Perguntas Respostas Geografia INDUSTRIALIZAÇÃO
Vamos direto ao ponto, pessoal? Estão motivados?
Perguntas com Respostas de Geografia sobre a INDUSTRIALIZAÇÃO
RESPOSTA - A industrialização é um processo de mudança social/econômica/espacial onde a produção é feita com técnicas e máquinas nas fábricas, utilizando mão-de-obra assalariada e mais especializada.
2- Explique a mudança imposta pela industrialização sob o aspecto social.
RESPOSTA - No aspecto social, antes da industrialização os bens acabados são feitos de maneira artesanal, por um único artesão que trabalha sozinho e realiza todas as etapas de fabricação. A industrialização reúne em um galpão (fábrica) diversos trabalhadores assalariados (o dono das máquinas é que paga pelo trabalho), onde cada um executa uma etapa específica da produção. Então, a industrialização muda as relações de trabalho, introduzindo duas classes sociais: a burguesia (donos do capital) e o proletariado (trabalhadores assalariados).
3- Explique as mudanças econômicas consequentes da industrialização.
RESPOSTA - A industrialização é o setor secundário da economia, que transforma os recursos naturais em bens industrializados. Por exemplo, a madeira se transforma em móveis; os metais são transformados em automóveis. O setor primário da economia (agricultura, pesca, criação de animais e extrativismo) deixa de ser o único.
Aos poucos, vai sendo fortalecido o setor terciário da economia (serviços, comércio, educação, lazer, hospitais, etc.) à medida que cresce a urbanização (crescimento das populações que vivem nas cidades e diminuição das populações do ambiente rural).
4- Quais mudanças espaciais são observadas no processo de industrialização?
RESPOSTA - Ao longo dos anos, à medida que as fábricas são instaladas, as pessoas são atraídas para perto delas, e uma infraestrutura vai sendo erguida, fazendo surgir uma cidade. Antes o ambiente predominante era o rural, e, após a industrialização, vai surgindo o ambiente urbano, com muitas casas, aglomerações humanas, poluição das águas e do ar, poluição sonora. O espaço rural (campo) se transforma em espaço urbano (cidades).
5- Quando teve início a industrialização?
RESPOSTA - A industrialização no mundo teve início na Inglaterra, Europa, a partir do ano de 1750 (século XVIII) e depois foi se espalhando ao redor do mundo.
Aqui no Brasil consideramos que o processo de industrialização foi significativo após a década de 1940, com esforços do Presidente Getúlio Vargas criando indústrias de base.
6- Quantas são as fases da industrialização? Quais são elas?
RESPOSTA - São três:
- Primeira Revolução Industrial - fase inicial marcada pelo uso das máquinas a vapor e o carvão como fonte de energia;
- Segunda Revolução Industrial - maior desenvolvimento tecnológico a partir do uso do petróleo e energia elétrica, como fontes de energia;
- Terceira Revolução tecnológica - desenvolvimento tecnológico ainda maior com os computadores e telecomunicações e biotecnologia (aldeia global, o mundo em rede).
7- O mundo seria melhor sem a industrialização?
RESPOSTA - Nem melhor nem pior, mas com certeza bem diferente. Se não tivéssemos passado pelo processo da industrialização você não estaria, agora, lendo e estudando no seu dispositivo eletrônico, conectado com o mundo, pela internet.
De maneira geral, a industrialização marca o crescimento do capitalismo, que possui aspectos positivos e negativos. A industrialização possibilitou avanços tecnológicos magníficos, como o desenvolvimento dos transportes (carros, navios, aviões e mesmo viagens espaciais) e telecomunicações (rádio, televisão, computadores, internet), também na área da saúde, e as conquistas de direitos individuais (direitos humanos e liberdade de expressão), mas existem problemas ambientais e sociais graves que precisam ser resolvidos.
O desenvolvimento humano é uma característica inerente (não há como parar o desenvolvimento e progresso), mas precisamos nos unir para resolver as desigualdades sociais e a degradação ambiental. O problema não é falta de dinheiro, mas sim vontade política. Os países subdesenvolvidos são maioria no mundo (entre cerca de 200, somente uns 45 são desenvolvidos) e a melhor distribuição de renda é a chave para melhorar o mundo rapidamente. Cada país precisa taxar as grandes fortunas e garantir investimentos em saúde, habitação e educação, a fim de resolver facilmente as desigualdades sociais.
O homem realmente desenvolvido se realiza em ver o próximo feliz, portanto não existe humanismo digno a partir da exploração de outros seres e degradando a natureza.
Muito ainda temos que evoluir e desenvolver, aproveitando os estudos da Geografia, que são de extrema importância para garantir a sustentabilidade no futuro.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial