Aprenda a Medir Calcular Distâncias Entre Pontos no Mapa
Os mapas são importantes para que possamos nos localizar no espaço geográfico. Eles também são um veículo de informação sobre determinada região, ou território, facilmente sinalizando seus principais elementos naturais e culturais.
Muito em breve é possível que os mapas impressos quase não sejam mais utilizados, pois os dispositivos de comunicação eletrônicos estão disponibilizando ferramentas completas de localização e mapas. Porém, é interessante entender bem os conceitos de escala cartográfica, saber consultar um mapa e rapidamente perceber as dimensões da realidade (área e distância), a partir da representação no mapa.
Medindo Distâncias Entre Pontos no Mapa
Assista ao vídeo, abaixo, para reforçar seu entendimento!
No vídeo, o professor lembra que a escala é a proporção entre o tamanho representado (no mapa) e o tamanho real. Portanto, costuma-se utilizar uma fórmula matemática, simples:
Escala = d / D ; d = distância representada ; D = distância real.
O exemplo do vídeo mostrou um mapa com escala 1:30.000.000 (1 para trinta milhões), ou seja, uma unidade no mapa equivale a 30.000.000 de unidades na realidade. Então, a distância no mapa entre as cidades de Brasília e Rio de Janeiro é 4 centímetros, que foi medida com uma régua. Qual é a distância na realidade?
Cada centímetro do mapa é proporcional a 30.000.000 de centímetros na realidade. Então 4 cm = 120.000.000 cm (120 milhões de centímetros); convertendo para quilômetros, teremos a distância real (D):
120.000.000 cm = 1.200.000 metros = 1.200 quilômetros!
d = 4cm e D = 1.200 km (mil e duzentos quilômetros)
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial