Índice de Desenvolvimento Humano
O que é mesmo o IDH?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que avalia a qualidade de vida das pessoas em praticamente todos os países. Em sua composição consideram-se o PIB per capita, a expectativa de vida e os níveis de alfabetização.
O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1 é o índice, maior é o desenvolvimento humano do país.
Exercícios
1 - PERGUNTA
Em comparações internacionais, frequentemente se utiliza o PIB per capita como indicador do nível de desenvolvimento de um país. Qual a principal crítica que pode ser feita a essa grandeza, como medida do bem-estar desfrutado por uma coletividade? Nesse sentido, que outros indicadores podem (devem) ser considerados? Explique.
RESPOSTA - O PIB per capita não mostra se existe desigualdade social, se as condições de saneamento básico são boas, ou se a população desfruta de altas taxas de longevidade.
Para medir o grau de desenvolvimento de um país é importante analisar o seu desempenho na educação, se a saúde pública alcança bons níveis, se o meio ambiente é equilibrado e confere boas condições ao desenvolvimento da vida.
O melhor indicador para medir o nível de desenvolvimento de um país é o Índice de Desenvolvimento Humano, ainda que deixe de lado, em suas estimativas, o fator ambiental. Outro interessante indicador, a ser considerado, é o Coeficiente de Gini que mede o grau de desigualdade de renda de determinado país.
* Corrado Gini foi o matemático estatístico, e sociólogo italiano, que desenvolveu o Coeficiente de Gini, utilizado para aferir a desigualdade de renda social.
O Índice de Gini varia de 0 a 1. Digamos que num país tenham calculado o Coeficiente de Gini que resultou em zero, isso significa que todos os habitantes daquele país recebem a mesma renda, ou seja, nesse país não existe desigualdade de renda. Em outro caso, oposto, o Coeficiente de Gini foi calculado em 1, o que significa que o país apresenta um quadro de extrema desigualdade de renda, onde apenas um cidadão ganha tudo e os outros não recebem nada!
Quais países possuem Índice de Gini mais baixo?
Os países, do mundo, que apresentam os menores Coeficientes de Gini (onde a desigualdade de renda é menor) são:
Ucrânia (0,241); Eslovênia (0,256); Noruega (0,259).
Apesar de ter ocorrido uma redução de 35% para 11% da extrema pobreza no mundo, nos últimos 25 anos, ainda existem quase 800 milhões de pessoas que vivem com menos de US$ 1,90 dólares por dia. Enquanto que 1% da população mais abastada do planeta concentra 46% de toda a riqueza.
2 - PERGUNTA
Observe a seguinte passagem:
“Transformar crescimento econômico em bem-estar para todos é o grande desafio enfrentado pelos diversos países e suas comunidades, na redução das desigualdades existentes nas sociedades nacionais e entre elas”.
(fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD)
Levando em consideração essa assertiva, responda:
a) Costuma-se fazer uma distinção entre “crescimento” e “desenvolvimento” econômico. Considerando a citação acima, qual seria a diferença entre esses dois conceitos?
b) Um Produto Interno Bruto (PIB) elevado reflete necessariamente um país com bons indicadores de desenvolvimento humano e econômico? Justifique sua resposta.
RESPOSTAS
a) O crescimento econômico é uma melhora do Produto Interno Bruto em relação ao ano anterior, mesmo que seja de apenas R$ 0,01 (1 centavo). Já o desenvolvimento econômico significa uma conjuntura econômica de prosperidade que reflete em melhorias da qualidade de vida para o povo.
b) Não, pois o PIB elevado não garante que a desigualdade social seja pequena, ou que os indicadores de saúde e educação e renda per capita sejam também elevados.
Podemos citar dois exemplos de países com elevado PIB, mas ainda subdesenvolvidos, ou seja, com significativas parcelas da população vivendo em precárias condições, como a China e o Brasil.
3- PERGUNTA
(UEL-PR)
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita e grau de escolaridade. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
RESPOSTA - Vamos analisar cada afirmativa:
I - não, pois o IDH é o melhor indicador para verificar a qualidade de vida de uma população;
II - Sim, realmente o IDH combina três critérios (renda per capita, educação e saúde), e se um país possui elevada renda per capita, mas baixos níveis de saúde ou educação, poe exemplo, é porque sua desigualdade social é alta.
III - Não, pelo contrário, quanto maior o IDH é porque existem políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV - Sim, o cálculo do IDH analisa a populações em conjunto, não grupos ou indivíduos específicos.
Portanto, encontramos duas assertivas corretas II e IV, respostas correta é a letra d.
4 - PERGUNTA
Qual o objetivo das médias de Índice de Desenvolvimento Humano?
RESPOSTA - O objetivo é verificar o grau de desenvolvimento humano, ou nível de qualidade de vida de uma população (de um país, ou de um estado ou cidade), observando-se três critérios: a expectativa de vida (longevidade); o grau de instrução (nível educacional); renda per capita (renda total dividida pelo número de habitantes).
5 - PERGUNTA
(UFPE)
Verifique os dados apresentados a seguir.
Tomando-se por base esses indicadores sociais e econômicos, é correto afirmar que:
a) desses países, apenas dois têm economia desenvolvida.
b) o país 5 é o único que possui uma economia desenvolvida.
c) o país 4 encontra-se numa fase de recessão.
d) os países 2 e 3 devem possuir um sistema econômico socialista.
e) os países 1 e 5 devem estar situados na Europa Ocidental.
RESPOSTA - Percebe-se que apenas um país, entre os cinco apresentados, possui Índice de Desenvolvimento Humano muito elevado, estando os outros com baixos IDHs, portanto a única resposta correta é a opção b.
Vejam outras postagens sobre IDH
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial