quarta-feira, 23 de maio de 2018

Vídeo Aula do Professor Fábio Aspectos Humanos da Europa Considerações Gerais e Xenofobia




O professor Fábio, explica no vídeo - 


    Visão geral dos aspectos humanos da Europa, principalmente no que diz respeito à questão migratória. 


    O  continente europeu possui vários grupos étnicos, com diferentes línguas,  com peculiaridades históricas e culturais. Os três principais grupos de grande densidade étnica são: os eslavos (porção leste da Europa); os germânicos (na porção centro-norte da Europa); os latinos,  descendentes dos romanos (sul da Europa). 
    Para falarmos da formação desse contexto europeu pensando nos fluxos migratórios é preciso voltar ao século XIX, onde aconteceu uma forte emigração. Muitos europeus saíram da Europa devido a várias guerras de  unificação, crises econômicas em vários espaços, as cidades cresceram sem qualquer organização, então muito tentam melhores condições de vida em regiões da  África, que eram colônias de países europeus, ou para a América, na Argentina, Estados Unidos e Brasil. Em nosso país a presença de portugueses, italianos e espanhóis é significativa. 
      Já no século XX, acontece o contrário! 
       A Europa, no século XX,  recebe um forte imigração, ou seja, pessoas se deslocando de outro continente para o continente europeu. Após a Segunda Guerra Mundial a Europa se reconstrói, a partir do Plano Marshall (Estados Unidos injetando dinheiro para reconstrução da Europa), posteriormente a formação do Mercado Comum Europeu, e depois a União Europeia, fortalecendo os países. Portanto, esse crescimento do continente europeu atrai o fluxo migratório de regiões mais pobres, da Ásia, África e América Latina. Vale lembrar que essas regiões mais pobres são, em maior parte, ex-colônias de países europeus! Na Europa, atualmente, existe forte presença de indianos (ex-colônia britânica) no Reino Unido, argelinos (antiga colônia francesa) dentro da França, assim como brasileiros em Portugal, colombianos na Espanha. 
     A recente crise econômica dentro da Zona do Euro fez o desemprego da Europa aumentar. Embora esse desemprego  tenha causas diretas nos problemas na valorização da moeda e endividamento interno dos países, para muitos europeus o grande número de emigrantes são também responsáveis pela crise, competindo pelos poucos empregos. Isso é um equívoco, já que os emigrantes chegaram na Europa antes da crise, e não tinham qualquer influência na valorização ou desvalorização da moeda. Mas, muitos europeus se posicionam a favor  da expulsão dos emigrantes, e esse clima gerou o crescimento da xenofobia (aversão ao estrangeiro), que prega leis mais duras para impedir a entrada de mais imigrantes e a expulsão dos que lá já estão. 


Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial