Qual é a Função dos Símbolos em um Mapa? Vídeo do Geógrafo Murilo Cardoso
Vamos aprender mais sobre os mapas? Que tal reforçar seus conhecimentos sobre os mapas? De início, temos uma perguntinha de um leitor do blog, e a resposta. Depois, vamos a um vídeo bem legal, que vocês irão adorar!
PERGUNTA - Qual é a função dos símbolos em um mapa?
RESPOSTA
Os símbolos de um mapa tem a função de informar sobre os detalhes que existem na superfície geográfica. Eles são uma linguagem específica, dos mapas, que destaca os elementos mais importantes que se encontram sobre o espaço geográfico, como pontes, rios, estradas, aeroportos, florestas, etc. Os símbolos tem seu significado explicado nas legendas dos mapas.
Olá, eu sou o Murilo Cardoso, geógrafo e cientista da informação geográfica, hoje vamos falar sobre como ler mapas. Quais são os elementos básicos do mapa? Para ler os mapas é necessário saber identificar e compreender cada um desses elementos: título, legenda, rosa-dos-ventos, escala, fonte dos dados, grade de coordenadas.
Título - explica qual é o tema, o recorte espacial, sobre a que mapa se refere.
Legenda - detalha as informações do mapa. Ela pode ser em cores. Também as legendas em são utilizados ícones (símbolos). Eles são utilizados. A legenda também pode ser em forma de linhas, que mostram o limite estadual, limite municipal, etc., ou para representar linha de locomoção (estradas, rodovias, etc.). A legenda é muito importante para a leitura de um mapa.
Rosa-dos-Ventos, que aponta a direção dos mapas. Em geral, o Norte é direcionado para cima, mas isso não é uma regra, poderá aparcer o Sul para cima, ou apontando para um lado.
Escala é a proporção entre o tamanho real e a sua representação no mapa. Qual diferença entre escala grande ou pequena? Vejam essa escala numérica 1:25000000 (1 para 25 milhões), um maior número (no denominador) representa uma maior área (real), então é uma escala pequena. Quanto maior o denominador, menor é a escala, menores são os detalhes do mapa. Vejam essa outra escala númérica 1: 4000000 (1 para 4 milhões), seu denominador é menor, portanto é uma escala maior. Quanto menor o denominador, maior é a escala, e maiores são os detalhes no mapa. ESCALAS GRANDES = MAIS DETALHES; ESCALAS PEQUENAS = MENOS DETALHES.
Fonte dos dados, se refere a qual órgão de pesquisa, ou instituição, foneceu os dados que aparecem no mapa. Por exemplo, um mapa pode ter suas fontes do IBGE, ou NASA, ou ONU, etc.
Grade de coordenadas, indica as latitudes e longitudes. Os paralelos são as linhas na horizontal, lembrando que a Limha do Equador é o paralelo principal (para indicar a latitude). Os meridianos são as linhas na vertical, sendo o meridiano princial o Meridiano de Greenwuich (indicando a longitude). Para saber as coordenadas geográficas de um ponto no mapa. é preciso observar quantos graus ao Norte ou ao Sul é sua posição, isso é sua Latitude (distância em graus de um ponto qualquer à Linha do Equador); ou quantos graus a Leste ou a Oeste está sua posição, isso é sua Longitude (distância em graus de um ponto da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich).
Ficou um pouco confuso na parte da escala? Clique aqui e eveja outra explicação para tirar todas as suas dúvidas sobre escala!
Quer reforçar os conceitos de coordenadas geográficas? Clique aqui e veja agora!
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial