quinta-feira, 22 de março de 2018

O que é Fronteira Política? Pergunta com Resposta de Geografia


Introdução
   Já reparou que às vezes as coisas mais simples são  difíceis de serem explicadas? Por exemplo, você estuda Geografia, lê e faz exercícios e tira boas notas, mas na hora de responder  'O que é Geografia? ' acaba sentindo uma certa dificuldade. 
      Saber o sentido de alguma coisa é bem diferente de saber explicar sobre a coisa. Antes que nos esqueçamos vamos dar uma definição, simples e objetiva, para a Geografia: 
     A  geografia é a ciência que estuda a superfície terrestre e as interações das sociedades humanas entre si e com o meio ambiente. 

     * Ciência :  refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico .

      *  Superfície terrestre: refere-se  ao objeto de estudo da geografia,   o solo do planeta Terra, com todos os organismos vivos, nos oceanos, lagos, florestas, e os espaços ocupados pelos seres humanos , com suas obras e construções  incluídas nele.

       *  Meio Ambiente: Na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."   


PERGUNTA 

                   O que é Fronteira Política? 

RESPOSTA

     As fronteiras políticas são os limites ou linhas imaginárias que separam os  territórios, ou os países, ou os estados,  ou os municípios. Quando se especifica a fronteira como sendo uma fronteira política, isso significa que certo território está  sob responsabilidade de um determinado poder político, seja ele nacional, estadual, municipal ou internacional. Nos territórios assim demarcados pelas fronteiras políticas, tais poderes políticos exercem sua soberania, estabelecem regras de ocupação, ditam normas de comportamento, zelam pelos bens comuns e os protegem de invasões.
   Em geral, as fronteiras políticas são de fácil  identificação. Os lugares em que se localizam costumam ser sinalizados, e as regras para ultrapassá-las também costumam estar presentes (visíveis) nas paisagens. As fronteiras políticas são sinalizadas por marcos de concreto e placas. Quando as fronteiras políticas separam os países, elas costumam ser vigiadas por barreiras militares, principalmente em se tratando de países com relações conflituosas.
     O traçado das fronteiras políticas é definido por convenções internacionais, reconhecimentos ou entendimentos mútuos ou pela legislação interna dos países. 
       Muitas guerras aconteceram a partir de desentendimentos, entre países, por causa de fronteiras que não foram respeitadas. Após as guerras surgem novas demarcações das fronteiras litigiosas.     
    O espaço onde o Estado Nacional exerce a sua soberania também é chamado de território. Esses territórios são separados por limites, que muitas vezes são acidentes naturais (rios, lagos, cadeias de montanhas). Algumas vezes, esses limites são apenas ruas ou estradas. De qualquer forma, construídos pela natureza ou não, esses limites foram estabelecidos após séculos de um passado que envolveu guerras, acordos, conquistas e tratados. 
    Se, por um lado, as fronteiras políticas são elementos de separação de povos e culturas, elas podem significar também uma aproximação entre nações vizinhas, quando essa separação territorial não implica disputas e rivalidades.

                 As fronteiras políticas podem ser : 

  Fronteiras efetivas, que representam limites territoriais reconhecidos  internacionalmente, como a fronteira entre Brasil e Uruguai.

    Fronteiras em litígio , onde existe um limite territorial de fato, sobre o qual não há acordo, ou que está sujeito a arbitragem, como ocorre com Venezuela e Guiana.

    Existem ainda as fronteiras indefinidas, onde não foram demarcados limites fixos entre os Estados; os limites mostram, apenas, áreas aproximadas de soberania, como, por exemplo, entre Iêmen e Arábia Saudita.

   
Imagem acima: cerca limita a fronteira entre México e Estados Unidos. 




Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

1 Comentários:

Às 25 de fevereiro de 2020 às 14:55 , Anonymous Anônimo disse...

como se estabelecem?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial