Perguntas com Respostas de Geografia sobre o Processo de Urbanização Ocorrido no Brasil
A geografia é a ciência que se debruça sobre os processos de mudança das sociedades, como as características das populações, indicadores demográficos e socioeconômicos, assim como suas interações com o território ou meio ambiente.
O Brasil é protagonista de inúmeros processos geográficos que, mesmo tendo já acontecido em outros países, surpreende pelos números gigantescos. Isso se destaca em relação à industrialização e urbanização, que aconteceram de maneira extraordinariamente rápida e imensa, alterando completamente o modo de vida, diminuindo alguns problemas e gerando outros, enfim processos complexos de transformação das sociedades e do espaço geográfico do Brasil.
Abaixo, algumas perguntas com respostas, com o objetivo de reforçar o entendimento dos conteúdos e de fixá-los melhor, através de uma leitura atrativa. BONS ESTUDOS!
1- O que é o processo de urbanização?
RESPOSTA - O processo de urbanização pode ser entendido como o surgimento das cidades, a partir da construção de indústrias que atraem grandes contingentes populacionais do ambiente rural, fazendo com que as cidades cresçam.
A urbanização transforma completamente o espaço geográfico e o modo de vida das pessoas, começando por introduzir o setor secundário da economia (as indústrias) que precisam de muita mão-de-obra. Em seguida são erguidas casas, e depois estabelecimentos comerciais e de serviços (setor terciário), como escolas, hospitais, cinemas, teatros, museus, etc.
2- Quando teve início o processo de urbanização brasileira?
RESPOSTA - Alguns estudiosos entendem que a urbanização no Brasil teve início já no século XVI partir do ciclo da cana-de-açúcar, onde surgiram os primeiros núcleos de características urbanas. Após isso, eles observam que no final do século XVII, o ciclo do ouro, fez surgir novos núcleos urbanos e impulsionou a ocupação do interior do Brasil, que antes era apenas litorânea.
A grande maioria de pesquisadores, estudiosos e geógrafos consideram que o processo de urbanização do Brasil, transformando radicalmente o país, teve início em 1940, portanto na primeira metade do século XX (de 1901 a 2.000).
3- O que aconteceu por volta de 1940 que determinou o processo de urbanização?
RESPOSTA - Foi na década de 1940 que se iniciou o processo de industrialização no Brasil, com a construção de indústrias (Companhia Siderúrgica Nacional e Companhia Vale do Rio Doce, e outras) no governo do Presidente Getúlio Vargas. Outro fator que impulsionou também a urbanização foi a mecanização do campo, notadamente a partir de 1960 (a chamada Revolução Verde), aumentando o êxodo rural.
4- Cite algum indicador que demonstra a transformação do Brasil de país rural para país urbano.
RESPOSTA - Um indicador que demonstra o surgimento e crescimento das cidades, em consequência da introdução do setor industrial econômico, é a comparação entre a população rural (que vive do setor primário da economia) e a população urbana (que vive da renda do setor secundário e terciário da economia): no ano de 1940 a população rural era de, em torno de, 29 milhões e a população urbana era de, em torno de, 13 milhões de habitantes; ao passo que no ano de 2.000 (último ano do século XX) a população rural era de, cerca de, 30 milhões e a urbana somava, cerca de, 145 milhões de habitantes.
O gráfico abaixo mostra claramente esse processo de urbanização:
5- Qual avanço aconteceu após a urbanização?
RESPOSTA - Observa-se que o senso comum é optar por viver em cidades. As pessoas encontram nas cidades melhor qualidade de vida, de maneira geral, com salários mais atrativos e condições de terem uma infraestrutura próxima, como escolas, universidades, comércio, lazer, transportes.
Imagem acima: Curitiba (capital do estado do Paraná), uma das mais belas e aprazíveis cidades do Brasil.
6- Quais são os aspectos negativos da urbanização?
RESPOSTA - A vida nas cidades é propícia a doenças relacionadas ao stress, devido ao medo da violência, devido a uma vida com mais afazeres onde a pressa é comum, e também devido à sensação de falta de espaço ou afastamento da natureza.
A poluição nas cidades é um problema que faz aumentar as doenças respiratórias e o desconforto pela poluição sonora, a poluição das águas e o acúmulo de lixo faz aumentar as doenças de veiculação hídrica, bem como a proliferação de vetores de doenças (ratos, moscas, baratas, mosquitos).
Outro ponto é a precariedade das habitações em que vive parte da população urbana (menos de 10%), nas favelas, ocasionada mais pela péssima distribuição da renda no Brasil, do que propriamente pelo processo de urbanização.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
2 Comentários:
👍👍
Amei esse site ajudou muitooo❤
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial