Perguntas com Respostas de Geografia sobre os Setores da Economia Utilizando Video do Professor Rogério da Hexag
Que tal uma vídeo-aula, de Geografia, e mais exercícios para fixação dos conteúdos? Então, vamos lá, estudar é plantar agora para colher no futuro! Veja o vídeo com atenção , para depois responder às perguntas.
Perguntas com Respostas de Geografia sobre os Setores da Economia Utilizando Video do Professor Rogério da Hexag
PERGUNTA - O que é a PEA?
RESPOSTA - PEA é uma sigla que significa população economicamente ativa, ou seja, é a parcela da população que possui potencial para o trabalho, que exerce uma função econômica.
PERGUNTA - Qual é a divisão clássica da economia?
RESPOSTA - A divisão clássica da economia se refere a três setores: primário (agricultura, pecuária, extrativismo); secundário (indústria); terciário (comércio e serviços).
PERGUNTA - Comente sobre o desempenho econômico do Brasil no setor primário da economia.
RESPOSTA - O Brasil apresenta forte desempenho no setor primário, sendo líder na exportação de diversos gêneros agrícolas. O Brasil é forte na exportação da soja, do algodão, do café.
Na pecuária, o Brasil lidera as exportações de carne bovina, portanto sendo muito forte na pecuária.
No extrativismo, temos destaque no segmento mineral, sendo o Brasil forte exportador de minério de ferro, bauxita e manganês.
PERGUNTA - Explique o que é o extrativismo?
RESPOSTA - O extrativismo é uma atividade econômica, primária, que consiste na apropriação de recursos naturais (animal, vegetal e mineral) que não foram criados pelo homem, cuja existência independe da ação humana.
PERGUNTA - O Professor Rogério cita um exemplo de extrativismo animal. Qual é ele, discorra sobre isso.
RESPOSTA - O Professor Rogério cita como exemplo de extrativismo animal a pesca, a pesca em alto mar, comentando que existem inúmeras comunidades vivendo no longo litoral brasileiro da pesca, saindo ao mar em busca dos peixes, os quais não foram criados por eles, caracterizando, assim, a atividade do extrativismo animal.
PERGUNTA - Qual exemplo, é citado pelo Professor Rogério a fim de ilustrar o extrativismo vegetal?
RESPOSTA - O Professor Rogério cita a extração do palmito, que nos dias de hoje é proibida por lei, em que as pessoas adentravam nas regiões de matas e derrubavam a palmeira, para a retirada do palmito. Como as palmeiras não foram plantadas por essas pessoas, não se trata de atividade agrícola, mas sim de extrativismo vegetal, no caso predatório, que levou as palmeiras à quase total extinção.
Imagem acima: seringueiro, na Amazônia, extraindo o látex, da borracha. A extração dessa seiva vegetal não é predatória, pois os seringueiros não derrubam as árvores, pelo contrário, eles lutam pela preservação das árvores seringueiras (Hevea brasiliensis).
PERGUNTA - Qual tipo de extrativismo é o mais relevante para a economia brasileira?
RESPOSTA - O Brasil é muito forte em extrativismo mineral, sendo esse o mais relevante para a nossa economia, em comparação com o extrativismo animal e vegetal. O Brasil é um forte exportador de minério de ferro, bauxita e manganês.
PERGUNTA - Se o Brasil é tão forte no setor primário, por qual razão um percentual pequeno da população economicamente ativa está concentrada nesse segmento?
RESPOSTA - Embora o Brasil seja forte no setor primário, uma pequena porção da PEA (população economicamente ativa) está concentrada nele, pois a agricultura brasileira está muito mecanizada, como na produção de soja, reduzindo, dessa maneira, a necessidade do trabalho braçal, do trabalho humano. Apesar de ser uma área da economia que colobora muito para o PIB (produto interno bruto) brasileiro, o setor primário é o de menor participação da PEA, em comparação com o secundário e o terciário.
PERGUNTA - Comente sobre as commodities.
RESPOSTA - As commodities são as mercadorias do setor primário, matérias primas ou produtos de baixo valor agregado (baratos), sem nível significativo de industrialização ou de beneficiamento, mas que possuem um imenso mercado internacional.
PERGUNTA - Comente sobre o setor industrial, ou secundário da economia.
RESPOSTA - O setor secundário da economia é o setor das indústrias, onde acontece o processo de transformação da matéria prima em mercadoria.
Quando a Inglaterra dá início à (Primeira) Revolução Industrial, no século XVIII (a partir do ano de 1750), ocorre uma alteração do capitalismo comercial, onde a lógica estava apenas no comércio, na apropriação de um produto para sua venda. Então a burguesia inglesa percebe que o lucro poderia ser muito maior agregando valor, transformando a matéria prima em mercadoria.
PERGUNTA - Qual percentual da PEA, segundo o Professor Rogério, está ocupada no setor secundário brasileiro?
RESPOSTA - De acordo com o Professor Rogério, apenas cerca de 20% da população economicamente ativa está ocupada no setor industrial brasileiro. Já o setor primário fica com menos ainda, em torno de 16 a 18% da PEA.
PERGUNTA - O que signfica dizer que o Brasil possui uma grande dependência econômica e tecnológica no setor secundário?
RESPOSTA - Significa que no Brasil existem muitas indústrias que não são nacionais, ou brasileiras, mas sim estrangeiras, transnacionais, que remetem parte de seus lucros, gerados internamente, para o exterior, então parte da riqueza gerada no Brasil é enviada para o país de origem.
PERGUNTA - A maior parte das pessoas que trabalham no Brasil, a maior parte da PEA, está em qual setor?
RESPOSTA - A maior parte da PEA no Brasil trabalha no setor terciário da economia, no comércio e principalmente nos serviços (cerca de 40% no setor dos serviços). Esse setor, terciário, se encarrega da distribuição e de toda a logística envolvida nessa distribuição das mercadorias.
PERGUNTA - Por qual motivo a PEA brasileira está mais concentrada no setor terciário?
RESPOSTA - O principal motivo de a população economicamete ativa brasileira estar mais concentrada no setor terciário é devido ao fato de o Brasil ter alcançado um nível de urbanização, uma taxa de urbanização muito avançada. Temos a maior parte da população brasileira morando em cidades, então é normal que a economia acompanhe essa dinâmica. Um forte setor terciário caracteriza um avanço social, um maior desenvolvimento econômico, é típico de economias mais ricas.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial