Por que, com a Revolução Industrial, o extrativismo e a construção se transformaram em uma indústria?
PERGUNTA - O que significa, de maneira geral, não especificamente para a ciência geográfica, a palavra revolução?
RESPOSTA - A palavra revolução significa fazer alguma coisa de maneira totalmente inovadora, sendo que essa nova maneira é aceita pela sociedade e acaba sendo incorporada por todos e transforma de maneira radical a vida das pessoas. Esse significado de revolução está inserido no contexto científico ou tecnológico, e das invenções em geral.
Outro significado, que é um pouco mais específico e também é muito utilizado, tem a ver com a revolução política, ou seja, uma nova maneira de organização social, ou um novo regime político que surge rapidamente.
Portanto, dois sinônimos para a palavra revolução se encaixam nesses dois principais contextos em que a palavra é utilizada, conforme foi explicado acima:
- inovação (fazer alguma coisa de um novo jeito; inventar algo muito genial que acaba tendo muita aceitação por parte de todos);
- golpe de Estado (quando um grupo consegue tomar o poder de um país sem ter sido escolhido por eleição, mas sim pelo respaldo popular ou por apoio das forças armadas).
Para a astronomia a palavra revolução encontra o significado mais específico de todos:
- a revolução é o tempo gasto por um corpo celeste para descrever a sua órbita.
PERGUNTA - Para a geografia o que significa Revolução Industrial?
RESPOSTA - A Revolução Industrial foi uma nova maneira de organização do trabalho humano, que teve início na Inglaterra, a partir do ano de 1750 (século XVIII).
Antes da Revolução Industrial, a transformação dos recursos naturais em bens úteis, ou produtos, era feita de maneira artesanal, onde o artesão era o dono de suas ferramentas e dominava todas as etapas do trabalho.
Depois, a partir do século XV, surgiu um nova maneira de produção que foi a manufatura. As cidades cresceram e os artesãos não conseguiam atender às necessidades das pessoas, então homens de negócios, ou empresários, uniram grupos de artesãos em galpões. A manufatura era caracterizada pela utilização de máquinas simples, e pelo trabalho em grupo com a divisão de tarefas.
Os donos das oficinas manufatureiras começaram a investir em novas técnicas de produção e em novas tecnologias, como a máquina a vapor e o tear mecânico (1750). Até que surgiu a indústria, marcando o início da Revolução Industrial.
PERGUNTA - Por que, com a Revolução Industrial, o extrativismo e a construção se transformaram em uma indústria?
RESPOSTA - A Revolução Industrial transformou profundamente o trabalho humano, desenvolvendo especialidades e tecnologias para o aumento da produtividade. Assim, o extrativismo e a construção se transformaram em indústrias, após a Revolução Industrial, porque passaram a utilizar tecnologias e padrões aperfeiçoados e diversificados, com mão-de-obra especializada e em quantidade, que garantem cada vez maior rapidez em seus processos, para sustentar as outras atividades humanas ou tipos de indústrias.
Imagem acima: a indústria pesqueira se caracteriza pela produção em larga escala e alto investimento em tecnologia, focando na captura de espécies mais lucrativas, muito procuradas e valorizadas no mercado consumidor.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial