GEOGRAFIA AMBIENTAL
A geografia produziu muitos estudos (polêmicos) sobre a influência do ambiente natural, principalmente o clima, no desenvolvimento das sociedades. Estudiosos (século XIX) observavam que a natureza condicionava a capacidade de desenvolvimento humano. Isso se inverteu ao eclodir a chamada crise ambiental (após a Segunda Guerra Mundial), onde a ênfase dos estudos passou a ser o poder do ser humano em alterar o ambiente. As tecnologias tornaram a ação do homem capaz de construir, de desconstruir, de transformar o espaço geográfico. Com a expansão do capitalismo, somado à explosão populacional, a velocidade de exploração dos recursos naturais cresceu de maneira assombrosa, trazendo os desequilíbrios ecológicos, ao ponto de colocar em risco a vida na Terra. Desse contexto nasce a Geografia Ambiental, com foco de estudo nos efeitos da ação do homem sobre o ambiente.
A Geografia Ambiental tem esse importante papel de indicar caminhos para a preservação da biodiversidade, aliada com outras ciências nessa missão interdisciplinar. Entender a dimensão dos impactos ambientais é fundamental para que se possa propor maneiras de produzir alimentos, de gerar energia, de construir meios de transporte, de garantir moradias seguras, de ocupar o espaço com as diversas atividades humanas sem condenar as outras espécies à morte, o que consequentemente tornará a Terra inabitável também a nossa espécie.
A Geografia Ambiental tem essa missão de limpar o ambiente, de proteger e preservar os biomas, de resolver os efeitos da ação do homem, utilizando essa mesma poderosa ação para compatibilizar o desenvolvimento com a proteção e preservação da biodiversidade, além de resgatar as profundas desigualdades sociais, consequentes do capitalismo predatório.
O Que é a Geografia?
É a ciência que estuda a superfície terrestre e as interações das sociedades humanas entre si, e com o meio ambiente.
* Ciência : refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico .
* Superfície terrestre : refere-se ao objeto de estudo da geografia, o solo do planeta Terra, com todos os organismos vivos, nos oceanos, lagos, florestas, e os espaços ocupados pelos seres humanos , com suas obras e construções incluídas nele.
* Meio Ambiente : Na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."
O que é a Geografia Ambiental?
A Geografia Ambiental é o ramo da geografia que estuda mais detalhadamente as interações entre as sociedades humanas e o meio ambiente, onde a ação do homem no espaço geográfico, em busca de melhor qualidade e conforto (além da pressão do capitalismo utilizando o espaço com objetivo principal de obtenção de lucro), é responsável por inúmeros impactos ambientais.
O desenvolvimento tecnológico garantiu condições de ampliar exponencialmente a população humana, que possibilitou sua supremacia sobre as demais espécies, mas que gera impactos ambientais, transformando as paisagens, o meio ambiente, alterando o equilíbrio dos ecossistemas e colocando em risco a sustentabilidade da vida na Terra.
A ação humana altera o frágil equilíbrio natural, com objetivo de produção de alimentos e exploração de recursos naturais, sendo bastante difícil de restabelecer o perfeito ambiente anterior, porém é possível conseguir a recuperação das áreas degradas, através de projetos ambientais de despoluição de rios, de reflorestamento, de controle de erosão, de recuperação de nascentes e mananciais, replantio de matas de encostas e ciliares, etc.
Leia mais sobre Geografia Ambiental
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial