Aprenda Mais Sobre a Guerra Fria
Que engraçado isso? Como pode uma guerra ser "fria"?
Aprenda Mais Sobre a Guerra Fria
RESPOSTA - Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) dois países se destacaram como potências mundiais. Os Estados Unidos e a União Soviética, que integravam o grupo dos Aliados, iniciaram um processo de divisão do cenário mundial de poder em dois blocos de países : o bloco capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e o bloco socialista (liderado pela União Soviética). Essa divisão do mundo em dois blocos é a chamada ORDEM BIPOLAR, que durou desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) até o ano de 1989, com a crise do socialismo.
2- Na chamada Ordem Bipolar, em que lado estava o Brasil?
RESPOSTA - O Brasil participou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Após a guerra o Brasil sempre esteve alinhado ao bloco capitalista. Na década de 1960 o Brasil passou por turbulências políticas e grupos extremistas tentaram tomar o poder, para implantar o regime comunista no Brasil. Esses grupos utilizaram a guerrilha armada, e foram brutalmente perseguidos pela Ditadura Militar que tomou o poder a partir de 1964. Atualmente o sistema econômico capitalista está plenamente consolidado no Brasil, ainda faltando ampliar a livre concorrência em alguns casos.
3- O que foi a Guerra Fria?
RESPOSTA - A Guerra Fria foi a disputa de poder travada pelas duas potências Estados Unidos da América e União Soviética, que tinham o objetivo de expandir seus sistemas econômicos no mundo. O nome Guerra Fria é porque a guerra direta entre esses dois países acabou não acontecendo. Mas, essas duas potências apoiaram conflitos armados em outros países (como em Cuba e Vietnã), sempre tentando conquistar outros territórios no mundo.
4- O período da Guerra Fria (1945 - 1990) ficou marcado pela corrida armamentista e pela corrida espacial. Explique o que isso significa.
RESPOSTA - Os Estados Unidos e a União Soviética investiam enormes somas de dinheiro na compra de armamentos, construção de bases militares e ampliação de seus exércitos, a fim de manterem seus territórios (países pertencentes ao seu bloco de poder) sempre fortificados e sob seus domínios.
Ao mesmo tempo, as duas potências investiam muito em propaganda, para provarem a supremacia do sistema econômico defendido por cada bloco (capitalista ou o bloco socialista). Essa propaganda costumava mostrar os desenvolvimentos tecnológicos de cada bloco de poder, principalmente sobre a conquista do espaço, a chamada Corrida Espacial. A União Soviética foi a primeira a colocar um satélite artificial (Sputnik 1) em órbita em torno da Terra. E os Estados Unidos fizeram muita propaganda quando o seu astronauta Neil Armstrong pisou pela primeira vez na Lua (1969). Veja abaixo, as imagens do satélite Sputnik 1, e do astronauta na Lua .
____________________________________________________________________
A ordem bipolar
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os aliados dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos. Criaram-se assim dois polos de influência: um capitalista e outro socialista.
De um lado estavam os Estados Unidos e os países que compartilhavam sistemas capitalistas; do outro lado encontravam-se a União Soviética e outros países que mantinham sistemas socialistas. Com isso, a ordem política mundial adquiriu um caráter bipolar. Veja a figura abaixo.
A Guerra Fria
Você aprendeu que a disputa entre os EUA e a URSS pela hegemonia mundial ficou conhecida como Guerra Fria - um dos períodos mais tensos do século XX. As duas superpotências forneciam armas convencionais a seus aliados, envolvidos em guerras locais, mas lançavam-se em uma corrida espacial e armamentista com armamento nuclear.
Os três mundos
Durante a Guerra Fria, era comum regionalizar o espaço mundial em "três mundos".
- Primeiro Mundo : formado por países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Reino Unido, França, etc.
- Segundo Mundo : formado pelos países socialistas, como China, União Soviética, Polônia, Hungria, etc.
- Terceiro Mundo : constituído por um conjunto muito heterogêneo de países subdesenvolvidos (pobres), como Brasil, Marrocos, Egito, etc.
Os três mundos
Durante a Guerra Fria, era comum regionalizar o espaço mundial em "três mundos".
- Primeiro Mundo : formado por países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Reino Unido, França, etc.
- Segundo Mundo : formado pelos países socialistas, como China, União Soviética, Polônia, Hungria, etc.
- Terceiro Mundo : constituído por um conjunto muito heterogêneo de países subdesenvolvidos (pobres), como Brasil, Marrocos, Egito, etc.
A Europa dividida
Em 1949, como consequência da bipolarização, os países da Europa alinharam-se nos dois blocos rivais : a Europa Ocidental capitalista, sob influência dos Estados Unidos, e a Europa Oriental socialista, sob influência da União Soviética.
Nesse mesmo ano, o território alemão, ainda ocupado pelos vencedores do conflito mundial, foi dividido entre dois novos Estados: a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, capitalista, e a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental, socialista.
O Muro de Berlim
O maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do Muro de Berlim, em 1961.
O muro foi erguido pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga de seus habitantes para o lado ocidental. Isso ocorreu porque, embora localizada dentro do território da Alemanha Oriental, a cidade de Berlim também estava dividida em duas: a parte oeste, controlada pela Alemanha capitalista, e a parte leste, capital do governo oriental socialista.
O fim do socialismo real e da Guerra Fria
A partir dos anos 1980, o mundo bipolarizado passou por uma série de transformações. Durante décadas, a URSS investira grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial e de armamentos, em prejuízo de outros setores da economia. Além disso, enviava grandes somas para sustentar a economia de outros países socialistas (como Cuba, por exemplo), o que acarretava grandes gastos ao tesouro público. Com isso, os soviéticos não conseguiram acompanhar as economias capitalistas no que diz respeito a investimentos em setores como indústrias de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura, enfrentando graves crises de abastecimento.
Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo soviético e iniciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, o que provocou grandes transformações no cenário geopolítico mundial: fim da Guerra Fria, queda dos regimes pró-soviéticos da Europa Oriental, formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI) - que reuniu quase todas as ex-repúblicas soviéticas e adotou o capitalismo como sistema econômico -, entre outras transformações.
Atualmente, só a Coreia do Norte, Cuba e a China Popular continuam a se proclamar socialistas, embora apresentem, especialmente no caso chinês, mudanças características do capitalismo.
RESPOSTA - Em 1949 teve início a bipolarização e os países da Europa alinharam-se em dois blocos rivais : bloco socialista e bloco capitalista. Os países do bloco socialista constituíram a chamada Europa Oriental e o bloco capitalista era a Europa Ocidental. A Europa Oriental estava alinhada com a União Soviética e a Europa Ocidental estava sob influência dos Estados Unidos da América.
2- Quais foram as consequências da derrota imposta à Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial, sob ponto de vista da sua soberania e territorialidade?
RESPOSTA - A Alemanha foi dividida em dois novos Estados ainda no ano de 1949, após a derrota na Segunda Guerra Mundial. A República Federal da Alemanha (RFA), também chamada de Alemanha Ocidental foi ocupada por tropas dos Estados Unidos, e organizada sob o sistema capitalista. Já a República Democrática Alemã (RDA), também chamada de Alemanha Oriental, foi organizada sob a influência da União Soviética, e, portanto, com regime socialista. Essas " duas Alemanhas " foram, posteriormente, divididas por um muro, o Muro de Berlim.
3- Comente sobre o Muro de Berlim.
RESPOSTA - O maior símbolo da bipolaridade, da divisão do mundo em dois polos de poder, o bloco capitalista e o bloco socialista, foi o Muro de Berlim, erguido em 1961. O Muro de Berlim foi construído pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga de seus habitantes para a Alemanha Ocidental. O Muro de Berlim também separou a cidade de Berlim em duas partes : a parte oeste, controlada pela Alemanha capitalista e a parte leste , capital do governo oriental socialista.
4- Explique sobre o Fim da Guerra Fria que se confunde com a Crise do Socialismo no mundo.
RESPOSTA - A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas investia enormes somas dos seus recursos na indústria espacial e de armamentos, em detrimento de outros setores da sua economia. Não bastasse isso, a União Soviética também enviava enormes somas de dinheiro para apoiar outros países socialistas, como Cuba. Em consequência disso, o povo soviético era privado da mesma qualidade de vida que os povos capitalistas desfrutavam. A partir da década de 1980, o padrão de vida dos países socialistas foi piorando . Os países socialistas não conseguiram acompanhar as economias capitalistas, sob o enfoque de investimentos na indústria de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura. A população dos países socialistas começou a enfrentar graves crises de abastecimento, como filas para comprar carne e outros produtos de necessidades básicas.
A partir de 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o poder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e começou a iniciar a abertura do sistema político (glasnost) e a sua reestruturação econômica (peristroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e acabaram por promover a crise do socialismo, e a sua dissolução. Isso acarretou o Fim da Guerra Fria e a formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que reuniu quase todas as ex-repúblicas socialistas soviéticas e aderiu ao capitalismo.
Hoje em dia, o capitalismo é o sistema econômico de quase todos os cerca de 200 países do mundo, com exceção de Cuba, Coréia do Norte e China, que ainda continuam a se proclamar socialistas. Mas, a China possui mais características do capitalismo do que do socialismo.
Queridos alunos e leitores, os exercícios, abaixo, acompanham o desenvolvimento dos conteúdos do livro Projeto Araribá Geografia Crítica, 8º ano, edição 2010.
O importante é entender e não apenas decorar. Quando você decora, ou memoriza, sem ter entendido, vai esquecer em pouco tempo.
Portanto, caso fique alguma dúvida, leia novamente o exercício, converse com os colegas e professor. Ao final dos exercícios estão as respostas. Divirtam-se !
1 - O que significa regionalização do espaço mundial?
____________________________________________________________________________________________________________
2- Após a Segunda Guerra Mundial o espaço mundial fica dividido em dois sistemas opostos de poder. Quais são eles?
___________________________________________________________________________________________________________
3- Explique de que maneira o mundo ficou dividido em dois blocos de poder, após a Segunda Guerra Mundial.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas firmaram-se como os Estados (países) mais poderosos do mundo, tanto em termos econômicos quanto em termos militares. Essas potências (países muito poderosos) eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos. Quais são esses sistemas?
____________________________________________________________________________________________________________
5- O que significam os blocos socialista e capitalista?
____________________________________________________________________________________________________________
6- Como ficou conhecida a disputa de poder entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas?
____________________________________________________________________________________________________________
7- A Guerra Fria durou até quando? Por que ela terminou?
____________________________________________________________________________________________________________
RESPOSTAS
1- A geografia é a ciência que estuda a superfície terrestre e as interações do homem com o meio ambiente. O espaço geográfico, que se refere à presença humana alterando e interagindo com a natureza, é muito amplo, e portanto, é comum dividir essa imensidão do espaço (parte da superfície terrestre) em regiões, ou porções menores, com determinadas características. Quando você vai estudar o corpo humano, por exemplo, vai perceber que é comum dividi-lo em partes, como a cabeça, tronco e membros, ou vai estudar o sistema respiratório, ou circular, e assim por diante.
Outro exemplo, podemos dividir a superfície terrestre, ou regionalizar a superfície terrestre, em oceanos e continentes : os oceanos são as porções, ou regiões da superfície terrestre, cobertas por água de algum oceano; os continentes são as porções da superfície terrestre que estão acima dos oceanos, são as chamadas terras firmes.
RESPOSTA : A regionalização do espaço mundial significa a sua divisão em regiões que possuem características semelhantes, a partir de algum critério ou estudo específico.
2- RESPOSTA: Após a Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939 e terminou no ano de 1945, portanto no século XX, o mundo ficou dividido (o mesmo que regionalizado) em países capitalistas e países socialistas.
3- RESPOSTA: A Segunda Guerra Mundial envolveu quase todos os países do mundo, e deixou a Europa arrasada. As cidades da Europa foram destruídas pelos bombardeios frequentes. Estima-se que tenham morrido cerca de 50 milhões de pessoas na segunda Guerra Mundial. Um país que chegou a ruína foi o Japão, que teve duas cidades destruídas por bombas atômicas : Hiroshima e Nagasaki.
Portanto, até mesmo países vencedores, como o Reino Unido sofreram imensamente com a Segunda Guerra Mundial. Mas, os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia) saíram da guerra com melhor situação econômica. Dessa forma, os países do mundo foram divididos em dois blocos de poder : o bloco socialista, liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas); e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.
4- RESPOSTA: Sistema capitalista (EUA) e sistema socialista (URSS) .
5- RESPOSTA: A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas liderava o bloco dos países socialistas, que defendiam que o país fosse governado segundo rígido plano econômico que desse a toda a população iguais condições, com moradia, saúde e educação, garantidas pelo governo. Então, simplificando, num país socialista não era importante votar ou escolher um presidente, mas sim pensar em condições de igualdade para todos. Num país socialista cada pessoa tinha sua casa, recebia educação, mas não tinha liberdade de escolher sua própria profissão.
Os Estados Unidos da América liderava o bloco dos países capitalistas, que defendiam a liberdade individual e o direito a escolher o presidente, as autoridades do governo. Para o capitalismo a maior importância é o direito à propriedade privada, o direito de escolher seu próprio caminho, um sistema de governo em que qualquer pessoa pode ficar rica desenvolvendo seu próprio negócio.
6- RESPOSTA: Essa disputa de poder, entre os dois blocos de países socialistas e capitalistas ficou conhecida como Guerra Fria. Esse nome Guerra Fria aconteceu já que as duas potências mundiais (EUA e URSS) nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre eles só ocorreu no campo diplomático, principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões e países, como as guerras do Vietnã, da Coeria e do Afeganistão.
7- RESPOSTA: A Guerra Fria vai desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a fragmentação ou dissolução do bloco de países socialistas, que tem na Queda do Muro de Berlim o seu acontecimento marcante. A Guerra Fria vai do ano de 1950 até 1989.
A Guerra Fria chegou ao fim porque a partir dos anos 1980 o mundo bipolarizado (dois blocos de poder) passou por uma série de transformações. Durante décadas, a URSS investira grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial e de armamentos, em prejuízo de outros setores da economia. Além disso, enviava grandes somas de dinheiro para sustentar a economia de outros países socialistas (como Cuba, por exemplo), o que acarretava grandes gastos ao tesouro público. Com isso, os soviéticos não conseguiram acompanhar as economias capitalistas no que diz respeito a investimentos em setores como indústrias de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura, enfrentando graves crises de abastecimento.
Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo soviético e iniciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, o que provocou o fim da Guerra Fria.
Foto acima: queda do Muro de Berlim (tirado da internet, sem autoria informada).
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial