Questão com Resposta sobre a Pirâmide Etária do Brasil
O gráfico chamado de pirâmide etária é muito utilizado para informar sobre a estrutura etária da população de um país, ou estado ou cidade. Esse gráfico indica a quantidade de homens e mulheres e qual idade possuem.
PERGUNTA - Como é possível informar quantas pessoas têm determinada idade, e mais ainda se são homens ou mulheres?
Acima, uma pirâmide etária do Brasil, utilizando dados de 1980. Veja só, no centro da pirâmide, estão indicadas as idades das pessoas, então, cada degrau da pirâmide, à esquerda ou direita, é um conjunto de milhões de pessoas, da mesma idade. Quanto mais alto estiver o degrau, maior é a idade das pessoas.
RESPOSTA - Poderíamos usar uma pirâmide etária sem cores, mas nesse caso, a cor vermelha, na metade da esquerda da pirâmide etária, são as pessoas do sexo masculino, os homens. Então, a metade da direita, em azul, são as mulheres.
PERGUNTA - Quais degraus você acha que traz informações dos meninos e meninas?
RESPOSTA - No caso, o primeiro degrau (de baixo para cima) mostra a quantidade de pessoas do sexo masculino (esquerda, vermelho) e do sexo feminino (direita, azul), com idade de 0 a 4 anos. Com essa idade ainda são bebês, e não são meninos e meninas. Já no segundo degrau (de baixo para cima), a idade indicada é de 5 a 9 anos, e no terceiro degrau de 10 a 14 anos. Então, os degraus que representam informações sobre meninos e meninas são o segundo e o terceiro degraus (na base da pirâmide).
RESPOSTA - Você tem que observar que o comprimento do degrau, seja da esquerda ou da direita, informa a quantidade de pessoas. Um degrau curto significa pouca gente, e um comprido ou extenso é sinal de muita gente. No caso de meninos e meninas, faixa etária de 5 a 14 anos, são o segundo e o terceiro degraus (de baixo para cima), então veja que no segundo degrau teremos : mais ou menos, 7 milhões de meninas e 7 milhões de meninos. E no terceiro degrau : também 7 milhões de meninas e 7 milhões de meninos, mais ou menos (arredondando). Somando os dois degraus, que representam a faixa etária de meninos e meninas, no ano de 1980, teremos : em 1980 o Brasil possuía 14 milhões de meninos e 14 milhões de meninas; um total de 28 milhões de meninos e meninas.
PERGUNTA - Considerando que uma pessoa idosa possui de 60 anos em diante: Quantas pessoas idosas do sexo feminino e do sexo masculino, o Brasil tinha em 1980? E quantos idosos habitavam o Brasil em 1980?
RESPOSTA - Observe que essa faixa etária está representada do primeiro ao terceiro degrau, de cima para baixo. Perceba que esses degraus são curtos, pois a quantidade de idosos era pequena, em comparação com outras faixas etárias. Utilizando uma régua, dá para perceber que a quantidade de mulheres idosas era de 1 milhão, nas três faixas etárias (nos três degraus) de 60 a 70 ou mais. Essa quantidade é aproximada, tem degrau um pouquinho menor do que o outro, mas os três sinalizando a quantidade total de 3 milhões, mais ou menos. O mesmo para os homens idosos (cor vermelha), 3 milhões . Portanto, em 1980, o Brasil tinha 3 milhões idosas do sexo feminino e 3 milhões de idosos do sexo masculino. O total de idosos que habitavam o Brasil , em 1980, era de 6 milhões.
-------------------///------------------------------///-------------------
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010 BRASIL. IBGE, Censo Demográfico 1991-2010. Rio de Janeiro, 2011.
A interpretação e a correlação das figuras (pirâmides etárias) sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a):
a) menor proporção de fecundidade na área urbana.
b) menor proporção de homens na área rural.
c) queda da longevidade na área rural.
d) aumento da proporção de fecundidade na área rural.
e) queda do número de idosos na área urbana.
RESPOSTA - Letra a.
A comparação entre as duas pirâmides representadas no enunciado da questão, mostra que a primeira (área urbana) possui uma base menos larga que a segunda (área rural), principalmente na linha mais clara que indica o ano de 2010. Isso é representativo das menores taxas de fecundidade nas áreas urbanas, decorrentes da menor necessidade de um grande número de filhos para garantir o sustento familiar, algo comum no meio rural.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial