GEOGRAFIA sobre CLIMA
Pessoal, existe questão mais horrível do que essas de "comente" ou "explique" ou ainda "explique com suas próprias palavras"? Isso complica muito não? Mas, se você quer realmente aprender os conteúdos, e não apenas decorá-los, então esse tipo de questão tem que ser amada, querida, tem que ser o seu ideal de questão, o tipo que você almeja!
Para explicar ou comentar algo é preciso entender os fenômenos e processos, além de simplesmente memorizar informações ou dados. Para ENTENDER é fundamental o hábito de LER! Queridos, a vida lá fora é dura, então aproveitem seu tempo de estudo para realmente aprender! A capacidade de explicar algo te faz aprender de verdade, faz desenvolver sua inteligência e aumenta sua segurança emocional!
A questão abaixo é um bom exemplo para você realmente aprender sobre o clima. Ao entender, você vai conseguir resolver muitas outras questões sobre esse assunto. Leia tudo com muita atenção, e sempre cobre, de seus professores de Geografia, o seu direito à consulta aos mapas, isso é super importante, pois nem o próprio professor tem que decorar os mapas, quanto menos os alunos.
Vamos lá? Força na mente que você é inteligente!
O clima é o conjunto de características de temperatura, umidade, pressão atmosférica, ventos e precipitações (chuva, granizo e neve) que ocorrem em determinada região e em determinado período de tempo. As características desses elementos que, em conjunto, definem o clima de determinada região são medidas por diversos instrumentos e sistematizadas em cálculos, fórmulas e estatísticas matemáticas.
A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) define que o período de tempo necessário para reunir as medidas dos elementos que em conjunto padronizam o clima, de determinada região, é de 30 anos.
Os climas podem ser classificados de várias maneiras. Levando em consideração a temperatura, por exemplo, é possível reuni-los em quatro tipos:
clima polar : temperatura média anual abaixo de -10 graus Celsius;
clima frio: temperatura média anual até 10 °C;
clima temperado: temperatura média anual por volta de 20 °C;
clima quente: temperatura média do mês mais frio acima de 18 °C.
Também podemos agrupar os climas segundo a umidade, ou quantidade de chuvas (precipitações). Nesse caso, teremos :
clima árido: quantidade de chuvas abaixo de 250 milímetros (mm) por ano;
clima semiárido: entre 250 mm e 499 mm anuais;
clima sub-úmido: entre 500 mm e 1.499 mm anuais;
clima úmido: entre 1.500 mm e 2.500 mm anuais;
clima muito úmido: acima de 2.500 mm anuais.
Convém observar o fato de que as zonas climáticas (intertropical, temperada do norte, temperada do sul, polar Ártica e polar Antártica) são originadas pelo fator latitude. Mas, as zonas climáticas não refletem exatamente a diversidade de situações que podem ser encontradas em cada uma das grandes faixas do globo. É possível encontrar muitas variações ao longo da mesma zona climática. Isso acontece porque as diferenças existentes entre os climas das muitas regiões do planeta não estão sujeitas apenas às diferentes intensidades de calor que a terra recebe do Sol, pelo seu formato arredondado (nas proximidades da Linha do Equador a intensidade de calor é maior do que nas regiões próximas aos polos da Terra), ou devido à órbita terrestre em seu eixo inclinado ao redor do Sol (fenômeno responsável pelas estações do ano).
A Terra, como sabemos, não é uma superfície lisa nem homogênea e, além do mais, está envolta por uma grande camada de ar, a atmosfera, com espessura e composição variáveis.
Variações nas altitudes do terreno, proximidades das fontes de umidade, especialmente os grandes oceanos, formato e condições das massas continentais, entre outros, são fatores que temos que levar em conta na hora de explicar a diversidade de climas presente em cada grande zona climática.
Altitudes elevadas, por exemplo, na zona climática intertropical, nas proximidades da Linha do Equador, condicionam temperaturas frias. Isso acontece no cume do Monte Kilimanjaro (imagem abaixo), no Quênia, no continente africano, que durante todo o ano apresenta-se coberto por neve (neve eterna), mesmo situando-se na zona climática intertropical.
As diferenças de temperatura das regiões do planeta se transferem para as camadas, ou massas, de ar e para as massas de água, que , em grande parte por causa disso, não cessam de se movimentar por todo o planeta Terra. Ao se movimentarem, as massas de ar e água adquirem as características dos lugares por onde passam. Ao mesmo tempo, influenciam esses lugares com as condições trazidas dos outros. A circulação atmosférica e marítima são dois importantes fatores influenciadores, ou modificadores, do clima, especialmente determinando comportamentos médios de temperatura e de precipitação.
Comente sobre os tipos de clima da Europa
Acima temos um mapa-múndi com a distribuição dos climas na Terra, que nos permite analisar a localização da Europa e perceber que se encontra em zonas climáticas temperadas do norte, em sua maior porção, e também com pequena parte na zona polar norte, ou polar Ártica. Outra questão é o litoral bastante recortado, tanto ao sul, quanto ao oeste e ao norte, o que ocasiona a influência climática da maritimidade.
A Europa pode ser dividida em três grandes regiões europeias com características climáticas e formações florestais bem definidas:
Europa do norte – nas latitudes superiores a 60° Norte predominam os climas frio e polar, onde encontramos a Floresta Boreal (Taiga) e a Tundra .
Europa das planícies – destaca-se o clima temperado oceânico (temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano) e temperado continental (mais seco que o oceânico e apresenta grandes variações de temperatura). A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região ocorrem o clima semi-árido e as Pradarias.
Europa do sul - as terras voltadas para o Mar Mediterrâneo apresentam as médias térmicas mais altas da Europa, com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Nessa região encontra-se a Vegetação Mediterrânea , que possui formações arbustivas e arbóreas (árvores).
Entre os fatores que influenciam o clima da Europa estão: latitude, altitude, correntes marítimas e a maritimidade .
* Destaque - O que é maritimidade? Os continentes se aquecem e se resfriam mais rapidamente que os oceanos. Portanto, a maritimidade é a influência da proximidade do mar no clima de uma região. A maritimidade explica as temperaturas amenas (temperaturas suaves, agradáveis) nas áreas litorâneas da Europa, mesmo em altas latitudes, assim como a presença de solos mais úmidos. Essas condições naturais facilitaram o povoamento e o desenvolvimento de atividades econômicas no continente europeu. A proximidade em relação ao mar também foi importante para a difusão da cultura e da economia europeias, por meio da navegação .
---------------------------------------------------
1- Qual é a característica marcante do clima tropical?
RESPOSTA - A característica marcante do clima tropical é que ele apresenta duas estações bem definidas: verão quente e chuvoso; inverno seco com temperatura amenas.
2- Como se apresentam as temperaturas médias anuais do clima tropical?
RESPOSTA - As temperaturas médias anuais do clima tropical são superiores a 18 °C.
3- Complete o texto abaixo com as palavras corretas. Digite as palavras nas lacunas (retângulos). Ao final, compare com as respostas, destacadas em vermelho.
Quanto à umidade, a imensa região do Brasil onde há a predominância do clima tropical pode ser dividida em áreas diferentes:
Resposta - quatro .
4- Cite as principais características do clima subtropical.
RESPOSTA - O clima subtropical apresenta duas estações do ano bem caracterizadas : verão quente e inverno rigoroso, quando podem ocorrer geadas ou neve. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, e as temperaturas médias anuais quase sempre ficam abaixo de 18 °C.
Exercício de Geografia para Ensino Fundamental : Clima Tropical : Clima Subtropical : Clima Tropical de Altitude : Clima Tropical Litorâneo
---------------------------------------------------------------------
Encontram-se na África os climas temperado, semiárido, equatorial, desértico, tropical e mediterrâneo . Abaixo, no mapa, as regiões dominantes de cada vegetção, associada ao tipo de clima .
Breve revisão sobre clima
No mundo há uma grande diversidade de climas por causa de vários fatores : como as diferentes quantidade de calor que cada região da Terra recebe do Sol, pressão, umidade, temperatura das massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade e vegetação .
Tipos de Clima
Clima Equatorial: esse clima é encontrado em regiões localizadas nas proximidades da Linha do Equador. Com temperatura média anual superior a 25ºC, é caracterizado por períodos quentes e chuvosos durante quase todo o ano. Caracterizado pela alta pluviosidade (superior 2 000 mm de precipitação total anual ). Lembre-se : 100 mm de chuva significam 100 litros de chuva para cada metro quadrado
Clima Tropical apresenta duas estações bem definidas : verão quente e chuvoso , inverno com temperaturas amenas e seco. O inverno é marcado por temperaturas médias acima dos 20ºC, com períodos de seca, e verão com temperatura média superior a 25ºC, com período de chuvas abundantes.
Clima Subtropical: o verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC. Portanto seu verão é quente e o inverno é rigoroso.
Clima Desértico: possui temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC. É caracterizado por ser bastante seco, e pela pequena quantidade de chuvas, e a grande amplitude térmica (amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura no período de um dia) .
Clima Temperado: presente nas regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares. Possui boa definição das estações do ano, com temperatutras entre -3º e 18 °C .
Clima Mediterrâneo: com verão quente e seco e inverno chuvoso. Ocorre na Europa Meridional, no norte da África, no sudoeste da Austrália, na Califórnia, no extremo noroeste da África do Sul e no centro do Chile.
Clima Frio: Possui temperaturas médias negativas pelo fato do inverno ser mais longo e rigoroso com intensa precipitação de neve. O verão ocorre em um período curto de forma amena.
Clima de Montanhas: possui temperatura variável de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor é a temperatura . Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo.
Clima Polar: possui temperaturas abaixo de zero grau constantes. O inverno é longo, o verão muito seco e curto. As precipitações caem em forma de neve em todas as estações do ano.
Clima semi-árido: Possui temperatura elevada com baixa umidade atmosférica. Na classificação mundial do clima, o clima semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 300 mm e 800 mm ao ano (ou seja: 100 mm de chuva significam 100 litros de chuva para cada metro quadrado).
-------------------------------------------------------------
O professor de Geografia Ricardo, da Hexag Vestibulares, fez esse vídeo curtinho que ensina as noções de clima. Abaixo, uma transcrição do que ele comenta nesse vídeo.
Vídeo Aula Clima do Professor Ricardo, do Curso Hexag, sobre Elementos do Clima Fatores Climáticos e Zonas Climáticas
" Oi pessoal, eu sou o professor Ricardo, um dos professores de Geografia do Curso Hexag, e hoje estou aqui para falar com vocês sobre um dos temas que mais caem no vestibular por esse Brasil afora, que é o tema CLIMA.Está na moda falar de clima, sobre as mudanças climáticas que podem ou não estar acontecendo a nível global, e também por conta da importância que o clima tem na organização da nossa vida, seja vida pessoal, ou sobre as consequências do clima na vida econômica, de um país de uma região ou do mundo, e por conta de tudo isso, clima é um tema bastante recorrente. Então vamos conversar um pouquinho sobre esse tema com vocês. E vejam só, quando a gente aborda clima, precisamos entender que o clima é composto por elementos, dessa forma que a gente irá interagir com o clima em nossas vidas.
Os elementos do clima são: temperatura, umidade, pressão, vento e pluviosidade. Agora, uma outra coisa muito importante, é que todos esses elementos podem variar de acordo com o lugar do mundo que estejamos estudando. Afinal de contas a temperatura, no Brasil, não é a mesma que a temperatura na Europa, ou não é a mesma que a temperatura da Antártida, e no Brasil, também, temos uma série de diferenças de temperatura de umidade, de qualquer um dos elementos climáticos. Entender porque esses elementos variam em qualquer lugar do mundo, ou dentro do país em você mora, não é?, quando a gente começa a estudar isso a gente está falando dos fatores do clima. Há uma série de fatores que vão determinar essas variações de temperatura, de umidade, de pressão, etc., que são, por exemplo, a latitude, a altitude, maritimidade, continentalidade, corentes marítimas, massas de ar, a vegetação, o relevo.
Hoje, agora, vamos abordar um dos fatores que provocam, que trazem impactos sobre os elementos do clima, que o fator latitude! E o que vem a ser a latitude? Latitude é uma medida, ela indica a distância angular de um ponto à Linha do Equador. O que é uma distância angular? É porque ela é medida em graus, não em metros ou quilômetros. Ela indica quantos graus uma dada localidade está em relação à Linha do Equador.
Vejam vocês, se eu digo que latitude é um fator de clima e que latitude é distância da Linha do Equador, portanto é fácil de deduzir que para saber se estamos perto ou longe da linha do Equador é bastante importante para entender o clima de um lugar. Qual seria essa interferência? Simples, a região da Linha do Equador é a que mais recebe incidência solar ao longo do ano. Consequentemente, é nessa região da Linha do Equador que teremos as maiores temperaturas, as maiores médias térmicas do nosso planeta. Por que é que isso acontece? Isso é derivado do fato de a Terra em relação so Sol se encontrar em uma posição inclinada. Por conta dessa inclinação que é de 23º graus que teremos toda essa área que vai da linha do Equador até os paralelos de 23º, que sejam áreas que recebam bastante energia solar ao longo do ano. Os raios do Sol, entre os dois Trópicos (Câncer e Capricórnio) incidem de forma perpendicular, fazendo com que chegue maior quantidade de calor por área. Toda essa área compreendida entre o Trópico de Câncer (23º Norte) e o Trópico de Capricórnio (23º Sul) é a chamada Zona Intertropical, também conhecida por área de baixa latitude. Posteriormente, teremos essa outra região que vai de 23º graus até 66º graus (Sul), até o Círculo Polar Antártico, teremos a Zona Temperada do Sul. Entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar do Ártico, teremos a Zona Temperada do Norte. Acima de 66º graus e até 90º graus de latitude, ao sul e ao norte, nós temos as Zonas Polares, também conhecidas como áreas de alta latitude.
Qual é a característica de cada uma dessas zonas climáticas? No caso da Zona Tropical teremos o predomínio do calor, a maior parte dos lugares dessa região, dessa zona climática, vai apresentar médias térmicas bastante elevadas ao longo do ano, salvo se a altitude for elevada, ou seja, com exceção de lugares altos.
A principal característica das áreas temperadas é que as quatro estações do ano são bem definidas. As áreas polares acontece o contrário das áreas tropicais, em vez de muito calor elas são bastante frias, mesmo no verão dificilmente a temperatura irá passar de 5º Celsius. E as zonas temperadas, como já vimos, terão quatro estações do ano bem definidas, com verões quentes e invernos mais frios. muito obrigado, por hoje é só, e até a próxima! "
------------------------------------------------------------------------
Complete os textos abaixo com as palavras corretas ! Depois de algum parágrafo você pode conferir a resposta, o preenchimento correto das lacunas. Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.
O importante é entender. Para o bom entendimento da Geografia é necessário ter uma boa interpretação dos textos . É nesse quesito que esse tipo de exercício pretende auxiliar, além de tornar a leitura um pouco mais divertida e atrativa.
Os textos foram transcritos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
" Os tipos de clima do Brasil
De acordo com a atuação das massas de __________ , verificamos a existência de __________ tipos de clima no Brasil: equatorial úmido, litorâneo úmido, tropical continental, tropical semiárido, tropical de altitude e __________ úmido. Vamos conhecer cada um deles a seguir. (*)
RESPOSTA - ar ; seis ; subtropical .
Clima equatorial úmido. Abrange principalmente a área da __________ brasileira. É dominado pela massa equatorial continental (mEc) praticamente em toda a sua extensão e durante o ano todo. Apenas na porção __________ da Amazônia há alguma influência da massa equatorial atlântica (mEa). Algumas vezes, no inverno, a frente fria atinge o sul e o sudeste dessa região, ocasionando uma __________ da temperatura denominada "friagem". Embora as massas de ar __________ , em geral, sejam normalmente secas, a mEc é úmida por localizar-se __________ a Amazônia, que, além de fornecer umidade para essa massa de ar pela __________ dos vegetais, tem em seu território a mais rica bacia hidrográfica do planeta, com inúmeros rios caudalosos. (*)
RESPOSTA - Amazônia ; litorânea ; queda ; continentais ; sobre ; evapotranspiração .
Trata-se, portanto, de um clima quente e __________ . As médias térmicas mensais variam de 25 °C a 28 °C, ocorrendo baixa amplitude térmica __________ (diferença entre a média mensal mais quente e a mais fria). O resfriamento no inverno é pequeno. As médias pluviométricas são altas (de 1500 a 2500 mm por ano) e a estação seca é normalmente __________ (poucos meses ao ano, ou nenhum em alguns lugares).
Como se trata de uma calmaria, causada pelo encontro dos alísios do hemisfério norte com os do hemisfério sul, as precipitações que aí ocorrem são, em sua maioria, chuvas de __________ , ou seja, resultantes do movimento ascendente do ar quente carregado de __________ que provoca a condensação do vapor de água da atmosfera ao encontrar temperaturas baixas nas __________ mais elevadas. (*)
RESPOSTA - úmido ; anual ; curta ; convecção ; umidade ; altitudes .
Clima litorâneo úmido. Influenciado pela massa __________ atlântica (mTa), abrange a porção do território brasileiro próxima ao __________ , desde o Rio Grande do Norte até a parte __________ do estado de São Paulo. No inverno, um avanço da massa polar atlântica ( mPa) na forma de frente fria desloca a mTa e passa predominar durante dias ou semanas nessa área (principalmente no __________ ).
Notam-se nesse clima duas __________ principais: o verão, normalmente mais chuvoso (com exceção do litoral nordestino, onde chove mais no __________ , por causa da influência da mEa), e o inverno, período menos chuvoso. As médias térmicas são __________ e os índices pluviométricos também. É um clima quente e úmido, embora apresente maior diferença entre as duas estações do ano, ao contrário do clima da __________ , em que quase não há diferença . (*)
RESPOSTA - tropical ; litoral ; setentrional ; Sul ; estações ; inverno ; elevadas ; Amazônia .
Ao contrário do clima equatorial da __________ (zona de calmaria causada pelo encontro dos alísios), o clima __________ caracteriza-se pela grande circulação de ar, tanto pela penetração da frente fria (S para Norte) quanto, principalmente, pela penetração do ar __________ (L para O), que, ao encontrar as áreas montanhosas (serra do Mar, chapada Diamantina e chapada da Borborema), ocasiona as chuvas de __________ , chamadas de orográficas.
Esse tipo de chuva ocorre quando o ar úmido em movimento encontra uma área __________ e é obrigada a elevar-se, ocasionando resfriamento, condensação e __________ . Em Itapanhaú (São Paulo), próximo à Serra do Mar, registrou-se o maior índice de pluviosidade no Brasil (4514 mm / ano), marcado por intensas chuvas orográficas. As médias __________ desse clima situam-se entre 1500 e 2000 mm / ano. Portanto, é um clima menos úmido do que o equatorial. (*)
RESPOSTA - Amazônia ; tropical ; oceânico ; relevo ; montanhosa ; precipitações ; pluviométricas .
Clima tropical continental. Abrange Minas Gerais, Goiás, parte de São Paulo, Mato __________ do Sul, parte do Mato Grosso, trechos da Bahia, do Maranhão, do Piauí e do __________ . É um clima tropical típico, ou seja, quente e semiúmido, com uma __________ chuvosa (o verão) e outra seca (o inverno).
Durante o verão, esse clima é dominado pela massa __________ continental (mEc), que provoca chuvas frequentes. No inverno, há um recuo da mEc, que se limita à Amazônia, e ocorre a penetração da massa tropical atlântica (mTa), que já perdeu a __________ na faixa litorânea e nas áreas montanhosas. Às vezes, há também penetração da frente __________ , que provoca uma ligeira redução da temperatura e um período de chuvas escassas. As médias térmicas situam-se entre 20 °C e 28 °C, e a pluviosidade em torno de 1500 mm/ano. (*)
RESPOSTA - Grosso ; Ceará ; estação ; equatorial ; umidade ; polar .
Clima tropical semiárido. Abrange a região conhecida como Sertão do __________ . É um tipo de clima quente e seco, com médias anuais de __________ geralmente inferiores a 1000 mm - a menor média do Brasil foi registrada em Cabaceiras, na Paraíba: 278 mm/ano. Além disso, as chuvas concentram-se num período curto, geralmente três meses ao ano. Às vezes, esse período é ainda menor ou simplesmente não ocorre durante um ano ou mais, o que ocasiona as conhecidas __________ regionais. Esse baixo e regular índice __________ pode ser explicado pela situação da região em relação à circulação das massas de ar pelo seu relevo. (*)
RESPOSTA - Nordeste ; pluviosidade ; secas ; pluviométrico .
O Sertão nordestino é um local de encontro de quatro sistemas atmosféricos oriundos das __________ de ar mEc, mTa, mEa e mPa. As poucas chuvas que aí ocorrem se devem à influência da mEc no __________ , que ao aproximar-se dessa área, vai se tornando menos úmida do que no seu centro de origem (Amazônia ocidental).
No inverno, ocorre a influência da mTa e dos __________ oriundos da mEa e, às vazes, a penetração da frente fria. Mas essas correntes de ar já chegam secas à região, pois perderam a umidade com as chuvas nas áreas litorâneas e nas chapadas do Nordeste (Diamantina e Borborema).
Em alguns locais de maior altitude (denominados brejos), a frente __________ costuma provocar chuvas de relevo durante o inverno. Aos poucos, esses locais constituem verdadeiras ilhas __________ , no meio da caatinga (vegetação regional). (*)
RESPOSTA - massas ; verão ; alísios ; fria ; verdes .
Clima tropical de altitude. Clima das áreas de maior __________ da região Sudeste. É influenciado pela massa tropical __________ (mTa), que é úmida. Com verões menos quentes e invernos mais __________ do que o clima tropical continental, apresenta índice pluviométrico acima de 1700 mm. No inverno registram-se baixas temperaturas e ocorrem __________ , devido à atuação da massa polar atlântica (mPa). (*)
RESPOSTA - altitude ; atlântica ; frios ; geadas .
Clima subtropical úmido. Abrange o Brasil __________ , isto é, a porção do território brasileiro localizada ao sul do trópico de __________ . Predomina a mTa, que provoca chuvas abundantes, principalmente no __________ . No inverno, é frequente a penetração da frente polar, que dá origem a chuvas frontais - precipitações resultantes do encontro da massa de ar quente com a massa de ar __________ , quando ocorre grande condensação do vapor de água atmosférico. O índice médio anual de pluviosidade é elevado (superior a 1500 mm) e as __________ são bem distribuídas durante o ano, inexistindo uma estação seca.
É o tipo de clima que, ao contrário dos demais climas do Brasil - todos __________ - , pode ser classificado como mesotérmico, isto é, de temperaturas médias (a média do mês mais frio é inferior a 18 °C). A amplitude térmica anual é __________ , a maior dos climas brasileiros. Existe, assim, uma sensível diferença entre verão (bem quente) e inverno (frio, às vezes com geadas e até neve em alguns locais). Nesse tipo de clima, começamos a perceber mais nitidamente um esboço de primavera e __________ , estações que, na prática, não existem na maior parte do território brasileiro, o que caracteriza uma transição para o clima temperado (existente no Uruguai e na Argentina). (*)
RESPOSTA - meridional ; Capricórnio ; verão ; fria ; chuvas ; quentes ; elevada ; outono .
------------------------------------------------------------------------
Leia o pequeno texto abaixo e depois responda às perguntas. Após cada pergunta, verifique a resposta. Boa leitura e bom exercício!
Fonte do texto : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007
"
O Clima
O clima é um dos elementos naturais determinantes na formação das diferentes paisagens da Terra. Ele é fundamental para as sociedades humanas, influenciando, por exemplo, a escolha dos lugares para viver e dos cultivos, os costumes, a alimentação e o modo de vestir.
As características que definem o clima são as mesmas que definem o tempo, com a diferença de que o clima não é determinado a cada momento. Como já estudamos, são necessários muitos anos de medições, observações e estudos das características do tempo de um lugar para definir seu clima.
Os climas podem ser classificados de várias maneiras. Levando em consideração a temperatura, por exemplo, é possível reuni-los em quatro tipos:
clima polar : temperatura média anual abaixo de -10 graus Celsius;
clima frio: temperatura média anual até 10 °C;
clima temperado: temperatura média anual por volta de 20 °C;
clima quente: temperatura média do mês mais frio acima de 18 °C.
Também podemos agrupar os climas segundo a umidade, ou quantidade de chuvas (precipitações). Nesse caso, teremos :
clima árido: quantidade de chuvas abaixo de 250 milímetros (mm) por ano;
clima semiárido: entre 250 mm e 499 mm anuais;
clima sub-úmido: entre 500 mm e 1.499 mm anuais;
clima úmido: entre 1.500 mm e 2.500 mm anuais;
clima muito úmido: acima de 2.500 mm anuais.
"
Perguntas com Respostas sobre o texto
1- O texto diz que o clima é um fator determinante na formação das paisagens.
Nas proximidades da Linha do Equador, qual tipo de formação vegetal costuma desenvolver-se na Terra ?
RESPOSTA - Nas terras localizadas nas proximidades da Linha do Equador as florestas equatoriais costumam desenvolver-se, devido ao clima quente e muito úmido.
2- Ainda sobre a influência do clima nas formação das diferentes paisagens da Terra, qual tipo de cor predomina nos polos da Terra, além do azul dos oceanos ? Por quê ?
RESPOSTA - A cor predominante, além do azul dos oceanos, nos polos da Terra, Polo Norte e Polo Sul, é a cor branca. Porque nos polos o frio é intenso, fazendo com que ocorram constantes precipitações de neve, causando a formação das geleiras.
3- Dê dois exemplos de paisagens da Terra em que a ocupação humana é muito pequena, por causa das condições climáticas extremas.
RESPOSTA - 1- Altas montanhas geladas (frio extremo) ; 2 - Desertos (calor extremo) .
4- Já observou alguém estendendo o braço, com a palma da mão virada para cima, para perceber se está chovendo ? Claro que sim !
Quando alguém faz isso: ele está verificando o clima ou a condição do tempo ?
RESPOSTA - Quando alguém estende o braço, com a palma da mão virada para cima, ele está verificando a condição do tempo, no caso se está chovendo ou não.
O tempo é a verificação das condições atmosféricas em determinado momento. Ao passo que o clima é a caracterização das condições atmosféricas ao longo de grande período de tempo, cerca de 30 anos.
5- Quando citamos os climas polar, frio, temperado ou quente, estamos levando em conta qual elemento de classificação do clima ?
RESPOSTA - Quando citamos os climas polar, frio, temperado ou quente, estamos levando em conta a temperatura, como elemento de classificação do clima.
6- Se levarmos em conta a umidade, qual seria o agrupamento dos tipos de clima ?
RESPOSTA - Levando em conta a umidade, ou a quantidade de chuva (precipitação), o agrupamento dos tipos de clima seria : clima árido, semiárido, sub-úmido, úmido e muito úmido.
7- Para medir a quantidade de chuva utiliza-se a unidade chamada mm (milímetro). De acordo com o texto, uma região muito úmida recebe quantos milímetros de chuva ao ano ?
RESPOSTA - Uma região onde o clima é muito úmido recebe mais de 2.500 mm (milímetros) de chuva anuais.
8- Se você está um pouco confuso pela utilização da unidade mm (milímetro) para medir a quantidade de chuva, saiba que isso é normal. Todos sabemos que utilizamos a unidade milímetro (mm) para medir o comprimento, e que um centímetro é igual a 10 mm.
Explique como é medida a quantidade de chuva em milímetros .
RESPOSTA - A quantidade de chuvas, chamada de índice pluviométrico, é medida por um equipamento chamado de pluviômetro. Qualquer um pode fazer um pluviômetro simples, utilizando uma garrafa PET cortada ao meio. Quando colocada com a base para baixo, a água da chuva vai encher a garrafa, possibilitando, assim, a medição da quantidade de chuva que caiu. Veja na imagem abaixo.
Quando o serviço de meteorologia diz que a chuva que caiu foi de 100 mm (milímetros), isso significa que em uma área de 1 metro quadrado (1 m²) a quantidade de água atingiu a altura de 100 milímetros. Então o volume de água equivalente é de 0,1 m³ .
Lembre que : Volume = (área da base) x altura ; V = 1 (m²) x 0,1 (m) = 0,1 m3
Então a chuva de 100 mm equivale a quantidade de 100 litros de água de chuva (em um metro quadrado) .
9 - Qual é a ciência responsável pela previsão do tempo?
RESPOSTA - A ciência responsável pela previsão do tempo é a meteorologia.
A meteorologia (do grego meteoros, que significa elevado no ar, e logos, que significa estudo) é a ciência que estuda a atmosfera terrestre. Seu foco de estudo mais tradicional e conhecido é a previsão do tempo. Para isso é necessário a medição e análise constante das condições atmosféricas, como: temperatura do ar; umidade do ar; pressão atmosférica; velocidade e direção dos ventos; os tipos e quantidades de precipitação (chuva ou queda de neve); os tipos e a quantidade das nuvens; etc.
--------------------------------------------------------------
O clima é um dos elementos naturais determinantes na formação das diferentes paisagens da Terra. Ele é fundamental para as sociedades humanas, influenciando, por exemplo, a escolha dos lugares para viver e dos cultivos, os costumes, a alimentação e o modo de vestir.
As características que definem o clima são as mesmas que definem o tempo, com a diferença de que o clima não é determinado a cada momento. Como já estudamos, são necessários muitos anos de medições, observações e estudos das características do tempo de um lugar para definir seu clima.
Os climas podem ser classificados de várias maneiras. Levando em consideração a temperatura, por exemplo, é possível reuni-los em quatro tipos:
clima polar: temperatura média anual abaixo de -10 graus Celsius;
clima frio: temperatura média anual até 10 °C;
clima temperado: temperatura média anual por volta de 20 °C;
clima quente: temperatura média do mês mais frio acima de 18 °C.
Também podemos agrupar os climas segundo a umidade, ou quantidade de chuvas (precipitações). Nesse caso, teremos :
clima árido: quantidade de chuvas abaixo de 250 milímetros (mm) por ano;
clima semiárido: entre 250 mm e 499 mm anuais;
clima sub-úmido: entre 500 mm e 1.499 mm anuais;
clima úmido: entre 1.500 mm e 2.500 mm anuais;
clima muito úmido: acima de 2.500 mm anuais.
Os 10 Principais Tipos de Clima:
Clima Equatorial: esse clima é encontrado em regiões localizadas nas proximidades da Linha do Equador. Com temperatura média anual superior a 25ºC, é caracterizado por períodos quentes e chuvosos durante quase todo o ano. Caracterizado pela alta pluviosidade (superior 2 000 mm de precipitação total anual ). Lembre-se: 100 mm de chuva significam 100 litros de chuva para cada metro quadrado.
Clima Tropical apresenta duas estações bem definidas: verão quente e chuvoso , inverno com temperaturas amenas e seco. O inverno é marcado por temperaturas médias acima dos 20ºC, com períodos de seca, e verão com temperatura média superior a 25ºC, com período de chuvas abundantes.
Clima Subtropical: o verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC. Portanto seu verão é quente e o inverno é rigoroso.
Clima Desértico: possui temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC. É caracterizado por ser bastante seco, e pela pequena quantidade de chuvas, e a grande amplitude térmica (amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura no período de um dia) .
Clima Temperado: presente nas regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares. Possui boa definição das estações do ano, com temperatutras entre -3º e 18 °C .
Clima Mediterrâneo: com verão quente e seco e inverno chuvoso. Ocorre na Europa Meridional, no norte da África, no sudoeste da Austrália, na Califórnia, no extremo noroeste da África do Sul e no centro do Chile.
Clima Frio: Possui temperaturas médias negativas pelo fato do inverno ser mais longo e rigoroso com intensa precipitação de neve. O verão ocorre em um período curto de forma amena.
Clima de Montanhas: possui temperatura variável de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo.
Clima Polar: possui temperaturas abaixo de zero grau constantes. O inverno é longo, o verão muito seco e curto. As precipitações caem em forma de neve em todas as estações do ano.
Clima semi-árido: Possui temperatura elevada com baixa umidade atmosférica. Na classificação mundial do clima, o clima semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 300 mm e 800 mm ao ano (ou seja: 100 mm de chuva significam 100 litros de chuva para cada metro quadrado).
Clima Tropical apresenta duas estações bem definidas: verão quente e chuvoso , inverno com temperaturas amenas e seco. O inverno é marcado por temperaturas médias acima dos 20ºC, com períodos de seca, e verão com temperatura média superior a 25ºC, com período de chuvas abundantes.
Clima Subtropical: o verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC. Portanto seu verão é quente e o inverno é rigoroso.
Clima Desértico: possui temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC. É caracterizado por ser bastante seco, e pela pequena quantidade de chuvas, e a grande amplitude térmica (amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura no período de um dia) .
Clima Temperado: presente nas regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares. Possui boa definição das estações do ano, com temperatutras entre -3º e 18 °C .
Clima Mediterrâneo: com verão quente e seco e inverno chuvoso. Ocorre na Europa Meridional, no norte da África, no sudoeste da Austrália, na Califórnia, no extremo noroeste da África do Sul e no centro do Chile.
Clima Frio: Possui temperaturas médias negativas pelo fato do inverno ser mais longo e rigoroso com intensa precipitação de neve. O verão ocorre em um período curto de forma amena.
Clima de Montanhas: possui temperatura variável de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo.
Clima Polar: possui temperaturas abaixo de zero grau constantes. O inverno é longo, o verão muito seco e curto. As precipitações caem em forma de neve em todas as estações do ano.
Clima semi-árido: Possui temperatura elevada com baixa umidade atmosférica. Na classificação mundial do clima, o clima semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 300 mm e 800 mm ao ano (ou seja: 100 mm de chuva significam 100 litros de chuva para cada metro quadrado).
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial