As 5 Maiores Tragédias por Vulcões e Fotos da Erupção do Vulcão Agung na Ilha de Bali na Indonésia
Foto de Martin Rietze: erupção do vulcão Sakurajima, janeiro de 2013.
A quantidade de vulcões ativos na superfície dos continentes e ilhas é da ordem de 1500. Os vulcanólogos consideram um vulcão ativo aquele que entrou em erupção pelo menos nos últimos 11.500 anos, ou no período holoceno. Cerca de 40 a 70 vulcões entram em erupção todos os anos.
Os riscos das erupções vulcânicas são devido ao lançamento de fumaça e gases tóxicos, as explosões impulsionando fragmentos de rochas e os rios de lava que destroem qualquer coisa em seu caminho.
Uma das maiores tragédias desse tipo aconteceu quando o vulcão Vesúvio, deixou um rastro de destruição em Pompéia (Itália), cidade que possuía de 10 a 15 mil habitantes (mais de 1.000 corpos foram encontrados lá, desde o século XVIII), e nas cidades ao seu redor.
A grande maioria dos vulcões terrestres em atividade situa-se no Círculo de Fogo do Pacífico (imagem acima), uma região de encontro de placas tectônicas, de muita instabilidade, que se estende por 40 mil quilômetros, indo desde o Chile à Nova Zelândia. Os países com mais vulcões ativos são: Chile, Indonésia, Estados Unidos, Islândia, Japão, Itália, Rússia
As 5 Maiores Tragédias por Vulcões
1- Tambora, Indonésia, com 92 mil mortos, ano de 1815;
2- Krakatoa, Indonésia, com 36 mil mortos, ano de 1883;
3- Pelée, Martinica, com 29 mil mortos, no ano de 1902;
4- Nevado Del Ruiz, Colômbia, com 23 mil mortos, ano de 1985;
5- Vesúvio, Itália, com 16 mil mortes, no ano de 79.
Vulcão Agung em Bali (Indonésia) Entra em Erupção, 27 de novembro de 2017
Cerca de 40 mil pessoas deixaram suas casas nas áreas mais próximas do vulcão Agung, no nordeste da ilha de Bali. No ano de 1963 esse mesmo vulcão deixou 1.600 mortes. Vejam as imagens, abaixo.
Gostaram dessa postagem 'As 5 Maiores Tragédias por Vulcões e Fotos da Erupção do Vulcão Agung na Ilha de Bali na Indonésia ' ?
Sigam os links abaixo e leiam mais sobre os vulcões:
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial