Questão de Geografia Ambiental com Resposta
O século XXI chegou e as marcas da destruição desordenada na natureza estão cada vez mais preocupantes. A Geografia contribui para compreender a questão ambiental e sugerir caminhos para o desenvolvimento sustentável!
Questão de Geografia Ambiental com Respostas
1- Conceitue equilíbrio ecológico.
RESPOSTA - Equilíbrio ecológico é a harmonia existente nas relações entre os seres vivos entre si e entre os seres vivos e o meio ambiente.
O equilíbrio ecológico é um requisito para a manutenção da qualidade e das características essenciais do ecossistema ou de determinado meio. Não deve ser entendido como situação estática, mas como estado dinâmico no amplo contexto das relações entre os vários seres que compõem o meio, como as relações tróficas, o transporte de matéria e energia. O equilíbrio ecológico supõe mecanismos de auto-regulação ou retroalimentação nos ecossistemas.
2- O que é impacto ambiental?
RESPOSTA - Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelas atividades humanas no espaço geográfico, em consequência aos aspectos negativos das atividades humanas sobre a natureza.
Isso ocorre em virtude do modelo de desenvolvimento da sociedade moderna, que se baseou na exploração intensiva dos recursos naturais do mundo, que são vistos como uma fonte inesgotável de matéria-prima e de energia para a produção dos mais diversos produtos.
Os impactos negativos no meio ambiente estão diretamente relacionados com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos naturais, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo. Percebemos, portanto, que não apenas as grandes empresas afetam o meio, nós, com pequenas atitudes, também provocamos impactos ambientais diariamente.
3 - Cite exemplos dos principais impactos ambientais!
RESPOSTA - Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, desmatamentos, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Isso acarreta, consequentemente, o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a qualidade de vida.
4 - A natureza também provoca estragos no meio ambiente, de que maneira ?
RESPOSTA - A natureza provoca alterações no meio ambiente através do que se costuma chamar forças da natureza, como erupções vulcânicas, terremotos, furações e maremotos.
5 - Quais tipos de fenômenos naturais extremos podem ser consequência de impactos ambientais ?
RESPOSTA - A natureza responde às agressões a que é submetida pelo ser humano. Tempestades avassaladoras ou secas rigorosas ocorrem em virtude de mudanças climáticas decorrentes dos desmatamentos.
As enchentes podem ser consequência do assoreamento por causa do acúmulo de lixo nos rios; esse processo de assoreamento, muito comum, costuma ser acelerado pelo desmatemaneto das matas ciliares, facilitando que lixo, detritos e sedimentos sejam depositados nos leitos dos rios, fazendo com que transbordem facilmente em fortes chuvas, ocasionado enchentes.
Acima: o desmatamento de matas ciliares (margens dos rios e lagoas).
6 - A ciência geográfica busca auxiliar na manutenção do equilíbrio ecológico de que maneira ?
RESPOSTA - A geografia estuda os impactos ambientais, sua localização e repercussões no espaço geográfico para a vida humana, buscando, também, entender as causas, as consequências e a localização dos impactos ambientais.
7 - Levando em conta a escala no espaço geográfico, de que maneira podem ocorrer os impactos ambientais ?
RESPOSTA - Os impactos ambientais podem ocorrer em escala local, regional ou global, conforme afetem um lugar, uma região ou a Terra, de modo geral.
8 - O que é geografia ambiental?
RESPOSTA - O que é Geografia Ambiental?
A Geografia Ambiental é o ramo da geografia que estuda mais detalhadamente as interações entre as sociedades humanas e o meio ambiente, onde a ação do homem no espaço geográfico, em busca de melhor qualidade e conforto (além da pressão do capitalismo utilizando o espaço com objetivo principal de obtenção de lucro) é responsável por inúmeros impactos ambientais.
O desenvolvimento tecnológico garantiu condições de ampliar exponencialmente as populações humanas, que possibilitaram sua supremacia sobre demais espécies, mas que geram impactos ambientais, transformando as paisagens, o meio ambiente, alterando o equilíbrio dos ecossistemas e colocando em risco a sustentabilidade da vida na Terra.
9 - Por que os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente?
RESPOSTA - Assim como qualquer espécie, nós humanos precisamos garantir a sobrevivência nos alimentando e abrigando-nos, assim, as sociedades alteram e transformam o meio ambiente para suprir suas necessidades de moradia e alimentação, bem como para terem uma melhor qualidade de vida e conforto .
Acima: muitas florestas são desmatadas para a ampliação de áreas agrícolas.
10 - Os recursos naturais e a biodiversidade na Terra estão sob risco constante, em razão da superexploração, já que a população humana não pára de crescer.
Qual sua sugestão para cessar o crescimento demográfico e, dessa maneira, diminuir o risco de extinção de outras espécies e garantir a sustentabilidade futura?
RESPOSTA - Para muitos especialistas da década de 1960, o acelerado crescimento demográfico seria a principal causa do subdesenvolvimento. Com base nisso, a partir da década de 1970 muitos países subdesenvolvidos passaram a adotar políticas de controle de natalidade, como a esterilização masculina e feminina e as campanhas de planejamento familiar.
Essas políticas resultaram em um menor crescimento demográfico, mas os problemas sociais, como a fome, o analfabetismo, a mortalidade infantil, e ambientais ainda são motivos de preocupação. Isso demonstra que o crescimento populacional não é a principal causa do subdesenvolvimento, como se afirmava na década de 1960. A razão fundamental dos problemas sociais é a distribuição desigual da riqueza e baixos investimentos em educação.
Portanto, o sistema econômico capitalista precisa distribuir melhor a renda global, garantindo justa repartição dos recursos naturais e maior acesso à educação de qualidade. Observe que enquanto alguém muito rico possui um piscina com um volume de 1 milhão de litros de água, milhares de pessoas vivem com menos de 1 litro de água por dia!
A população da Terra será facilmente equilibrada quando as famílias mais carentes tiverem maior renda, possibilitando melhores níveis educacional, cultural e saúde. Quanto maior a renda de uma família, menor será o número de filhos que terão. O equilíbrio ambiental das futuras gerações será garantido por melhor distribuição de renda!
Como isso pode ser feito? A partir de maior pagamento de impostos por parte de capitais especulativos fica garantido dinheiro aos miseráveis e mais pobres, ou pelo perdão das dívidas externas dos países subedsenvolvidos, ou pela transferência de tecnologias fundamentais (fabricação de vacinas e medicamentos), investimentos em saneamento básico e educação de qualidade e programas de renda mínima!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial