Que problema o aumento da produção de etanol pode provocar em relação à preservação do meio ambiente e ao combate à fome?
O petróleo é um combustível não renovável, que talvez acabe em menos de 50 anos. É cada vez maior o número de veículos abastecidos com o etanol — substância obtida da cana-de-açúcar, do milho, da beterraba ou da mandioca, por exemplo, menos poluente que o petróleo e renovável.
Que tipo de problema o aumento da produção de etanol pode provocar em relação à preservação do meio ambiente e ao combate à fome?
O aumento da produção de etanol pode aumentar o desmatamento, pois a retirada de florestas (tropicais no Brasil, ou florestas temperadas nos Estados Unidos, por exemplo) será necessária para o plantio da cana-de-açúcar, ou milho ou beterraba. Outra questão preocupante é que a crescente produção do etanol poderia concorrer com o uso do solo para o cultivo de alimentos, o que poderia aumentar o quadro de fome no mundo.
Será que a maior produção de biocombustíveis poderá ser responsável pelo desmatamento, ou pela fome no mundo? Isso é uma preocupação, que não deverá acontecer, pois:
Cada vez mais as melhores técnicas agrícolas fazem crescer a produtividade, tanto quanto para a produção de biocombustível ou de alimentos. Ou seja, as terras agricultáveis do planeta são suficientes, sem a necessidade de desmatamentos. A fome se dá não por falta de alimentos, mas pela má distribuição de renda, em consequência do capitalismo excludente e concentrador de renda. Se a desigualdade social dimuir, se a distribuição de renda no mundo melhorar, o crescimento da população mundial irá diminuir, pois famílias com melhor renda têm menos filhos.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial