Como se Localizar no Espaço Geográfico?
Você já se sentiu perdido? É uma sensação muito angustiante. Quem se aventura em locais onde não existe uma maneira de lembrar de onde partimos, qual caminho percorremos, então na hora de voltar nos damos conta de que estamos perdidos. Isso é muito comum de acontecer em meio à natureza, na floresta, na mata, ou em um local amplo e descampado, como em um deserto. Até em uma cidade pode acontecer de alguém esquecer o caminho de volta, e então através da nossa comunicação com as pessoas, para perguntar como fazemos para chegar a determinado local, acabamos voltando. Mas no meio da floresta, sem alguém para nos guiar, ficamos totalmente perdidos.
Será que a Geografia pode nos ajudar a evitar que fiquemos perdidos? Sim! Com certeza!
A primeira coisa de que precisamos entender é que a Geografia utiliza a Rosa dos Ventos como a noção básica, a ferramenta fundamental, para que possamos nos orientar no espaço que nos cerca. Ela indica as direções cardeais, possibilitando a orientação no espaço geográfico.
Atualmente temos à nossa disposição uma fantástica tecnologia chamada GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) que nos orienta em qualquer lugar, desde que nosso smartphone receba sinal da operadora e que possua, também, um aplicativo que abre um mapa em tempo real, e através dele, podemos ter a noção do nosso posicionamento, além do deslocamento que fazemos.
Imaginem quando não havia o GPS e mesmo assim os exploradores e navegadores antigos conseguiam se orientar no espaço geográfico. Uma das ferramentas utilizadas, para isso, era a bússola. Um interessante, e ao mesmo tempo muito simples, aparelho que sempre indica a direção Norte.
Vamos, agora, saber um pouco mais sobre a bússola!
A bússola consiste de um ponteiro que gira livre, em torno de seu eixo central, e acaba apontando sempre para o Norte. Mesmo que a bússola seja movimentada, em qualquer sentido, o ponteiro irá apontar para o Polo Norte Magnético da Terra. Isso acontece porque a agulha, ou ponteiro, da bússola foi imantado, ou seja ele é um ímã.
Agora apareceram umas informações que precisam ser esclarecidas, não é mesmo. Então vamos comentar sobre alguns conceitos importantes, como o ímã, o campo magnético, e o Polo Norte Magnético da Terra.
Agora apareceram umas informações que precisam ser esclarecidas, não é mesmo. Então vamos comentar sobre alguns conceitos importantes, como o ímã, o campo magnético, e o Polo Norte Magnético da Terra.
Ímãs
Um ímã é um material que possui propriedades magnéticas potencializadas, o que resulta na atração de outros metais (ferrosos, principalmente). Um ímã possui sempre dois polos, um norte e outro sul, e quando são colocados dois ímãs juntos os polos opostos irão se atrair e os mesmos polos (sul com sul, ou norte com norte) irão se repelir. Vejam, abaixo, alguns tipos de ímãs.
Por que o ímã possui essas propriedades?
O magnetismo, presente nos ímãs, origina-se na organização atômica (dos átomos dos materiais). Cada molécula de um material é um pequeno ímã natural, denominado de ímã molecular ou domínio. Quando, durante a formação de um material, as moléculas se orientam em sentidos diversos, os efeitos magnéticos dos ímanes moleculares se anulam, resultando em um material sem magnetismo natural. Mas se, durante a formação do material, as moléculas assumem uma orientação única ou predominante, os efeitos magnéticos de cada ímã molecular se somam, dando origem a um ímã com propriedades magnéticas naturais.
O magnetismo está presente em nossas vidas, até mesmo porque a Terra possui forças magnéticas orientadas pelos polos Norte e Sul. E, também, o magnetismo está bastante presente nos inventos e tecnologia, como as usinas produtoras de eletricidade, motores elétricos, aparelhos de televisão, aparelhos usados na área médica para diagnóstico de doenças (ressonância magnética), na bússola que utiliza uma agulha imantada para que possamos nos orientar, etc.
A maneira mais simples de se ter um ímã é através de uma substância natural (um mineral) com propriedades magnéticas, como a Magnetita, que é um óxido de Ferro (Fe3O4).
E no caso da bússola, como o ímã é utilizado?
A agulha ou ponteiro da bússola é um ímã, que interage com as forças magnéticas do planeta Terra e se alinha, apontando na direção do polo norte geográfico.
Orientação no Espaço Geográfico
O que É Orientação ?
PERGUNTA 5 - Em que bairro você mora?
Orientação é a capacidade de encontrar os caminhos que conduzem às localizações que desejamos alcançar. Utilizar um mapa é a maneira certa para garantir a nossa orientação.
Quando queremos nos orientar, encontrar o caminho certo, precisamos seguir pontos de referência. Um ponto de referência pode ser uma praça, ou uma loja ou um posto de gasolina que são facilmente visualizados e servem para nos orientar.
Também utilizamos os elementos das paisagens como pontos de referência, como: na frente da ponte do rio; embaixo do viaduto; atrás da praça.
Também utilizamos os elementos das paisagens como pontos de referência, como: na frente da ponte do rio; embaixo do viaduto; atrás da praça.
Quais pontos de referência ou informações geográficas são necessários para encontrar a casa de alguém? Numa cidade para encontrarmos a casa de alguém temos que saber em qual bairro fica, depois o nome da rua, e por fim em que número a casa está. Sem estas informações fica muito difícil a orientação, principalmente se a casa estiver localizada numa grande cidade.
Perguntas com Respostas
PERGUNTA 1- Em qual continente do mundo você mora ?
RESPOSTA O mundo é formado por oceanos e continentes. Os oceanos são as massas de água que circundam as terras emersas. O que são terras emersas ? São os continentes, ou seja, as porções de terra em que pisamos, vivemos, construímos as cidades, enfim, as terras acima da superfície das águas dos oceanos, as terras acima do nível das águas dos oceanos. Os continentes do mundo são : Antártida, Oceania, Ásia, Europa, África e América .
Eu moro na América, ou continente americano. A América está dividida em três sub-continentes (em três partes) : América do Norte, América Central e América do Sul . Eu moro na América do Sul.
PERGUNTA 2- Em qual país você mora ?
RESPOSTA Eu moro no Brasil . O continente sul-americano, ou América do Sul é um conjunto de 13 países (para simplificar) . O maior desses países é o nosso Brasil.
PERGUNTA 3- Em qual estado você mora ?
RESPOSTA Eu moro no Estado do Rio de Janeiro . O Brasil tem 26 estados, mais uma Unidade Federativa (que é a capital Brasília). Portanto dizemos que o Brasil possui 27 Unidades Federativas.
O que quer dizer unidade federativa? Significa uma determinada porção, ou parte, do Brasil que é comandada por um governo estadual. E o Brasil, quem comanda? O Brasil é comandado pelo Governo Federal, cuja autoridade maior é o (a) Presidente.
No caso da Unidade Federativa a autoridade máxima é o Governador . Se o Brasil tem 27 Unidades Federativas então temos 27 governadores.
Imagem acima - parte do litoral do Brasil e região sudeste, mostrando em destaque o Estado do Rio de Janeiro (observe a Baía de Guanabara contornada pela linha verde brilhante).
PERGUNTA 4 - Em qual cidade você mora ?
RESPOSTA Eu moro na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tem 5.565 cidades ou municípios. Quem é a maior autoridade na cidade ? É o Prefeito. De quatro em quatro anos são realizadas eleições nos 5.565 municípios do Brasil para a escolha do Prefeito. A escolha é feita pelos eleitores, que são pessoas que receberam o título de eleitor, a partir dos 16 anos de idade. No Brasil o voto é obrigatório, para quem tiver entre 18 e 70 anos de idade. Portanto se você estiver com quinze anos, comece a se informar sobre o título de eleitor, na Junta Eleitoral da sua cidade.
PERGUNTA 5 - Em que bairro você mora?
RESPOSTA Eu moro no bairro de Copacabana. As cidades são divididas em bairros para que sejam melhor organizadas. Os bairros tem ruas, praças, escolas, clubes, igrejas, lojas, às vezes shopping center .
Se o Brasil tem 5.565 cidades já parou para pensar quantos bairros o Brasil tem? Se cada cidade tiver em média 20 bairros, então teremos 5.565 x 20 = 111.300 bairros!
Se cada bairro tiver uma média de 20 ruas, então o Brasil terá : 111.300 x 20 = 2.226.440 (dois milhões, duzentos e vinte e seis mil, quatrocentos e quarenta) ruas. Puxa, o Brasil é enorme!
Continuação
Mas se você estiver num lugar sem referências, como uma floresta, um deserto, ou numa viagem de barco, ou um avião voando : como poderá encontrar o caminho ?
De que maneira se orientar no espaço geográfico? Há muito tempo observando os astros, os seres humanos perceberam que é possível se orientar em espaços onde não há pontos de referência conhecidos.
A Orientação pelo Sol
Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge, ao amanhecer, e desaparece, ao anoitecer, nas mesmas direções todos os dias. Com base nessas observações, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, que são chamados de pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste .
Todos os dias o Sol nasce na direção Leste e se põe na direção Oeste. Portanto, para se localizar através do Sol, ou tendo o Sol como referência, basta observar a direção em que ele nasce, e apontar o braço direito para lá, então o norte estará à sua frente, o oeste estará na direção do seu braço esquerdo apontar, e o sul estará atrás de você.
O Norte também costuma ser chamado de setentrional ou boreal, o Sul de austral ou meridional, o Leste de oriente, e o Oeste de ocidente.
NORTE = setentrional , boreal
SUL = meridional , austral
Leste = oriental
Oeste = ocidental
Oeste = ocidental
Mas, e para localizar uma cidade, ou país, que esteja entre duas direções cardeais, como é feito?
Com base nos pontos cardeais, ou direções cardeais, foram determinadas outras direções intermediárias, conhecidas como direções colaterais:
- entre o Norte (N) e o Leste (L) está o Nordeste (NE)
- entre o Norte e o Oeste (O) está o Noroeste (NO)
- entre o Sul (S) e o Leste está o Sudeste (SE)
- entre o Sul e o Oeste está o Sudoeste (SO) ;
Existem ainda pontos subcolaterais, localizados entre os cardeais e os colaterais. Para utilizar as direções cardeais, colaterais e subcolaterais foi desenhada a Rosa Dos Ventos (abaixo). Repare que os pontos cardeais estão na cor amarela, os colaterais estão na cor vermelha e os subcolaterais estão na cor cinza.
MAPAS
Os mapas são de vital importância para qualquer pessoa. Quando alguém nos pergunta sobre onde fica uma rua, por exemplo, somos conduzidos a um esforço de raciocínio que elabora um mapa em nossa mente e, em seguida, expressamos em palavras as imagens desse nosso mapa mental. Até inconscientemente estamos pensando nos mapas e utilizando, de certa maneira, o conhecimento geográfico empírico.
Leia o texto que segue, com atenção, e amplie seus conhecimentos geográficos sobre os mapas!
* O texto foi transcrito do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ; RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 .
Na representação da superfície terrestre, os cartógrafos usam uma linguagem própria - a linguagem dos mapas, ou linguagem cartográfica.
Por meio dos mapas, podemos obter informações sobre o fenômeno geográfico representado e tirar nossas próprias conclusões.
Além do significado dos símbolos utilizados (legenda), os principais elementos que devemos levar em conta na interpretação de um mapa são : a orientação indicada ; a escala em que está construído.
A orientação no mapa
A maior parte dos mapas apresenta uma rosa-dos-ventos ou uma seta que indica onde está o norte. Não havendo essas indicações, devemos saber que o norte está na parte superior do mapa.
A escala no mapa
A escala estabelece a relação entre o tamanho real do fenômeno na superfície terrestre e a sua representação no mapa. Essa representação necessita de uma redução devido ao tamanho natural dos fatos geográficos.
Podemos definir escala, portanto, como a relação entre o tamanho representado no mapa e o tamanho real na superfície terrestre.
Os dois tipos de escala mais utilizados são a escala numérica e a escala gráfica.
Escala numérica - É expressa por uma fração, na qual o numerador representa a distância no mapa e o denominador, a distância na superfície real.
Uma escala 1: 100000 lê-se "escala um por cem mil ", o que significa que a superfície terrestre representada foi reduzida 100 mil vezes. Nesse caso, então, 1 cm no mapa equivale a 100 000 cm = 1 Km, na realidade.
Para descobrir a distância real entre dois pontos em um mapa, procedemos da seguinte maneira:
1º) Com uma régua medimos a distância que existe entre os dois pontos.
2º) Multiplicamos essa distância, em centímetros, pelo denominador da escala e convertemos, em metros ou quilômetros, o resultado obtido em centímetros. Por exemplo : em um mapa cuja escala é 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 12 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades ?
Solução : 12 x 100 000 = 1 200 000 cm = 12 km
Escala gráfica - É uma linha reta graduada, na qual se indica a relação com as distâncias representadas no mapa.
Por exemplo : 1cm = 100 km
0 100 200 300 400 km
!___!___!___!___!
( *considere que as distâncias entre os traços verticais sejam de 1 centímetro * )
Quanto maior é a escala, menor é a área representada e com muito mais detalhes. As escalas grandes ( por exemplo: 1: 5 000) geralmente são usadas para representar a planta de uma cidade, de uma propriedade rural ou de um prédio.
O mapa-múndi, os mapas murais e os mapas de um atlas são elaborados com escala pequena (por exemplo: 1:5 000 000); os mapas com escala média (por exemplo: 1 : 100 000) representam regiões, estados e países. "
Vamos resolver uma questão sobre a Rosa dos Ventos? SIM!
Ano: 2016
Banca: CESGRANRIO
Órgão: IBGE
Prova: Agente de Pesquisas e Mapeamento
Prezados alunos, estudantes e professores de geografia, abaixo vocês encontram um modelo de prova sobre Orientação no Espaço Geográfico, que deverá ser útil aos seus propósitos.
Essa prova está fácil, e seus conteúdos são compatíveis com o 6º ano do ensino fundamental. Ao final, confira as respostas!
Prova de Geografia
Escola: _____________________________________________
Professor(a):_________________________________________
Turma:______________________________________________
Data: ____ / ____ / ____
Aluno(a) ____________________________________________
1- O que é a orientação?
____________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________
2- Você acha que a capacidade de orientação é importante? Sim ou não? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- O que significa ponto de referência?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Como se chama o diagrama acima? Para que ele serve? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Imagine que você foi à uma excursão e se perdeu. Você não tem qualquer ponto de referência, mas sabe que deve seguir a direção Oeste para voltar ao local de onde veio. Como você pode voltar, sabendo que o Sol está poente?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ RESPOSTAS1- O que é a orientação?
A orientação significa conseguir alcançar o local desejado, o que pode exigir o conhecimento do caminho, ou a consulta de mapas, de uma bússola ou de um GPS.
2- Você acha que a capacidade de orientação é importante? Sim ou não? Explique.
A capacidade de orientação é fundamental para todos, desde o início dos tempos. Precisamos conhecer o espaço em que vivemos e saber o caminho certo para podermos realizar nossas tarefas: ir à escola; chegar ao trabalho; fazer as compras, etc.
3- O que se costuma fazer para facilitar a orientação das pessoas nas cidades e no espaço geográfico em geral?
A primeira coisa que se faz para facilitar a orientação no espaço geográfico (que também pode ser chamado de superfície terrestre) é dar nome aos lugares, dar nomes às ruas, aos bairros, às praças, ou colocar números nas casas, prédios, etc., e também sinalizar ou indicar as direções para se chegar a outros locais.
4- O que significa ponto de referência?
O ponto de referência é algo que se destaca em meio à paisagem e que costuma ser usado para facilitar na orientação. Por exemplo: é comum que se indique uma loja, ou um rio, ou uma praça, ou uma ponte, para que se encontre o local onde quer chegar.
5- Como se chama o diagrama acima? Para que ele serve?
Rosa dos Ventos. A Rosa dos Ventos serve para indicar as direções cardeais, Norte, Sul, Leste e Oeste. Ela está sempre presente nos mapas e bússolas que auxiliam a orientação no espaço geográfico.
6- Imagine que você foi a um passeio longe de sua casa e você ficou desorientado(a). Você não lembra de qualquer ponto de referência, mas sabe que deve seguir a direção Sul para voltar ao local de onde veio. Como você pode voltar, sabendo que o Sol está poente?
Segundo meus conhecimentos de Geografia, o Sol nasce no Leste e se põe (ao final do dia) no Oeste. Então, para eu retornar ao local de onde vim, bastará apontar o braço esquerdo para o Sol que está no Oeste, e saberei que o Leste está à minha direita, o Norte está à minha frente, e devo seguir a direção Sul, atrás de mim.
Mais exercícios -
Abaixo mais uma sequência de exercícios, que priorizam o entendimento do texto e a importância do vocabulário .
Complete os textos abaixo com as palavras corretas ! Depois de algumas lacunas para preenchimento você pode conferir a resposta.
Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.
O importante é entender! Para o bom entendimento da Geografia é necessário ter uma boa interpretação dos textos . É nesse quesito que esse tipo de exercício pretende auxiliar, além de tornar a leitura um pouco mais divertida e atrativa.
* Os textos foram transcritos do Livro : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo: 2007 .
" Orientação no espaço geográfico
Desde o início de sua história, os humanos criam mecanismos de no espaço geográfico para se deslocarem de um para outro, prevendo o retorno ao ponto de partida. (*)
RESPOSTA
seres ; orientação ; lugar
A orientação
Quando queremos nos orientar em relação às pessoas e aos , é comum que no dia-a-dia usemos termos como "à frente", "atrás", "à ", "à esquerda" , "para cima", "para baixo", enter outros. Também empregamos elementos das como pontos de : "atrás da igreja", "na frente do supermercado", "vire à direita depois da ponte", "à esquerda depois da praça". (*)
RESPOSTA - objetos ; direita ; paisagens ; referência
Mas como nos orientar em maiores, como em alto-mar ou em um deserto, quando não existem de referência?
Há muito tempo, observando os , os seres humanos perceberam que é possível se orientar em espaços onde não haja pontos de conhecidos. (*)
RESPOSTA - espaços ; pontos ; astros ; referência .
Complete os textos abaixo com as palavras corretas ! Depois de algumas lacunas para preenchimento você pode conferir a resposta.
Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.
O importante é entender! Para o bom entendimento da Geografia é necessário ter uma boa interpretação dos textos . É nesse quesito que esse tipo de exercício pretende auxiliar, além de tornar a leitura um pouco mais divertida e atrativa.
* Os textos foram transcritos do Livro : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo: 2007 .
" Orientação no espaço geográfico
Desde o início de sua história, os humanos criam mecanismos de no espaço geográfico para se deslocarem de um para outro, prevendo o retorno ao ponto de partida. (*)
RESPOSTA
seres ; orientação ; lugar
A orientação
Quando queremos nos orientar em relação às pessoas e aos , é comum que no dia-a-dia usemos termos como "à frente", "atrás", "à ", "à esquerda" , "para cima", "para baixo", enter outros. Também empregamos elementos das como pontos de : "atrás da igreja", "na frente do supermercado", "vire à direita depois da ponte", "à esquerda depois da praça". (*)
RESPOSTA - objetos ; direita ; paisagens ; referência
Mas como nos orientar em maiores, como em alto-mar ou em um deserto, quando não existem de referência?
Há muito tempo, observando os , os seres humanos perceberam que é possível se orientar em espaços onde não haja pontos de conhecidos. (*)
RESPOSTA - espaços ; pontos ; astros ; referência .
A orientação pelo Sol
Observando o , o ser humano percebeu que esse astro surge (ao ) e desaparece (ao anoitecer) nas mesmas todos os dias.
Com base nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, chamados de pontos cardeais : leste, , norte e .
A direção do Sol ao ficou determinada como (L) ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, em que o Sol desaparece, ficou determinado como (O) ou ocidente (que significa poente).
Determinados os pontos leste e oeste, foram estabelecidos o norte (N), ou setentrional ou boreal, e o sul (S), ou meridional ou austral. (*)
RESPOSTA - Sol ; amanhecer ; direções ; oeste ; sul ; nascer ; leste ; oeste .
Figura - estendendo o braço para a direção onde o Sol , encontramos o (L). O braço esquerdo indicará o (O). À frente teremos o (N) e atrás, o sul (S) . (*)
RESPOSTA - direito ; nasce ; leste ; oeste ; norte .
A orientação pela Lua
Mas o que fazer à noite, sem luz do Sol ou sem instrumentos de orientação ?
Se o céu estiver sem , poderemos usar a , que também surge na direção e desaparece na direção . O procedimento para determinar os pontos de tomando a como referência são os mesmos adotados para o Sol. (*)
RESPOSTA - nuvens ; Lua ; leste ; oeste ; orientação ; Lua .
A rosa-dos-ventos
Com base nos pontos , foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO) .
Existem ainda os pontos , localizados entre os cardeais e os : norte-nordeste (N-NE), norte-noroeste (N-NO), sul-sudeste (S-SE), sul-sudoeste (S-SO). leste-nordeste (L-NE), leste-sudeste (L-SE), oeste-noroeste (O-NO) e oste-sudoeste (O-SO).
Os pontos de orientação (cardeias, colaterais e subcolaterais) compõem uma figura denominada -dos-ventos (figura abaixo). (*)
RESPOSTA - cardeias ; colaterais ; noroeste ; sudoeste ; subcolaterais ; colaterais ; rosa .
Observando o , o ser humano percebeu que esse astro surge (ao ) e desaparece (ao anoitecer) nas mesmas todos os dias.
Com base nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, chamados de pontos cardeais : leste, , norte e .
A direção do Sol ao ficou determinada como (L) ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, em que o Sol desaparece, ficou determinado como (O) ou ocidente (que significa poente).
Determinados os pontos leste e oeste, foram estabelecidos o norte (N), ou setentrional ou boreal, e o sul (S), ou meridional ou austral. (*)
RESPOSTA - Sol ; amanhecer ; direções ; oeste ; sul ; nascer ; leste ; oeste .
Figura - estendendo o braço para a direção onde o Sol , encontramos o (L). O braço esquerdo indicará o (O). À frente teremos o (N) e atrás, o sul (S) . (*)
RESPOSTA - direito ; nasce ; leste ; oeste ; norte .
A orientação pela Lua
Mas o que fazer à noite, sem luz do Sol ou sem instrumentos de orientação ?
Se o céu estiver sem , poderemos usar a , que também surge na direção e desaparece na direção . O procedimento para determinar os pontos de tomando a como referência são os mesmos adotados para o Sol. (*)
RESPOSTA - nuvens ; Lua ; leste ; oeste ; orientação ; Lua .
A rosa-dos-ventos
Com base nos pontos , foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO) .
Existem ainda os pontos , localizados entre os cardeais e os : norte-nordeste (N-NE), norte-noroeste (N-NO), sul-sudeste (S-SE), sul-sudoeste (S-SO). leste-nordeste (L-NE), leste-sudeste (L-SE), oeste-noroeste (O-NO) e oste-sudoeste (O-SO).
Os pontos de orientação (cardeias, colaterais e subcolaterais) compõem uma figura denominada -dos-ventos (figura abaixo). (*)
RESPOSTA - cardeias ; colaterais ; noroeste ; sudoeste ; subcolaterais ; colaterais ; rosa .
A orientação pela bússola
A é um instrumento de que se parece com um relógio. Inventada pelos há muito tempo, ela possui uma imantada, que gira sobre um eixo, e um mostrador, onde está desenhada a rosa-dos- . (*)
RESPOSTA - bússola ; orientação ; chineses ; agulha ; ventos .
A agulha aponta sempre para o polo do norte, que atua como um grande . Esse polo magnético, porém, não corresponde exatamente ao polo geográfico, apresentando uma diferença de cerca de 1.400 em relação a ele. (*)
RESPOSTA - imantada ; magnético ; ímã ; norte ; quilômetros.
Para não se desviar da direção geográfica, e embarcações que empregam a , como instrumento de orientação usam também mapas especiais, chamados cartas de . Essas cartas corrigem a diferença entre os magnético e geográfico, permitindo que os deslocamentos a longas ocorram de maneira mais precisa, sem erros. (*)
RESPOSTA - norte ; aviões ; bússola ; navegação ; polos ; distâncias .
Os modernos instrumentos de orientação
Hoje, além do e da bússola, existem modernos e sofisticados instrumentos, como radares, rádios e o sistema , para uma orientação mais precisa no espaço . GPS é a sigla do termo inglês Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) . (*)
RESPOSTA - Sol ; GPS ; geográfico .
O GPS permite com precisão um objeto em qualquer lugar da da Terra. Conectado a uma rede de artificiais situados a mais de 20 mil quilômetros de , esse aparelho é muito usado nas navegações e aérea, nas forças armadas, no monitoramento de caminhões e carros, em expedições ou em lugares sem pontos de referência, como e regiões polares. " (*)
RESPOSTA - localizar ; superfície ; satélites ; altitude ; marítima ; florestas .
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
O sistema de coordenadas geográficas permite localizar qualquer ponto na superfície da Terra . As coordenadas geográficas se referem a um conjunto de linhas imaginárias, os paralelos e os meridianos, que formam uma espécie de rede envolvendo todo o globo terrestre.
As coordenadas geográficas são definidas pelos valores de latitude e longitude, duas grandezas angulares, para aquilo que se quer localizar em qualquer lugar do planeta.
Para medir a latitude é necessário utilizar os paralelos, que são as linhas imaginárias traçadas ao redor do globo terrestre paralelamente à Linha do Equador. A Linha do Equador é o paralelo principal, e divide o globo terrestre em dois hemisférios (duas metades de esfera) : Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.
Portanto, uma cidade, ou país, ou estado, ou uma pessoa, podem estar localizados no Hemisfério Norte, se estiverem ao norte da Linha do Equador, ou no Hemisfério Sul, se estiverem ao sul da Linha do Equador. Outros paralelos importantes são o Círculo Polar Ártico, o Círculo Polar Antártico, o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Para medir a longitude é necessário utilizar os meridianos, que são linhas imaginárias traçadas ao redor do globo terrestre paralelamente ao Meridiano de Greenwich. O Meridiano de Greenwich divide o globo terrestre em dois hemisférios (duas metades de esfera) : Hemisfério Oeste (também chamado de Hemisfério Ocidental) e Hemisfério Leste (ou Hemisfério Oriental). O Meridiano de Greenwich passa perto de Londres no Observatório Astronômico de Greenwich, e serve de referência para os fusos horários. Os meridianos passam sempre pelos polos.
Portanto, um país, ou cidade, ou um bairro pode estar localizado no Hemisfério Oeste, se estiver a oeste do Meridiano de Greenwich, ou no Hemisfério Leste, se estiver a leste do Meridiano de Greenwich .
Portanto, um país, ou cidade, ou um bairro pode estar localizado no Hemisfério Oeste, se estiver a oeste do Meridiano de Greenwich, ou no Hemisfério Leste, se estiver a leste do Meridiano de Greenwich .
Saber o que são paralelos e meridianos é um dos primeiros passos para entender o sistema de localização proporcionado pelas coordenadas geográficas. Quaisquer pontos a serem localizados na superfície da Terra resultarão sempre do cruzamento entre um paralelo e um meridiano. Para comparação, seria como o cruzamento de duas ruas, necessário para localizar qualquer esquina.
Observe agora nas figuras, abaixo, a maneira com que são atribuídos os valores que definem as coordenadas de qualquer ponto na superfície terrestre, a partir da identificação de dois ângulos : o ângulo de latitude (distância, em graus, do ponto, que se quer localizar, à Linha do Equador) e o ângulo de longitude (distância, em graus, do ponto ao Meridiano de Greenwich).
A latitude corresponde ao ângulo formado pelo ponto (P), que se quer localizar, o centro da Terra (C) e um ponto na Linha do Equador (Q). A medida desse ângulo é a distância em graus do paralelo onde P se encontra à Linha do Equador. Lembre de verificar, também, se o ponto está no Hemisfério Norte ou Sul, ou seja, se a latitude é norte ou se é latitude sul. No exemplo da figura a latitude, do ponto P é norte, ou seja, ele está localizado no Hemisfério Norte. Evidentemente que todos os pontos pertencentes ao paralelo que passa por P apresentam a mesma latitude. Observe mais uma vez a figura e note que o mais distante que um ponto pode estar da Linha do Equador é 90 graus (ou 90 °), para o norte ou para o sul. Por convenção, a Linha do Equador marca a latitude de 0° .
A longitude, por sua vez, é dada pelo ângulo formado pela interseção, no eixo de rotação da Terra, entre o plano que contém o meridiano que se quer localizar e o plano do meridiano principal (de Greenwich). A longitude pode ser obtida no plano da Linha do Equador, medindo o ângulo formado pelos pontos P, C e Q, resultantes dos cruzamentos, com o plano da Linha do Equador, do meridiano do ponto, do eixo de rotação e do meridiano principal. Evidentemente todos os pontos pertencentes ao mesmo meridiano terão a mesma longitude. Por convenção, o Meridiano de Greenwich marca a longitude de 0° . As longitudes poderão variar de 0° a 180° para o leste e o mesmo para o oeste. Lembre de observar se o ponto está no Hemisfério Oeste ou no Hemisfério Leste, no caso da figura, o ponto P está no Hemisfério Oeste ou Ocidental, ou seja está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich.
PERGUNTA
Escreva o nome dos Estados brasileiros que possuem parte ou totalidade de seus territórios localizados:
a) No hemisfério norte
B) Ao sul do trópico de capricórnio
RESPOSTA
Agora ficou fácil de responder! A Linha do Equador é o paralelo que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul.
A) os estados brasileiros que possuem parte ou totalidade de seus territórios no hemisfério norte são: Amazonas; Roraima; Pará e Amapá.
B) os estados brasileiros que possuem parte ou totalidade de seus territórios ao sul do Trópico de Capricórnio são: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Desafio Geográfico Explorando as Coordenadas Geográficas e Conhecimentos Gerais de Geografia
1- Você está, a passeio, em uma cidade que é capital de um dos países mais pobres do mundo. Você está se divertindo muito, pois as pessoas são muito simpáticas e você consegue entendê-las com facilidade. As dicas para você saber onde está são:
- número de habitantes: pouco mais de 1 milhão
- língua oficial: português
- extensão territorial: 346,77 km²
- coordenadas geográficas: Latitude Sul 25° 57'
Longitude Leste 32° 35'
2- Você se divertiu bastante nessa cidade, e visitou outras nesse país. Você se banhou em praias muito bonitas, como essa da foto abaixo, em águas do Oceano Índico.
Você viaja de avião, portanto em linha praticamente reta, se deslocando 440.000 metros na direção Oeste, até chegar a uma outra cidade.
3- Em qual cidade você chegou?
Quer umas dicas? Essa cidade fica em outro país. Esse país possui das maiores desigualdades (econômica/social) entre todos do mundo, isso tomando como referência o índice de Gini. Nesse país viveu um dos maiores líderes mundiais que lutou contra um regime de opressão. Essa cidade mudou de nome em 2005. As coordenadas geográficas dessa cidade são:
Latitude Sul 25º 45' e Longitude Leste 28° 11' .
Então é isso. Vamos resolver esse desafio geográfico?
RESPOSTA
A cidade em que você está é capital de um país onde se fala português, no hemisfério leste, e coordenadas geográficas: Latitude Sul 25° 57' ; Longitude Leste 32° 35'.
Ficou fácil, não? Quer ver algumas imagens dessa cidade em que você está passando uns ótimos dias de férias? Veja:
Você está em Maputo, a capital de Moçambique!
E daí para onde você foi? Você viajou por 440 km (em linha reta), direção oeste, e chegou em uma cidade de outro país, com coordenadas geográficas: Latitude Sul 25º 45' e Longitude Leste 28° 11' .
Quer ver algumas imagens da cidade onde você chegou?
A imagem acima mostra uma estátua de Nelson Mandela que libertou seu povo do regime de segregação chamado de apartheid. Então você está na capital da África do Sul, antiga Pretória, que mudou de nome para Tshwane, em 2005.
Parabéns, você está aproveitando bastante sua viagem à África e já visitou dois países, dos pouco mais de 50 que existem no continente africano.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial