Paraná (1963): incêndios florestais e queimadas causam 110 mortes
O ano de 1963 deve ser lembrado para que não aconteça nunca mais aquele tipo de tragédia! Uma série de incêndios e queimadas transformou em cinzas cerca de 10% do estado do Paraná. Foi nos meses de agosto e setembro, quando baixas temperaturas e estiagens tornaram o ambiente propício à propagação do fogo, mas esse risco não foi respeitado pelos agricultores que realizaram suas pequenas queimadas para limpeza da terra. Isso trouxe graves consequências, os trágicos incêndios e queimadas causaram 110 mortes.
Vejam outros posts similares - basta clicar nos links abaixo:
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial