Perguntas com Respostas sobre a EUROPA
PERGUNTA 1- Você sabe quantos continentes existem no mundo? Você sabe explicar o que é um continente?
RESPOSTA - Sim! Existem 6 (seis) continentes: África; América; Antártida; Ásia; Europa e Oceania.
A superfície terrestre é imensa e para facilitar seu estudo dividimo-la em oceanos e continentes. Um continente é uma grande porção de terra limitada pelos oceanos, ou mares ou montanhas.
PERGUNTA 2- Observando a representação esquemática da superfície terrestre, acima, comente sobre a localização da Europa, ou continente europeu.
RESPOSTA - Seria interessante que a Rosa dos Ventos aparecesse na representação acima. Vamos inseri-la, pois sempre devemos utilizar as direções dos pontos cardeais para a localização de alguma porção da superfície terrestre.
Agora sim! A Europa está localizada ao norte da África, totalmente no hemisfério norte (acima da Linha do Equador), fazendo limite com a Ásia, à leste; a Europa fica ao sul do oceano Glacial Ártico e à leste do oceano Atlântico;
PERGUNTA 3- Imagine se pudermos trazer a Europa mais ao sul, colocando-a entre a América do Sul e a África, então o que aconteceria com o clima da Europa, com relação às temperaturas médias?
RESPOSTA - As temperaturas de uma porção da superfície terrestre têm relação direta com sua localização no globo, sendo que quanto mais próximo ela estiver da Linha do Equador maior será a temperatura.
Portanto, caso a referida alteração da localização da Europa fosse possível, ela seria atravessada pela Linha do Equador, o que elevaria o nível de intensidade dos raios solares na Europa, fazendo com que suas temperaturas médias se elevassem bastante.
O clima temperado predomina em grande parte do continente europeu, principalmente na região central, com temperaturas médias anuais de cerca de 15ºC.
O clima temperado oceânico, apresentando grande umidade, está presente na região extremo oeste da Europa, sendo seus verões secos e quentes, e os invernos com temperaturas suaves e bastante chuvoso; a temperatura média anual é da ordem de 20ºC.
O clima frio é predominante nas regiões ao norte e leste do continente, com temperaturas médias anuais de 12ºC.
O clima polar é típico do extremo norte da Europa.
O clima frio de montanha predomina nas regiões de maior altitude, ocupadas por cadeias de montanhas.
PERGUNTA 5- O que é maritimidade? Qual sua influência no
clima da Europa?
RESPOSTA - Os continentes se aquecem e se
RESPOSTA - Os continentes se aquecem e se
resfriam mais rapidamente que os oceanos. Portanto, a
maritimidade é a influência da proximidade do mar no
clima de uma região. A maritimidade explica as temperaturas
amenas (temperaturas suaves, agradáveis) nas áreas
litorâneas da Europa, mesmo em altas latitudes, assim como
a presença de solos mais úmidos. Essas condições naturais
facilitaram o povoamento e o desenvolvimento de
atividades econômicas no continente europeu .
A proximidade em relação ao mar também foi importante
para a difusão da cultura e da economia europeias,
por meio da navegação .
PERGUNTA 6- De que maneira pode-se dividir a Europa,
PERGUNTA 6- De que maneira pode-se dividir a Europa,
segundo aspectos de clima e vegetação? Quais tipos de
vegetação e clima são encontrados nessas regiões da Europa?
RESPOSTA - A Europa pode ser dividida em três grandes
RESPOSTA - A Europa pode ser dividida em três grandes
regiões europeias com características climáticas e formações
florestais bem definidas:
Europa do norte – nas latitudes superiores a
60° Norte predominam os climas frio e polar , onde
encontramos a Floresta Boreal (Taiga) e a Tundra .
Europa das planícies – destaca-se o clima
temperado oceânico (temperaturas amenas e chuvas bem
distribuídas ao longo do ano) e temperado continental
(mais seco que o oceânico e apresenta grandes
variações de temperatura). A vegetação típica é a Floresta
Temperada. Na porção leste da região ocorrem o clima
semi-árido e as Pradarias.
Europa do sul - as terras voltadas para o Mar
Mediterrâneo apresentam as médias térmicas mais altas
da Europa, com verões secos e invernos chuvosos,
principais características do clima mediterrâneo.
Nessa região encontra-se a Vegetação Mediterrânea,
que possui formações arbustivas e arbóreas (árvores).
_____________________________________________________
1- A Inglaterra é a mesma coisa que Reino Unido?
2- Por que ocorreu a divisão da Irlanda?
* Reino Unido (em processo de retirada do bloco, a partir de junho de 2016)
5 - O que significa o Brexit?
Europa Oriental - O Leste Europeu
PERGUNTA - O que é o Leste Europeu?
RESPOSTA - O Leste da Europa é o conjunto de 22 países situados mais a leste do continente Europeu, que também é chamado de Europa Oriental. Quase todos esses país, durante a Guerra Fria (1945-1991), faziam parte do bloco de países socialistas, sendo que alguns deles são jovens países surgidos após a Segunda Guerra Mundial.
Essa regionalização não é relevante para alguns professores e estudiosos, pois ela teve maior consistência e aceitação no período da Guerra Fria.
PERGUNTA - Quais são os 22 países que compõem o Leste Europeu?
RESPOSTA - Os 22 países que compõem o Leste Europeu, ou Europa Oriental, são: Albânia, Armêmia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Federação Russa, Geórgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia e Turquia.
PERGUNTA - Como se consolidou a denominação Leste Europeu ou Europa Oriental?
RESPOSTA - Por causa de sua posição geográfica estratégica, entre a Rússia e a Europa Ocidental capitalista, o Leste Europeu, também chamado de Europa Oriental, se tornou extremamente importante para os planos de expansão de poder da União Soviética. Durante quase meio século, a Europa Oriental (Leste Europeu) manteve fortes laços econômicos e militares com a antiga superpotência socialista.
Portanto, a denominação Europa Oriental se consolidou após a Segunda Guerra Mundial, quando se iniciou o período da Guerra Fria, em que a Europa Ocidental era a região do bloco de países capitalistas e a Europa Oriental era a região do bloco de países socialistas da Europa.
PERGUNTA - Comente sobre as vantagens que os países do Leste Europeu devem levar em conta para desenvolverem suas economias.
A charge acima foi publicada pela revista Newsweek em 23 de setembro de 1991.
1- A charge mostra cartógrafos de uma determinada agência de Televisão. O que o chefe quer dizer com "outra correção Peter" ?
RESPOSTA - Com a desagregação da União Soviética, quinze países independentes foram criados : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão. Isso se deu no ano de 1991, portanto, o chefe da agência de televisão da charge informa ao Peter que as fronteiras do mapa-mundi foram alteradas.
2- O que é a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) ?
RESPOSTA - Em dezembro de 1991, sob a liderança dos presidentes da Rússia, da Ucrânia e de Belarus, após a crise e fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), nasceu a CEI , a Comunidade dos Estados Independentes, formada pelos países : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Geórgia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.
3- Após a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1991, surgiram 15 novos países independentes no cenário mundial. Explique por que a CEI é formada por apenas doze e não quinze países.
RESPOSTA - " Desde o início do processo de formação da CEI, as três nações bálticas resolveram se afastar das demais, buscando uma integração maior na Europa. São os países : Estônia, Letônia e Lituânia. Elas puderam fazer isso sem grandes problemas, pois conviveram menos tempo no seio da União Soviética e possuem uma situação geográfica peculiar na parte ocidental ou europeia dessa antiga superpotência, o que as afasta consideravelmente dos países que integram a CEI. "
4- Comente sobre o processo de formação da CEI .
RESPOSTA - " Logo após a dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, a maioria dos novos países independentes, que durante quase todo o século XX viveram com moeda, governo central e forças armadas unificadas, percebeu que tinha profundas ligações econômicas e militares e precisava de acordos ou tratados para resolver uma série de questões importantes. A maioria dos povos não russos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (georgianos, azerbaijões, armênios, ucranianos, moldávios e outros) desejava se tornar independente do domínio de Moscou, mas, uma vez autônomos, esses povos perceberam que havia a necessidade de oficializar laços econômicos uns com os outros para poderem continuar a se desenvolver. Dessa maneira foi organizada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes). "
5- A CEI vem conseguindo consolidar os seus objetivos originais ?
RESPOSTA - " A intenção original do tratado que instituiu a CEI era criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário-soviético, centralizado pelo governo de Moscou. Mas a realidade acabou se revelando distante dessa ideia original, pois além do afastamento definitivo das três nações bálticas, houve também vários desentendimentos entre os principais países membros (em especial a Rússia e a Ucrânia), cada qual defendendo um caminho diferente para essa organização. A Geórgia deixou a CEI durante algum tempo (retornou depois), e, desde 1992, o Azerbaijão se declarou somente observador, e não membro efetivo. "
6- Comente sobre o panorama recente da CEI .
RESPOSTA - " Até hoje a CEI encontra-se indefinida em alguns aspectos. Vários países já criaram suas moedas nacionais, mas em quase todos eles ainda circula o rublo russo, de maneira que, muitas vezes, circulam as duas moedas na economia. Alguns também criaram suas próprias forças armadas, embora frágeis, o que gerou conflitos com a Rússia, que desejava recuperar armas nucleares, instalações militares, navios, submarinos e mísseis construídos pelo exército soviético, pois se considera a única herdeira da antiga superpotência. Algumas nações, especialmente a Ucrânia, resistem a essa imposição russa, e permanece o impasse sobre a quem pertencem certos armamentos e navios, notadamente aqueles situados no mar Negro. "
7- Compare a formação da União Europeia com a formação da CEI .
RESPOSTA - " A CEI vai se estruturando como uma associação econômica e em parte política, a exemplo da União Europeia. No entanto a União Europeia se desenvolveu a partir de uma comunidade econômica e evoluiu para uma relativa integração política, com uma moeda única passando a circular no início do século XXI e crescente importância do parlamento europeu no mundo. A CEI parece trilhar o caminho inverso : ela começou com uma forte integração econômica (moeda única) e até político-militar ; com o tempo, foi ocorrendo uma maior autonomia de cada país membro. Portanto não é certo que a CEI vá se fortalecer ou mesmo sobreviver nas primeiras décadas do século XXI . "
Preparei umas perguntas com respostas, seguindo os conteúdos do livro Projeto Araribá, 8º ano (2ª edição de 2007) sobre :
5- Explique as principais características do Mercado comum.
1- O que foi o Plano Marshal ?
5- O que foi a CEE ?
" Como dividir a Europa ?
BOM EXERCÍCIO!
1- Marque a opção correta - Qual é a extensão territorial da Europa :
A) Quase 500.000.000 Km²
B) Exatamente 1.000.000 de quilômetros quadrados
C) Exatamente 8.500.000 km²
D) Pouco menos de dez milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados
E) Quase oito milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados
RESPOSTA - D
RESPOSTA - A Rússia (ou Federação Russa).
Penínsulas Países
A - Jutlândia ( ) Noruega e Suécia
B - Escandinava ( ) Grécia, Albânia
C- Balcânica ( ) Portugal e Espanha
D- Ibérica ( ) Dinamarca
E- Itálica ( ) Itália
RESPOSTA -
A - Jutlândia ( B ) Noruega e Suécia
B - Escandinava ( C ) Grécia, Albânia
C- Balcânica ( D ) Portugal e Espanha
D- Ibérica ( A ) Dinamarca
E- Itálica ( E ) Itália
11- Cite as principais ilhas do continente europeu.
12- Por que na Europa temos a predominância de climas temperados ?
RESPOSTA - Porque a Europa se localiza ao norte do Trópico de Câncer e é atravessada pelo Círculo Polar Ártico.
13- Em qual região da Europa faz mais frio ? Explique.
14- Comente sobre o clima da parte leste do continente europeu.
As perguntas com respostas, a seguir, acompanham os conteúdos do Livro VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica, geografia do mundo industrializado. 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. , com atualizações de dados e enriquecimento de informações.
O continente europeu abriga 46 países que possuem altos indicadores sócio-econômicos, de maneira geral. Já a Europa Ocidental é uma regionalização da Europa que engloba os países: Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Liechtenstein, Malta, Mônaco, São Marino, Andorra, Vaticano, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha e Portugal.
10 - Esse país da Europa Ocidental, está localizado em uma ilha e possui como capital a cidade de Dublin, cuja população é de maioria católica. Que país é esse?
RESPOSTA - Esse país é a Irlanda, também chamado de Eire, que está localizado na maior parte da Ilha da Irlanda.
11- Qual nação, constituinte do Reino Unido, ocupa o restante da Ilha da Irlanda ao norte do país Irlanda?
RESPOSTA - É a nação Irlanda do Norte, cuja população é de maioria protestante. Em 1921, quando a irlanda tornou-se um país independente do Reino Unido, a população da Irlanda do Norte não concordou e continuou sob o domínio do Reino Unido.
12- Comente, resumidamente, sobre a economia da Irlanda.
RESPOSTA - A Irlanda possui uma razoável industrialização que foi fortemente apoiada por investimentos estrangeiros dos países: Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Esses países instalaram filiais de suas multinacionais, como fábricas de computadores e outros produtos eletrônicos.
O maior centro industrial da Irlanda fica na sua capital Dublin. Desde 1980 que a economia da Irlanda deixou de ser predominantemente agrícola e destaca-se pela presença de indústrias de alta tecnologia e serviços. Do início dos anos 1990 até 2007 o crescimento econômico da Irlanda foi enorme, sendo chamado de período do Tigre Celta. Uma recessão seguiu-se até o ano de 2010. As principais exportações do país incluem produtos eletrônicos, softwares e produtos farmacêuticos.
Acima: paisagem tradicional da Irlanda.
RESPOSTA - Esse miniestado é Mônaco (abaixo).
6- Comente sobre o miniestado Malta.
RESPOSTA - Vaticano.
Imagem acima: Vaticano.
8- Qual é o miniestado europeu que está localizado nos Montes Pirineus, a quase 3 mil metros de altitude, entre a Espanha e a França.
RESPOSTA - É Andorra.
9- Comente sobre Liechtenstein.
RESPOSTA - Não. A Inglaterra é uma das quatro nações que compõem o país Reino Unido. O Reino Unido é formando pela Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A Grã-Bretanha (a maior ilha da Europa) é composta pela Inglaterra, pelo País de Gales e Escócia.
O território do Reino Unido é constituído pela maior ilha da Europa, a Grã-Bretanha (localizada no oceano Atlântico) e pela Irlanda do Norte que se situa em parte da ilha da Irlanda, além de várias outras ilhas e arquipélagos próximos. A extensão territorial é de 244.820 quilômetros quadrados, dispostos na direção norte-sul entre 40º e 61º de latitude norte.
A Inglaterra é a área mais populosa e mais importante do ponto de vista político e econômico desse estado monárquico. Em 1536, a Inglaterra uniu-se ao País de Gales; em 1707, à Escócia; e, em 1800, à Irlanda, oficialmente. Mas, no início do século XX, perdeu a maior parte do território da Irlanda, que é o país República da Irlanda (em tom cinza no mapa acima).
2- Por que ocorreu a divisão da Irlanda?
Essa divisão foi influenciada por diferenças religiosas entre os protestantes, que predominam na Irlanda do Norte, e os católicos, em grande maioria no sul, a atual República da Irlanda.
A participação da Irlanda do Norte no Reino Unido é, até hoje, motivo de conflitos, pois a Irlanda (também chamada de Eire ou Irlanda do Sul), que ocupa a maior extensão territorial da ilha de mesmo nome, reivindica a reunificação das duas irlandas e a constituição de um único país independente. Essa questão vem desde o século XX (entre os anos de 1921 e 1922), quando os 26 condados do sul da ilha da Irlanda decidiram se tornar independentes do domínio britânico e proclamaram o Estado Livre da Irlanda, depois transformado em República da Irlanda (1949). Mas, os seis condados da parte norte da ilha, região também conhecida como Ulster, não aceitaram a independência e decidiram continuar fazendo parte do Reino Unido.
3- Qual é a população do Reino Unido e seu Produto Interno Bruto?
RESPOSTA - De acordo com o Censo realizado no ano de 2014, a população do Reino Unido era de 63.181.775 (sessenta e três milhões, cento e oitenta e um mil, setecentos e setenta e cinco habitantes). O Produto Interno Bruto é de cerca de US$ 2,434 trilhões (2014), o que resulta em renda per capita de US$ 37.744 dólares por habitante.
4- Comente sobre a União Europeia.
RESPOSTA - A organização da União Europeia constitui um fato singular na história da Europa, continente que por vários séculos viveu constantes guerras, inclusive a Primeira e a segunda Grande Guerra Mundial. A União Europeia é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, República, Romênia, Suécia e Reino Unido.
* Reino Unido (em processo de retirada do bloco, a partir de junho de 2016)
4- Quais razões levaram ao Reino Unido a decidir por se retirar da União Europeia?
RESPOSTA - A economia do Reino Unido não se apresenta muito dinâmica, levando ao crescimento de discursos nacionalistas.
Lideranças políticas convenceram os cidadãos britânicos de que a saída de seu país da União Europeia afastaria os problemas:
- econômicos, pois o Reino Unido contribui com muito dinheiro à União Europeia, que poderia ser investido somente no Reino Unido;
- do terrorismo;
- do desemprego;
- e imigração.
O Reino Unido decidiu se retirar da União Europeia, em junho de 2016, causando uma crise que abalou a economia desse país e trouxe um clima de possível retirada de outros países, em um futuro próximo.
5 - O que significa o Brexit?
RESPOSTA - Em 23/06/2016, um referendo popular no Reino Unido decidiu pela saída dos britânicos da União Europeia. Este movimento político de caráter nacionalista conhecido como Brexit (Britânicos Fora ou "Britain Exit" em inglês) saiu vencedor com 51,9% dos votos. Esta saída deverá levar aproximadamente dois anos, porém, quando concretizada, enfraquecerá a União Europeia enquanto bloco econômico, pois o Reino Unido é uma das economias mais fortes da Europa.
_________________________________
Perguntas com Respostas de Geografia para Ensino Fundamental sobre O Leste Europeu ou Europa Oriental
Europa Oriental - O Leste Europeu
PERGUNTA - O que é o Leste Europeu?
RESPOSTA - O Leste da Europa é o conjunto de 22 países situados mais a leste do continente Europeu, que também é chamado de Europa Oriental. Quase todos esses país, durante a Guerra Fria (1945-1991), faziam parte do bloco de países socialistas, sendo que alguns deles são jovens países surgidos após a Segunda Guerra Mundial.
Essa regionalização não é relevante para alguns professores e estudiosos, pois ela teve maior consistência e aceitação no período da Guerra Fria.
PERGUNTA - Quais são os 22 países que compõem o Leste Europeu?
RESPOSTA - Os 22 países que compõem o Leste Europeu, ou Europa Oriental, são: Albânia, Armêmia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Federação Russa, Geórgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia e Turquia.
PERGUNTA - Como se consolidou a denominação Leste Europeu ou Europa Oriental?
RESPOSTA - Por causa de sua posição geográfica estratégica, entre a Rússia e a Europa Ocidental capitalista, o Leste Europeu, também chamado de Europa Oriental, se tornou extremamente importante para os planos de expansão de poder da União Soviética. Durante quase meio século, a Europa Oriental (Leste Europeu) manteve fortes laços econômicos e militares com a antiga superpotência socialista.
Portanto, a denominação Europa Oriental se consolidou após a Segunda Guerra Mundial, quando se iniciou o período da Guerra Fria, em que a Europa Ocidental era a região do bloco de países capitalistas e a Europa Oriental era a região do bloco de países socialistas da Europa.
PERGUNTA - Por que o Leste Europeu é a parte menos desenvolvida do continente?
RESPOSTA - O Leste Europeu, ou Europa Oriental, é a parte menos desenvolvida do continente europeu a séculos atrás. Isso tem causa principal no fato de que o desenvolvimento do capitalismo e a Revolução Industrial, que são pilares da sociedade moderna, ocorreu inicialmente na parte ocidental da Europa, região banhada pelo oceano Atlântico. Outro ponto a ser observado é que a criação dos Estados-Nações ocorreu primeiramente no oeste da Europa.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo, e o continente europeu, ficou dividido em dois blocos principais: o capitalista, liderado, pelos Estados Unidos e o socialista, liderado pela União Soviética.
O sistema capitalista expandiu o processo de globalização no mundo, ampliando muito as relações comerciais entre os países. O sistema socialista que foi hegemônico no Leste Europeu, pelo contrário, esforçava-se em manter o isolamento comercial, e a sua economia planificada não dava importância ao desenvolvimento tecnológico dos produtos industrializados, priorizando as indústrias de base. Com isso, as indústrias de bens de consumo dos países socialistas ficaram extremamente defasadas com relação aos do bloco capitalista. Até que eclodiu a crise do mundo socialista, e seus países tiveram que readaptar suas economias ao sistema capitalista, o que evidenciou ainda mais o seu atraso com relação aos países da Europa Ocidental.
RESPOSTA - O Leste Europeu, ou Europa Oriental, é a parte menos desenvolvida do continente europeu a séculos atrás. Isso tem causa principal no fato de que o desenvolvimento do capitalismo e a Revolução Industrial, que são pilares da sociedade moderna, ocorreu inicialmente na parte ocidental da Europa, região banhada pelo oceano Atlântico. Outro ponto a ser observado é que a criação dos Estados-Nações ocorreu primeiramente no oeste da Europa.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo, e o continente europeu, ficou dividido em dois blocos principais: o capitalista, liderado, pelos Estados Unidos e o socialista, liderado pela União Soviética.
O sistema capitalista expandiu o processo de globalização no mundo, ampliando muito as relações comerciais entre os países. O sistema socialista que foi hegemônico no Leste Europeu, pelo contrário, esforçava-se em manter o isolamento comercial, e a sua economia planificada não dava importância ao desenvolvimento tecnológico dos produtos industrializados, priorizando as indústrias de base. Com isso, as indústrias de bens de consumo dos países socialistas ficaram extremamente defasadas com relação aos do bloco capitalista. Até que eclodiu a crise do mundo socialista, e seus países tiveram que readaptar suas economias ao sistema capitalista, o que evidenciou ainda mais o seu atraso com relação aos países da Europa Ocidental.
PERGUNTA - Comente sobre a alteração das fronteiras na Europa antes e após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
RESPOSTA - Até a Primeira Guerra Mundial, a área situada na parte centro-oriental da Europa, ao sul da Alemanha, formava o Império Austro-Húngaro. O Império Austro-Húngaro foi desmembrado em consequência da Primeira Guerra Mundial. A desintegração desse império originou vários países, como, por exemplo, Áustria (hoje incluída na Europa ocidental), Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Polônia, que hoje fazem parte da Europa Oriental.
RESPOSTA - Até a Primeira Guerra Mundial, a área situada na parte centro-oriental da Europa, ao sul da Alemanha, formava o Império Austro-Húngaro. O Império Austro-Húngaro foi desmembrado em consequência da Primeira Guerra Mundial. A desintegração desse império originou vários países, como, por exemplo, Áustria (hoje incluída na Europa ocidental), Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Polônia, que hoje fazem parte da Europa Oriental.
Também a Rússia (que até o ano de 1917 era denominada Império Russo) e a Alemanha perderam terras na Primeira Guerra Mundial, das quais se originaram a Estônia, a Letônia, a Lituânia e a parte norte da Polônia. Portanto, o mapa político da Europa oriental, ou seja, os territórios nacionais com suas fronteiras definidas, foi construído fundamentalmente a partir da Primeira Guerra Mundial.
PERGUNTA - Comente sobre a redefinição de fronteiras ocorrida no Continente Europeu, após a crise do mundo socialista.
PERGUNTA - Comente sobre a redefinição de fronteiras ocorrida no Continente Europeu, após a crise do mundo socialista.
RESPOSTA - A crise do mundo socialista, entre 1989 e 1991, redefiniu as fronteiras de algumas nações do Leste Europeu. A antiga Alemanha Oriental deixou de existir em 1990, sendo anexada à Alemanha Ocidental. A Tchecoslováquia dividiu-se em duas: República Tcheca e Eslováquia. E a antiga Iugoslávia esfacelou-se, dando origem a novos Estados-Nações, num processo de extrema violência.
O socialismo e a economia planificada, que existiram durante várias décadas no Leste Europeu, foram instaurados com a ajuda das tropas soviéticas. No final da guerra, o Exército Vermelho ou soviético, reagindo contra o Exército Alemão, que havia invadido a União Soviética em 1941, ocupou toda a parte oriental do continente europeu, inclusive a parte leste da Alemanha, que durante 45 anos (1945-1990), ficou dividida em duas. Até 1991, três atuais países do Leste Europeu - Estônia, Letônia e Lituânia - fizeram parte da União Soviética, na condição de três das suas quinze repúblicas. Na verdade, essas três nações bálticas (banhadas pelo Mar Báltico) foram anexadas por essa superpotência no início da Segunda Guerra Mundial, em 1940.
O socialismo e a economia planificada, que existiram durante várias décadas no Leste Europeu, foram instaurados com a ajuda das tropas soviéticas. No final da guerra, o Exército Vermelho ou soviético, reagindo contra o Exército Alemão, que havia invadido a União Soviética em 1941, ocupou toda a parte oriental do continente europeu, inclusive a parte leste da Alemanha, que durante 45 anos (1945-1990), ficou dividida em duas. Até 1991, três atuais países do Leste Europeu - Estônia, Letônia e Lituânia - fizeram parte da União Soviética, na condição de três das suas quinze repúblicas. Na verdade, essas três nações bálticas (banhadas pelo Mar Báltico) foram anexadas por essa superpotência no início da Segunda Guerra Mundial, em 1940.
PERGUNTA - Após a crise do socialismo, o processo de incorporação do capitalismo pelos países do Leste Europeu se deu facilmente? Sim ou não? Comente.
RESPOSTA - Sim! Em geral, os partidos comunistas que monopolizaram o poder nesses países até por volta de 1989, chegaram ao governo com o auxílio da força militar soviética. As únicas exceções foram a antiga Iugoslávia e a Albânia. Se não fossem as tropas e o imenso poderio militar da União Soviética, o regime comunista não teria permanecido por tanto tempo no Leste Europeu. A maioria da população do Leste Europeu foi forçada a viver sob o sistema socialista.
RESPOSTA - Sim! Em geral, os partidos comunistas que monopolizaram o poder nesses países até por volta de 1989, chegaram ao governo com o auxílio da força militar soviética. As únicas exceções foram a antiga Iugoslávia e a Albânia. Se não fossem as tropas e o imenso poderio militar da União Soviética, o regime comunista não teria permanecido por tanto tempo no Leste Europeu. A maioria da população do Leste Europeu foi forçada a viver sob o sistema socialista.
Isso explica por que, logo após da desintegração da União Soviética, o socialismo rapidamente chegou ao fim nos países do Leste Europeu (com exceção da Albânia, onde esse processo foi mais lento) e o consumismo vem se ampliando ultimamente nesses países. Na Alemanha Oriental, por exemplo, o comércio se intensificou muito após a queda do Muro de Berlim.
PERGUNTA - Comente sobre as vantagens que os países do Leste Europeu devem levar em conta para desenvolverem suas economias.
RESPOSTA - Durante cerca de 45 anos, a Europa Oriental, ou Leste Europeu, foi uma espécie de periferia privilegiada da União Soviética: países industrializados pelos padrões do Segundo Mundo e bastante dependentes política e militarmente da superpotência socialista. Mas hoje essa região é, cada vez mais, uma espécie de periferia privilegiada da Europa Ocidental. É uma região que busca imitar o caminho da prosperidade adotado nos principais países europeus ocidentais (Alemanha, França, Reino Unido, Suécia), sem saber se vai dar certo. A grande aspiração da imensa maioria dos países do Leste Europeu é ingressar na União Europeia, o que ocorreu com muitos deles em 2004.
Apesar da crise econômica que esses países enfrentaram no início dos anos 1990, eles possuem uma grande vantagem em relação a outros países, em especial os do Sul: são vizinhos da Europa Ocidental e têm em comum com as nações da parte oeste do continente uma rica tradição histórica e cultural. São também nações onde geralmente o sistema educacional sempre foi de boa qualidade, o que lhes garante uma mão de obra qualificada.
Mapa acima mostra, aproximadamente, os limites do conjunto de países que formam a região Leste Europeu em Vermelho (observe que a Turquia, em verde claro, ao sul, não está em vermelho, embora ela faça parte dos 22 países que constituem o Leste Europeu).
_____________________________________________________________________
Queridos leitores e alunos, preparei umas perguntas com respostas, sobre a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) , a pedido de uma leitora. As respostas, e a charge, são do Livro Geografia Crítica 9º ano, J. William Vesentini, Vânia Vlach, Editora Ática de 2009.
Espero que seja útil ! Bons estudos !
Espero que seja útil ! Bons estudos !
A charge acima foi publicada pela revista Newsweek em 23 de setembro de 1991.
1- A charge mostra cartógrafos de uma determinada agência de Televisão. O que o chefe quer dizer com "outra correção Peter" ?
RESPOSTA - Com a desagregação da União Soviética, quinze países independentes foram criados : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão. Isso se deu no ano de 1991, portanto, o chefe da agência de televisão da charge informa ao Peter que as fronteiras do mapa-mundi foram alteradas.
2- O que é a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) ?
RESPOSTA - Em dezembro de 1991, sob a liderança dos presidentes da Rússia, da Ucrânia e de Belarus, após a crise e fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), nasceu a CEI , a Comunidade dos Estados Independentes, formada pelos países : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Geórgia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.
3- Após a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1991, surgiram 15 novos países independentes no cenário mundial. Explique por que a CEI é formada por apenas doze e não quinze países.
RESPOSTA - " Desde o início do processo de formação da CEI, as três nações bálticas resolveram se afastar das demais, buscando uma integração maior na Europa. São os países : Estônia, Letônia e Lituânia. Elas puderam fazer isso sem grandes problemas, pois conviveram menos tempo no seio da União Soviética e possuem uma situação geográfica peculiar na parte ocidental ou europeia dessa antiga superpotência, o que as afasta consideravelmente dos países que integram a CEI. "
4- Comente sobre o processo de formação da CEI .
RESPOSTA - " Logo após a dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, a maioria dos novos países independentes, que durante quase todo o século XX viveram com moeda, governo central e forças armadas unificadas, percebeu que tinha profundas ligações econômicas e militares e precisava de acordos ou tratados para resolver uma série de questões importantes. A maioria dos povos não russos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (georgianos, azerbaijões, armênios, ucranianos, moldávios e outros) desejava se tornar independente do domínio de Moscou, mas, uma vez autônomos, esses povos perceberam que havia a necessidade de oficializar laços econômicos uns com os outros para poderem continuar a se desenvolver. Dessa maneira foi organizada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes). "
5- A CEI vem conseguindo consolidar os seus objetivos originais ?
RESPOSTA - " A intenção original do tratado que instituiu a CEI era criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário-soviético, centralizado pelo governo de Moscou. Mas a realidade acabou se revelando distante dessa ideia original, pois além do afastamento definitivo das três nações bálticas, houve também vários desentendimentos entre os principais países membros (em especial a Rússia e a Ucrânia), cada qual defendendo um caminho diferente para essa organização. A Geórgia deixou a CEI durante algum tempo (retornou depois), e, desde 1992, o Azerbaijão se declarou somente observador, e não membro efetivo. "
6- Comente sobre o panorama recente da CEI .
RESPOSTA - " Até hoje a CEI encontra-se indefinida em alguns aspectos. Vários países já criaram suas moedas nacionais, mas em quase todos eles ainda circula o rublo russo, de maneira que, muitas vezes, circulam as duas moedas na economia. Alguns também criaram suas próprias forças armadas, embora frágeis, o que gerou conflitos com a Rússia, que desejava recuperar armas nucleares, instalações militares, navios, submarinos e mísseis construídos pelo exército soviético, pois se considera a única herdeira da antiga superpotência. Algumas nações, especialmente a Ucrânia, resistem a essa imposição russa, e permanece o impasse sobre a quem pertencem certos armamentos e navios, notadamente aqueles situados no mar Negro. "
7- Compare a formação da União Europeia com a formação da CEI .
RESPOSTA - " A CEI vai se estruturando como uma associação econômica e em parte política, a exemplo da União Europeia. No entanto a União Europeia se desenvolveu a partir de uma comunidade econômica e evoluiu para uma relativa integração política, com uma moeda única passando a circular no início do século XXI e crescente importância do parlamento europeu no mundo. A CEI parece trilhar o caminho inverso : ela começou com uma forte integração econômica (moeda única) e até político-militar ; com o tempo, foi ocorrendo uma maior autonomia de cada país membro. Portanto não é certo que a CEI vá se fortalecer ou mesmo sobreviver nas primeiras décadas do século XXI . "
____________________________________________________________
Preparei umas perguntas com respostas, seguindo os conteúdos do livro Projeto Araribá, 8º ano (2ª edição de 2007) sobre :
Os Blocos econômicos , Do Mercado Comum à União Européia.
Os alunos podem seguir a página 50 do livro- texto para responderem.
Lembrem-se : o importante não é decorar e sim entender.
Acostumem-se a ler para entender, a leitura é o caminho para o conhecimento.
1- O que são os blocos econômicos ?
RESPOSTA - " Os blocos econômicos são associações de países que se unem para ampliar as trocas comerciais entre si e com outros mercados. São regidos por tratados entre os países membros " .
Imagine que um vendedor de laranjas está expondo seu produto todo o domingo na calçada do bairro. Para chamar mais atenção dos clientes e aumentar suas vendas ele pode se associar a outros vendedores, de maças, de legumes, alface, tomate, enfim, ele pode organizar uma feira. A união entre os vendedores vai atrair muitos mais clientes. Esse raciocínio serve para os blocos econômicos, a ideia central é : unir para ampliar as vendas.
2- As características dos blocos variam conforme seus objetivos, mas eles também podem evoluir para formas de integração mais amplas . Cite três formas de integração entre os países que formam um bloco econômico.
RESPOSTA - Zona de livre-comércio ; União aduaneira ; Mercado comum.
3- Explique as principais características da zona de livre-comércio .
RESPOSTA - " A Zona de livre-comércio : estabelece o livre-comércio de mercadorias e investimentos entre os países-membros e a gradual eliminação das taxas de importação e tarifas alfandegárias. Limita-se ao âmbito comercial. "
4- Explique as principais características da União aduaneira.
RESPOSTA - " A União aduaneira : cria uma zona de livre-comércio com adoção de uma tarifa externa e uma política comercial comum aos países-membros, para comércio com outros países . "
5- Explique as principais características do Mercado comum.
RESPOSTA - " O Mercado comum : além da livre circulação de mercadorias, serviços, mão-de-obra e capitais, abrange as leis industriais, financeiras, ambientais e educacionais. Por meio da uniformização das políticas econômicas e monetárias, visa integrar a produção dos membros e criar um mercado regional competitivo. "
6- Qual é o mais antigo e bem-sucedido bloco econômico do planeta ?
RESPOSTA - A União Europeia.
7- Descreva um pouco sobre a origem da União Europeia.
RESPOSTA - " A origem da União Europeia remonta 1948, quando a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo criaram o Benelux, uma zona de livre-comércio que ampliou o mercado consumidor desses países.
Pela formação inicial da integração econômica europeia - o Benelux - vê-se que o nível de seus integrantes deu o tom das exigências que seriam impostas aos países que desejassem ingressar no grupo.
"
8- Explique, resumidamente, sobre a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.
RESPOSTA - " O relativo sucesso do Benelux e as dificuldades com a exploração e a comercialização de minério de ferro (matéria-prima) e carvão mineral (fonte de energia), essenciais para a reconstrução das economias europeias no pós-guerra, levaram França, Alemanha Ocidental, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo e Itália a criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca), em 1952. Com base na Ceca, ampliaram-se os acordos entre os países europeus. "
9- Comente, resumidamente, sobre a criação do Mercado Comum Europeu (MCE).
RESPOSTA - " Em 1957 surgiu o Mercado Comum Europeu (MCE) ou Comunidade Econômica Europeia (CEE). De início, o MCE foi constituído pelos seis países da Ceca. Aos poucos foram ingressando Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal, Espanha, Suécia, Áustria e Finlândia, que em 1995 compunham a chamada "Europa dos 15" .
______________________________________________________________
1- O que foi o Plano Marshal ?
RESPOSTA - O Plano Marshall foi um auxílio (empréstimos) dado pelos Estados Unidos aos países da Europa Ocidental que tiveram suas economias arruinadas, após o término da Segunda Guerra Mundial. O Plano Marshall está inserido na chamada Doutrina Truman : um conjunto de políticas internacionais, dos Estados Unidos da América, para conter o avanço do socialismo no mundo.
2- O Plano Marshall foi bom para os Estados Unidos ou para a Europa ocidental ? Explique.
RESPOSTA - O Plano Marshall foi bom para os dois ! A execução do Plano Marshall beneficiou os Estados Unidos, cuja hegemonia se tornou indiscutível no mundo capitalista, e também foi um poderoso instrumento de reconstrução da Europa ocidental .
3- De que maneira a Europa ocidental procurou definir estratégias próprias para impedir maior subordinação aos Estados Unidos ?
RESPOSTA - Em 1951, surge a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a CECA . Em 1957 surge a Comunidade Econômica Europeia ( CEE) . Em fevereiro de 1958, a Bélgica, os Países Baixos e Luxemburgo constituíram a união Econômica do Benelux, para dinamizar o comércio entre eles.
4- O que foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço ?
RESPOSTA - A Comunidade Econômica do Carvão e do Aço, CECA, foi organizada em abril de 1958 pela Alemanha Ocidental, Bélgica , Países Baixos , Luxemburgo, Itália, França, entrando em vigor
no ano de 1952. O Objetivo da CECA era criar um mercado comum para o carvão, o ferro e o aço, regulando os preços e taxas de transporte. 5- O que foi a CEE ?
RESPOSTA - A comunidade Econômica Europeia foi outra importante organização criada pelos países da Europa ocidental, em 1957, quando a Bélgica, os Países Baixos, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e a Itália fundaram a Comunidade Econômica Europeia ou Mercado Comum Europeu. Essa associação está sediada em Genebra, na Suiça.
_______________________________________________________________
Leia o texto abaixo e depois responda as perguntas. Ao final, confira as respostas.
O texto e figura são do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do mundo industrializado . 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo: 2009.
Caso continue com alguma dúvida, envie um email para newtongeografia@gmail.com, ou deixe um comentário, que eu terei muito prazer em tentar auxiliar.
Boa leitura e bom exercício !
" Como dividir a Europa ?
Costuma-se dividir ou regionalizar a Europa em : Europa setentrional, Europa meridional, Europa central e Europa ocidental.
A Rússia - imenso país localizado em terras europeias e asiáticas - em geral não é incluída nessa regionalização, pois merece um estudo à parte. Veja o mapa ao lado .
A Rússia - imenso país localizado em terras europeias e asiáticas - em geral não é incluída nessa regionalização, pois merece um estudo à parte. Veja o mapa ao lado .
Mas essa divisão apresenta muitos problemas. De um lado, privilegia a localização geográfica e as características dos elementos naturais dessa faixa, como na Europa setentrional, na Europa central e na Europa meridional. De outro lado, a inclusão do Reino Unido na Europa ocidental indica que os critérios adotados são essencialmente históricos.
Como os elementos sociais e históricos são mais significativos para a compreensão do espaço geográfico contemporâneo, convém estudar a Europa a partir da industrialização. Afinal, a indústria - atividade básica para a sociedade moderna - surgiu no continente em razão da situação política da sociedade inglesa do século XVIII. E uma regionalização com base na industrialização nos leva a considerar as questões político-econômicas da sociedade.
Sabendo que a vida dos vários povos europeus se relaciona diretamente com essas questões político-econômicas, estudaremos a Europa a partir das profundas diferenças que a dividem em duas partes :
- Europa ocidental - os países capitalistas desenvolvidos, ou do Primeiro Mundo, que se caracterizam por apresentar uma economia de mercado consolidada.
- Europa oriental - os países ex-socialistas, que possuíam, até há poucos anos, uma economia planificada. Atualmente são "economias de transição", que em grande parte ainda não consolidaram totalmente suas economias de mercado.
Podemos ainda reconhecer outra porção da Europa, que costuma ser estudada separadamente, formada pela parte europeia da Rússia e pelos demais países da CEI geograficamente localizados na Europa : Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão.
A Europa ocidental e a Europa oriental são as duas principais regiões do continente. Elas foram criadas, em primeiro lugar, pelo processo secular de desenvolvimento do capitalismo e industrialização mais acelerado na parte oeste do continente; e, segundo lugar, pelos resultados da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), que deixou a Europa dividida em duas partes principais, a capitalista e a socialista ou com economia planificada.
Alemanha, Dinamarca, Reino Unido e França são exemplos de países cuja economia tem sido regido há séculos pelo mercado. Suas empresas tomam as decisões de quanto e onde investir capital, que preços cobrar ou pagar, etc. , sempre objetivando o lucro e levando em consideração as tendências do mercado. São, portanto, típicas economias capitalistas ou de marcado.
Por outro lado, nações como a Polônia, a Hungria, a Albânia e a República Tcheca, entre outras, possuem economias que durante várias décadas foram regidas a partir de planos estabelecidos pelo governo para um certo período, geralmente de cinco anos. Foram os setores considerados prioritários que receberam os maiores investimentos durante a vigência da planificação, geralmente os setores de indústrias de base (siderúrgica, metalúrgica, mecânica pesada), e não de bens de consumo (indústria automobilística, de informática, microeletrônica, etc.), que até hoje são insuficientes. A planificação da economia e o domínio de um único partido político durante várias décadas nesses países do Leste europeu acentuaram ainda mais as diferenças já existentes em relação à Europa ocidental.
Em outras palavras, economias planificadas eram aquelas em que a grande maioria das empresas não pertencia a particulares; elas eram públicas, ou melhor, estatais ou governamentais. Era o Estado, controlado por um partido oficial (geralmente o Partido Comunista), que centralizava todas as decisões econômicas por meio de seus técnicos ou funcionários responsáveis pela elaboração dos planos quinquenais. Essa situação vem se alterando bastante desde 1989, com o final do monopólio do poder pelo partido e inúmeras privatizações de empresas. "
Por outro lado, nações como a Polônia, a Hungria, a Albânia e a República Tcheca, entre outras, possuem economias que durante várias décadas foram regidas a partir de planos estabelecidos pelo governo para um certo período, geralmente de cinco anos. Foram os setores considerados prioritários que receberam os maiores investimentos durante a vigência da planificação, geralmente os setores de indústrias de base (siderúrgica, metalúrgica, mecânica pesada), e não de bens de consumo (indústria automobilística, de informática, microeletrônica, etc.), que até hoje são insuficientes. A planificação da economia e o domínio de um único partido político durante várias décadas nesses países do Leste europeu acentuaram ainda mais as diferenças já existentes em relação à Europa ocidental.
Em outras palavras, economias planificadas eram aquelas em que a grande maioria das empresas não pertencia a particulares; elas eram públicas, ou melhor, estatais ou governamentais. Era o Estado, controlado por um partido oficial (geralmente o Partido Comunista), que centralizava todas as decisões econômicas por meio de seus técnicos ou funcionários responsáveis pela elaboração dos planos quinquenais. Essa situação vem se alterando bastante desde 1989, com o final do monopólio do poder pelo partido e inúmeras privatizações de empresas. "
PERGUNTAS ou QUESTÕES
1- De que maneira costuma-se regionalizar a Europa, segundo o texto?
2- Os autores explicam porque razão não preferem a inclusão da Rússia nessa regionalização da Europa. Transcreva o parágrafo que esclarece isso.
3- Qual acontecimento marcante seria a base, ou o critério, para uma melhor regionalização da Europa, segundo o texto? Porquê?
4- Levando em conta que a vida dos vários povos europeus se relaciona diretamente com essas questões político-econômicas, os autores decidiram estudar a a Europa em quais regiões ?
5- Qual é a diferença marcante entre a Europa Ocidental e a Europa oriental, do ponto de vista político e econômico ?
6- O texto cita uma outra porção da Europa, que costuma ser estudada separadamente, que abrange a parte europeia da Rússia e a CEI . O que é a CEI?
7- Quais acontecimentos foram os principais responsáveis pelo surgimento de duas porções distintas na Europa (a Europa ocidental e a Europe oriental) ?
8- Qual região da Europa é a capitalista e qual é a socialista, após a Segunda Guerra Mundial?
9- Quais países da Europa são há séculos regidos pela liberdade de mercado, ou capitalismo?
10- Quais exemplos, são citados, e países com economia planificada há décadas?
11- Quais setores da economia foram prioritários para investimentos dos governos dos países com economia planificada, ou socialistas?
12- Caracterize as empresas dos países socialistas e as empresas dos países capitalistas.
RESPOSTAS
1- Costuma-se dividir ou regionalizar a Europa em: Europa setentrional, Europa meridional, Europa central e Europa ocidental.
* Observação do Newton Almeida : não citaram a Europa Centro-Oriental.
Prefiro que considerem essa resposta, como a mais correta:
Costuma-se dividir ou regionalizar a Europa em: Europa setentrional, Europa meridional, Europa centro-oriental e Europa ocidental.
2- " A Rússia - imenso país localizado em terras europeias e asiáticas - em geral não é incluída nessa regionalização, pois merece um estudo à parte. "
3- Segundo o texto, o melhor critério para a regionalização da Europa seria a industrialização.
Porque uma regionalização com base na industrialização nos leva a considerar as questões político-econômicas da sociedade, já que os elementos sociais e históricos são mais significativos para a compreensão do espaço geográfico contemporâneo.
5- A maior diferença é que a Europa ocidental é constituída por países desenvolvidos que possuem economia de mercado ou capitalista, e a Europa oriental é constituída pelos países ex-socialistas, que possuíam, até há poucos anos, uma economia planificada, que atualmente são "economias de transição", que em grande parte ainda não consolidaram totalmente suas economias de mercado.
6- A CEI é a Comunidade dos Estados Independentes . Em dezembro de 1991, sob a liderança dos presidentes da Rússia, da Ucrânia e de Belarus, após a crise e fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), nasceu a CEI , a Comunidade dos Estados Independentes, formada pelos países : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Geórgia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.
7- A Europa ocidental e a Europa oriental formaram-se, em primeiro lugar, pelo processo secular de desenvolvimento do capitalismo e industrialização mais acelerado na parte oeste do continente; e, segundo lugar, pelos resultados da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), que deixou a Europa dividida em duas partes principais, a capitalista e a socialista.
8- Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a Europa fica divida em duas porções : Europa ocidental que é a capitalista, e Europa oriental que é a socialista.
9- Alemanha, Dinamarca, Reino Unido e França são exemplos de países cuja economia tem sido regido há séculos pelo mercado.
10- Nações como a Polônia, a Hungria, a Albânia e a República Tcheca possuem economias que durante várias décadas foram regidas a partir de planos estabelecidos pelo governo.
11- Os maiores investimentos, durante a vigência da planificação, foram os setores de indústrias de base (siderúrgica, metalúrgica, mecânica pesada), e não de bens de consumo (indústria automobilística, de informática, microeletrônica, etc.).
12- As empresas dos países capitalistas : são empresas que tomam as decisões de quanto e onde investir capital, que preços cobrar ou pagar, etc. , sempre objetivando o lucro e levando em consideração as tendências do mercado.
As empresas dos países socialistas: eram aquelas em que não pertenciam a particulares; elas eram estatais ou governamentais.
________________________________________________________________
QUESTÕES com PERGUNTAS de Geografia, sobre os aspectos físicos e climáticos da Europa, para o Ensino Fundamental.
Após cada questão está a resposta, destacada em vermelho.
Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Industrializado . 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
BOM EXERCÍCIO!
1- Marque a opção correta - Qual é a extensão territorial da Europa :
A) Quase 500.000.000 Km²
B) Exatamente 1.000.000 de quilômetros quadrados
C) Exatamente 8.500.000 km²
D) Pouco menos de dez milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados
E) Quase oito milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados
RESPOSTA - D
2- Qual país, muito grande em área, pertence a dois continentes, a Europa e a Ásia ? Dica : a divisão, ou fronteira, continental desse país é marcada pelos Montes Urais.
RESPOSTA - A Rússia (ou Federação Russa).
3- Qual fator teria contribuído para que a Europa seja um continente com a história marcada por grande número de guerras?
RESPOSTA - O fator que contribuiu para a história da Europa fosse marcada por muitas guerras é que na Europa habitam muitos povos com muitos idiomas e culturas, o que facilita o surgimento de rivalidades e disputas de território e poder.
4- Sobre os oceanos que banham a Europa, marque a alternativa correta:
A) Ao sul, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao leste com o oceano Glacial Ártico. A oeste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico.
B) Ao sul, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao norte com o oceano Glacial Ártico. A leste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico.
C) Ao sul, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao norte com o oceano Glacial Ártico. A oeste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico.
D) Ao norte, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao sul com o oceano Glacial Ártico. A oeste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico.
E) Ao oeste, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao nordeste com o oceano Glacial Ártico. A oeste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico.
5- A afirmativa a seguir é correta ou falsa - " A oeste, a Europa é banhada pelo oceano Atlântico que forma vários mares, golfos e canais: mar do Norte, mar Báltico, mar da Noruega, canal da Mancha, golfo de Biscaia, etc. "
RESPOSTA - A afirmativa está correta.
6- Observe o mapa físico da Europa, acima, e perceba que o continente europeu possui grandes extensões de terras baixas. Cite três principais planícies da Europa.
RESPOSTA - As planícies da Europa : planície Germânica, da Hungria, Russo-Sarmática.
RESPOSTA - As planícies da Europa : planície Germânica, da Hungria, Russo-Sarmática.
7- Cite as cadeias de montanhas da Europa.
RESPOSTA - As cadeias de montanhas da Europa : os Alpes, Alpes Escandinavos, os Apeninos, os Cárpatos, os Pirineus, o Cáucaso.
RESPOSTA - As cadeias de montanhas da Europa : os Alpes, Alpes Escandinavos, os Apeninos, os Cárpatos, os Pirineus, o Cáucaso.
8- Cite dois planaltos do continente europeu.
RESPOSTA - Dois planaltos europeus : o Central Russo, do Volga.
9- Quais são os principais rios da Europa, cujos vales formam planícies densamente povoadas?
RESPOSTA - Os principais rios da Europa : Reno, Danúbio, Volga, Pó, Sena, Elba, Loire, Douro, Tejo.
10- Devido ao seu contorno recortado a Europa possui inúmeras penínsulas. Relacione as colunas abaixo, de maneira a unir as penínsulas com os países do seu entorno.
A - Jutlândia ( ) Noruega e Suécia
B - Escandinava ( ) Grécia, Albânia
C- Balcânica ( ) Portugal e Espanha
D- Ibérica ( ) Dinamarca
E- Itálica ( ) Itália
RESPOSTA -
A - Jutlândia ( B ) Noruega e Suécia
B - Escandinava ( C ) Grécia, Albânia
C- Balcânica ( D ) Portugal e Espanha
D- Ibérica ( A ) Dinamarca
E- Itálica ( E ) Itália
11- Cite as principais ilhas do continente europeu.
RESPOSTA - As principais ilhas do continente europeu : que formam o Reino Unido são as ilhas da Grã-Bretanha, da Irlanda, e outras ; no Mediterrâneo temos a ilha de Córsega, Sardenha, Sicília, Creta, Malta, etc.
12- Por que na Europa temos a predominância de climas temperados ?
RESPOSTA - Porque a Europa se localiza ao norte do Trópico de Câncer e é atravessada pelo Círculo Polar Ártico.
13- Em qual região da Europa faz mais frio ? Explique.
RESPOSTA - A região da Europa em que faz mais frio é ao norte. Somente no norte da Europa, nas vizinhanças do oceano Glacial Ártico, é que encontramos o clima frio polar. Os raios solares atingem a Terra com menor intensidade nos polos, por isso quanto mais ao norte da Europa faz mais frio (região de baixas latitudes).
14- Comente sobre o clima da parte leste do continente europeu.
RESPOSTA - Na parte leste, ou continental, da Europa os climas são mais secos, com maior variação anual de temperatura, com invernos bem mais rigorosos e verões quentes.
15- No continente europeu encontramos uma variação climática com peculiaridade única: no inverno chove mais do que no verão. Que clima é esse ? Abrange qual região ?
RESPOSTA - No extremo sul da Europa, nas vizinhanças do mar Mediterrâneo, encontramos o Clima Mediterrâneo, que é seco no verão e chuvoso no inverno.
______________________________________________________________
RESPOSTA - Os sete principais países mais industrializados da Europa Ocidental são : Alemanha, Reino Unido, França, Países Baixos, Bélgica, Itália e Luxemburgo.
2- Qual característica é marcante nesses países, sob aspecto ambiental ?
RESPOSTA - Observando o espaço geográfico que abrange Alemanha, Reino Unido, França, Países Baixos, Bélgica, Itália e Luxemburgo, sete países altamente industrializados da Europa Ocidental, podemos afirmar que, sob o aspecto ambiental, a característica marcante é a dominação da natureza, ou anterior ambiente natural, pela ação do homem.
3- Como é chamado o espaço natural alterado pela ação do homem ?
RESPOSTA - O espaço natural, ou anterior ambiente natural, ou preexistente ambiente natural, profundamente alterado pela ação do homem é chamado de espaço artificial, ou espaço geográfico. Esse espaço geográfico, que era ocupado pela natureza, foi intensamente industrializado e urbanizado.
4- Relacione o processo de industrialização com a urbanização, muito presente no espaço geográfico formado pelos sete países mais industrializados da Europa Ocidental.
RESPOSTA - O processo de industrialização, que teve início na Inglaterra, representou uma oportunidade de maior renda para a mão de obra que era atraída para trabalhar nas fábricas. Com o tempo foi sendo ampliado o setor de serviços, como restaurantes, lojas, bancos, ao mesmo tempo em que as cidades foram crescendo, com a instalação, também, da infraestrutura necessária de saneamento, energia, transportes. Portanto a urbanização, que, simplificadamente, podemos entender como o crescimento das cidades, foi consequência da industrialização.
5- Qual a diferença, sob ponto de vista tecnológico, do espaço rural de um país subdesenvolvido, para o de um país altamente industrializado e desenvolvido ?
RESPOSTA - O espaço rural de um país subdesenvolvido apresenta pouca tecnologia, com as atividades sendo realizadas por maior quantidade de mão de obra braçal. Já o espaço rural de um país altamente industrializado passou a aplicar novas tecnologias, na agricultura e criação de animais, tornando-se um meio rural altamente mecanizado.
6- Quais outros países, ao redor do mundo, apresentam um espaço tão intensamente industrializado e urbanizado, quanto o dos sete países citados, da Europa Ocidental ?
RESPOSTA - Ao redor do mundo, muito poucos países possuem semelhante nível de industrialização e urbanização, em porções de seu território; podemos citar : Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e a Nova Zelândia.
____________________________________________________________
RESPOSTA - Depois da Segunda Guerra Mundial a Alemanha foi dividida em Alemanha Oriental (socialista) e Alemanha ocidental (capitalista). Após o declínio do sistema socialista no mundo, as duas Alemanhas reunificaram-se novamente em 1990. A Alemanha Ocidental possuía condições socioeconômicas bem melhores do que a Alemanha Oriental, então a reunificação alemã na verdade representou a anexação da parte oriental pela ocidental.
2- Qual fato histórico marca a reunificação alemã?
RESPOSTA - A queda do muro de Berlim, foi o fato marcante que simboliza a reunificação alemã (veja imagem abaixo).
Uma onda revolucionária tomou conta do Bloco do Leste (países socialistas que eram aliados da União Soviética). Após semanas de protestos, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, que todos os cidadãos da Alemanha Oriental poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro de Berlim, que dividia as duas Alemanhas. Os alemães ocidentais recebiam os orientais em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram sendo destruídas pelos cidadãos de maneira eufórica. Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover a estrutura do Muro de Berlim. A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990.
3- Quais aspectos, no processo de reunificação alemã, desagradaram o movimento ambientalista / ecológico alemão-ocidental ?
RESPOSTA - A moeda da ex-Alemanha Ocidental, o marco, tornou-se a moeda da Alemanha, e praticamente todas as leis da Alemanha capitalista (ocidental) passaram a vigorar na Alemanha. Além disso, o forte movimento ambientalista / ecológico alemão-ocidental , queixou-se de que no processo de reunificação alemã, alguns aspectos positivos da ex- Alemanha Oriental foram deixados de lado, pela falta de diálogo ou negociação, como a pouca competição do sistema socialista, o seu baixo índice de emprego e a preservação de monumentos históricos .
4- Comente sobre as diferenças entre os parques industriais e a tecnologia das duas Alemanhas.
RESPOSTA - Após a reunificação da Alemanha, em 1990, começou uma verdadeira adaptação do parque industrial da Alemanha Oriental, pois encontrava-se bem inferior aos níveis de produtividade da Alemanha Ocidental. Apesar de ter sido o país mais industrializado da Europa Oriental, a Alemanha Oriental possuía tecnologia ultrapassada, em comparação com a Alemanha Ocidental, apresentando grandes desperdícios de energia e mão-de-obra, além de ser altamente poluidora do meio ambiente.
5- Comente sobre os investimentos feitos no processo de reunificação da Alemanha.
RESPOSTA - A Alemanha Oriental apresentava precariedades em seu sistema de transportes e comunicações (estradas, aeroportos, telefonia, etc.). Calcula-se que até o fim do século XX a Alemanha tenha investido cerca de 70 bilhões de dólares para modernizar a sua parte oriental .
6- Quais indicadores sinalizaram as dificuldades para realizar o processo de reunificação da Alemanha?
RESPOSTA - A economia da Alemanha, após a reunificação, apresentou aumento da inflação, no início de 1990, alcançando quase 5% a ano. O volume de importações ultrapassou o de exportações, ou seja, a balança comercial da Alemanha apresentou déficit, o que não acontecia há mais de dez anos, e por fim, houve uma desaceleração do crescimento econômico, em anos seguintes. A partir de 1995, a economia alemã voltou a crescer e retomou os superávits na sua balança comercial, superando a crise.
7- A economia da Alemanha voltou a apresentar momento de crise? Quando?
RESPOSTA - Sim! No início do século XXI, a crise econômica da Alemanha voltou. Em 2002 a taxa de crescimento da economia alemã ficou em apenas 0,75%, e o nível de desemprego chegou a mais de 12% da população economicamente ativa.
8- Existe algum estigma social, em consequência das diferenças de realidade das populações das duas Alemanhas?
RESPOSTA - Sim, existe. A Alemanha possui um problema de identidade nacional. Existe um certo preconceito contra os novos cidadãos oriundos da Alemanha Oriental, que sentem-se mais pobres do que os da Alemanha Ocidental. É como se o Muro de Berlim ainda continuasse de pé, separando a Alemanha, agora por classe social.
9- Comente sobre o "fantasma do nazismo" que ainda paira sobre a Alemanha.
RESPOSTA - O racismo e o preconceito afloram na Alemanha contra os alemães da antiga Alemanha Oriental, e ainda mais forte contra imigrantes vindos da Europa Oriental e principalmente da Turquia. Ações violentas de alguns grupos neonazistas surgem contra os imigrantes. Esse problema é comum também em grande parte da Europa Ocidental.
Imagem - Catedral de Colônia e Ponte Hohenzollern, Colônia, Alemanha.
Fonte dos conteúdos : Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
_________________________________________________________________
As perguntas com respostas, a seguir, acompanham os conteúdos do Livro VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica, geografia do mundo industrializado. 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. , com atualizações de dados e enriquecimento de informações e imagens da Wikipédia.
O continente europeu abriga 46 países que possuem altos indicadores sócio-econômicos, de maneira geral. Já a Europa Ocidental é uma regionalização da Europa que engloba os países: Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Liechtenstein, Malta, Mônaco, São Marino, Andorra, Vaticano, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha e Portugal.
O critério principal para essa regionalização é a localização ocidental (critério geográfico) e o fato de o país possuir economia capitalista durante o século XX, no período da Guerra Fria (critério político-econômico).
Perguntas com Respostas de Geografia : Países da Europa Ocidental de menor industrialização - Finlândia, Noruega e Islândia.
O critério principal para essa regionalização é a localização ocidental (critério geográfico) e o fato de o país possuir economia capitalista durante o século XX, no período da Guerra Fria (critério político-econômico).
Perguntas com Respostas de Geografia : Países da Europa Ocidental de menor industrialização - Finlândia, Noruega e Islândia.
1- PERGUNTA - Qual é a área superficial e a população da Europa?
RESPOSTA - A Europa é o segundo menor continente em superfície, entre todos os seis continentes, com 10.180.000 km², e sua população é de 738 milhões de habitantes.
A seguir falaremos sobre três países da Europa que possuem menor índice de industrialização. Identifique os 10 países mais industrializados da Europa.
RESPOSTA - Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Suécia, Áustria, Suíça.
2- PERGUNTA - Esse país europeu ocidental possui menor nível de industrialização, em comparação com os dez países citados acima, é uma ilha localizada no Oceano Atlântico, ao norte da Europa, e que apresenta intensa atividade vulcânica. Que país é esse? Se ainda tiver alguma dúvida, veja na figura o contorno desse país destacado.
RESPOSTA - Islândia.
3- PERGUNTA - Digamos que você esteja visitando a Islândia. Cite algum fenômeno natural inserido nas belas paisagens da Islândia, ao qual você percebe a intensa atividade vulcânica da Islândia?
RESPOSTA - A Islândia é um dos países do mundo que mais apresenta atividade vulcânica. Caso eu estivesse visitando a Islândia, constataria esse fato visualizando algum fenômeno natural, como:
- Em 2010 enormes nuvens de poeira sobre a Islândia impediam o trânsito de aviões. Isso aconteceu quando a água derretida das neves dos glaciares atingia a lava expelida por um dos tantos vulcões em atividade existentes na Islândia.
4- PERGUNTA - Por que a Islândia é o país que apresenta a segunda maior atividade vulcânica do mundo, atrás apenas do Havaí?
RESPOSTA - Porque a Islândia fica sobre a junção de duas placas tectônicas, onde uma falha faz com que o material quente sob a crosta terrestre seja expelido em abundância para a superfície. É como se a ilha estivesse em cima de um vazamento de magma.
5- PERGUNTA - Leia as informações a seguir para responder a qual país da Europa ocidental elas estão relacionadas : A pesca de bacalhau, anchova, atum e arenque é uma atividade econômica importante para esse país. A partir da década de 1970 a exploração de petróleo permitiu um impulso à industrialização desse país, que se concentra nas cidades de Oslo, Bergen e Trodheim. Esse país está localizado na península escandinava e na sua paisagem destacam-se os fiordes. Qual é esse país?
RESPOSTA - A Noruega (foto acima, navegando em um fiorde Norueguês) é A Noruega mantém o modelo social escandinavo, baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime abrangente de previdência social. A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano em todos os relatórios desde 2001 (com dados referentes entre 1999 e 2010) Em 2009, o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.
6- PERGUNTA - Esse país faz fronteira ao leste com a Rússia. Sua paisagem é marcada pela presença das florestas de coníferas ou taiga. Tal riqueza natural é significativa para a economia desse país, que exporta madeira, pasta de papel e papel. Após a Segunda Guerra Mundial é que ocorreu maior desenvolvimento industrial nesse país, concentrada em sua capital Helsinque. Qual é esse país?
Foto acima: Parque Nacional de Repovesi.
RESPOSTA - A Finlândia está localizada na Península Escandinava, com população de pouco mais de 5 milhões de habitantes, sendo o país menos povoado da Europa, já que possui grande extensão territorial de 338.145 quilômetros quadrados.
7- PERGUNTA - Comente, resumidamente, sobre a independência da Finlândia.
RESPOSTA - A Finlândia fazia parte da Suécia, até 1809, quando tornou-se um Grão-Ducado autônomo dentro do Império Russo. A Declaração de independência da Finlândia foi promulgada em 1917 e foi seguida por uma guerra civil, e guerras contra a União Soviética e a Alemanha nazista, e por um período de neutralidade oficial durante a Guerra Fria.
_______________________________________________________________
O continente europeu abriga 46 países que possuem altos indicadores sócio-econômicos, de maneira geral. Já a Europa Ocidental é uma regionalização da Europa que engloba os países: Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Liechtenstein, Malta, Mônaco, São Marino, Andorra, Vaticano, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha e Portugal.
O livro Geografia Crítica separou os países da Europa Ocidental em três conjuntos, ou sub-regiões: Países de alto nível de industrialização; Países de menor nível de industrialização e países de fraca industrialização.
Perguntas com Respostas e exercícios de Geografia : Países da Europa Ocidental de menor industrialização - Espanha, Dinamarca, Irlanda
BOM EXERCÍCIO!
BOM EXERCÍCIO!
1- PERGUNTA - Qual é a área superficial e a população da Europa?
RESPOSTA - A Europa é o segundo menor continente em superfície, entre todos os seis continentes, com 10.180.000 km², e sua população é de 738 milhões de habitantes.
2- Identifique os 10 países mais industrializados da Europa Ocidental.
RESPOSTA - Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Suécia, Áustria, Suíça.
A seguir falaremos sobre três países da Europa Ocidental que possuem menor índice de industrialização.
3- Esse país da Europa Ocidental, de menor nível de industrialização, apresenta um território extremamente plano. Possui várias ilhas no mar Báltico. A maior ilha do mundo, a Groenlândia, que está localizada no Oceano Atlântico e conquistou autonomia política interna em 1979, pertence a esse país. Que país é esse?
RESPOSTA - Dinamarca.
Foto acima: vista de Copenhague.
4- A Dinamarca desenvolve uma moderna atividade industrial, seja na construção naval, ou fabricando equipamentos eletrônicos e máquinas. Qual fator dificultaria o desenvolvimento da atividade industrial da Dinamarca?
RESPOSTA - A precariedade de matérias-primas dificultaria o desenvolvimento da atividade industrial na Dinamarca, que precisa importar petróleo, por exemplo.
5- A Dinamarca costuma auxiliar financeiramente os países subdesenvolvidos, destinando parte de seu PIB. Pergunta o que é PIB? Onde estão concentradas as indústrias da Dinamarca?
RESPOSTA - O PIB, ou Produto Interno Bruto, é a soma de todas as riquezas produzidas por um país em um ano.
As indústrias da Dinamarca, estão concentradas na sua capital, na cidade de Copenhague.
6- Qual país da Europa Ocidental, de menor nível de industrialização, alcançou uma organização democrática apenas em 1982, após o final de uma ditadura de quase quarenta anos, sob o comando do general Franco?
RESPOSTA - A Espanha, país que ao longo dos séculos XVI e XVII foi uma grande metrópole (potência) mundial.
Foto acima: vista da cidade de Toledo, Espanha.
7- Comente, resumidamente, sobre a construção da democracia na Espanha.
RESPOSTA - A construção da democracia da Espanha reconheceu todos os partidos políticos, passou por amplo debate e diálogo entre todas as classes sociais. Esse complicado processo se estendeu de 1975 a 1982 e sua culminância foi o Pacto de Moncloa.
8- Comente sobre a industrialização da Espanha.
RESPOSTA - Os setores de construção naval, têxtil e siderúrgico foram modernizados, após a organização política da Espanha. Posteriormente, as exportações de de tecidos, roupas e produtos de ferro e aço, compensaram a necessidade de importação de petróleo e máquinas industriais. Os maiores centros industriais da Espanha estão em Barcelona, Madri e Bilbao.
9- Complete as lacunas do texto abaixo, com as palavras corretas. O texto comenta sobre as dificuldades enfrentadas na Espanha contra grupos extremistas. Ao final de cada parágrafo, verifique seus acertos, com as palavras corretas destacadas em vermelho. O texto pertence ao livro supracitado e complementado por conteúdos da Wikipédia.
A Espanha defronta-se com o problema do nacionalismo , que luta pela independência da Basca, no da Espanha e também em um trecho do da França. O movimento nacionalista também reivindica a incorporação da província de .
RESPOSTA - basco ; região ; norte ; sul ; Basco ; Navarra.
O (Euzkadi Ta Askatasuna - Pátria e Liberdade) é uma organização fundada em 1959, que continuou a promover vários , provocando a morte até mesmo de , com o objetivo de alcançar a do povo basco.
RESPOSTA - ETA ; Basca ; separatista ; atentados ; civis ; independência .
Na década de 1980 surgiram a Lliure, que luta pela autonomia política da região da (a nordeste fazendo fronteira com a e França), e o Exército Guerrilheiro do Povo Galego Ceive, que luta na região da (a noroeste, fazendo fronteira com ). As estratégias dessas organizações são baseadas na .
RESPOSTA - Terra ; Catalunha ; Andorra ; Galícia ; Portugal ; violência .
A atual Constituição (de 1978) reconhece o direito à das nacionalidades basca, e galega. Mas seus líderes políticos ambicionam a independência plena, conforme explicitaram na de Barcelona (1998).
RESPOSTA - autonomia ; catalã ; política ; Declaração .
Em 11 de março de 2004, uma série de bombas explodiram em trens de . Depois de um julgamento de cinco meses em 2007, concluiu-se os foram perpetrados por um grupo militante local inspirado pela organização Al-. As explosões mataram 191 pessoas e feriram mais de 1800, e a intenção dos autores do atentado podem ter sido influenciar o resultado da eleição geral espanhola, realizada três dias depois. Embora as suspeitas iniciais tenham se focado no grupo basco , logo surgiram evidências indicando um possível envolvimento de grupos islâmicos.
RESPOSTA - Madrid ; atentados ; islâmico ; Qaeda ; terrorista ; ETA ; extremistas .
10 - Esse país da Europa Ocidental, está localizado em uma ilha e possui como capital a cidade de Dublin, cuja população é de maioria católica. Que país é esse?
RESPOSTA - Esse país é a Irlanda, também chamado de Eire, que está localizado na maior parte da Ilha da Irlanda.
11- Qual nação, constituinte do Reino Unido, ocupa o restante da Ilha da Irlanda ao norte do país Irlanda?
RESPOSTA - É a nação Irlanda do Norte, cuja população é de maioria protestante. Em 1921, quando a irlanda tornou-se um país independente do Reino Unido, a população da Irlanda do Norte não concordou e continuou sob o domínio do Reino Unido.
12- Comente, resumidamente, sobre a economia da Irlanda.
RESPOSTA - A Irlanda possui uma razoável industrialização que foi fortemente apoiada por investimentos estrangeiros dos países: Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Esses países instalaram filiais de suas multinacionais, como fábricas de computadores e outros produtos eletrônicos.
O maior centro industrial da Irlanda fica na sua capital Dublin. Desde 1980 que a economia da Irlanda deixou de ser predominantemente agrícola e destaca-se pela presença de indústrias de alta tecnologia e serviços. Do início dos anos 1990 até 2007 o crescimento econômico da Irlanda foi enorme, sendo chamado de período do Tigre Celta. Uma recessão seguiu-se até o ano de 2010. As principais exportações do país incluem produtos eletrônicos, softwares e produtos farmacêuticos.
Acima: paisagem tradicional da Irlanda.
______________________________________________________________
1- O que são os miniestados europeus?
RESPOSTA - É comum que sejam destacados os países que possuem as maiores populações, assim como em outros textos e estudos de geografia são indicados os países do mundo com as maiores dimensões (áreas superficiais), e assim por diante.
No caso dos miniestados: são pequenos países da Europa, que possuem sua soberania política/administrativa, que estão localizados na Europa Ocidental.
2- Quantos são os miniestados? Quais são eles?
RESPOSTA - Os miniestados são em número de 6. São eles: Mônaco; Andorra; San Marino; Malta; Liechtenstein e Vaticano.
3- Qual é o maior, em área dos seis miniestados europeus?
RESPOSTA - O miniestado mais extenso é Andorra, com 468 quilômetros quadrados.
Imagem acima: Andorra.
4- Organize uma tabela, relacionando os seis miniestados europeus, em ordem crescente de tamanho (extensão territorial), citando também a sua população.
PAÍS ÁREA (Km²) POPULAÇÃO (aproximada)
VATICANO 0,44 840
MÔNACO 2,02 33.000
SAN MARINO 61 33.000
LIECHTENSTEIN 160,4 35.000
MALTA 316 413.000
ANDORRA 468 72.000
5- Esse miniestado europeu se destaca pela intensa atividade turística, que é significativa, também, em todos os outros miniestados europeus. As corridas de Fórmula 1 que acontecem anualmente, nesse miniestado, são realizadas nas suas ruas. A sua língua oficial é o francês, mas também são falados o dialeto monegasco, italiano e inglês. Ele está localizado ao sul da França.
Qual é esse miniestado? RESPOSTA - Esse miniestado é Mônaco (abaixo).
6- Comente sobre o miniestado Malta.
RESPOSTA - Malta é o miniestado com maior população, entre todos os seis miniestados da Europa. Malta é um arquipélago situado ao sul da Europa, no Mar Mediterrâneo, abaixo da Ilha de Sicília. Malta foi uma base naval britânica, que por isso cobrava do Reino Unido altas taxas pela utilização, em seu território, de portos e instalações militares. Após o fim da Guerra Fria essas instalações militares entraram em declínio, fazendo com que a renda de Malta diminuísse. A partir de 2004, Malta ingressou na União Europeia.
Imagem cima: Malta.
7- Leia as informações a seguir e responda. Esse miniestado europeu está localizado no interior da capital da Itália, e é sede de uma das mais representativas instituições da civilização ocidental: Igreja Católica Apostólica Romana.
Qual é esse miniestado? RESPOSTA - Vaticano.
Imagem acima: Vaticano.
8- Qual é o miniestado europeu que está localizado nos Montes Pirineus, a quase 3 mil metros de altitude, entre a Espanha e a França.
RESPOSTA - É Andorra.
9- Comente sobre Liechtenstein.
RESPOSTA - O miniestado de Liechtenstein vem se destacando na atividade industrial, e o turismo também se mantém como importante fonte de renda para esse país que é uma monarquia constitucional. Ele está localizado nos Alpes entre a Áustria e a Suíça.
10- Esse miniestado europeu é o mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, fundado no ano de 301. O turismo é a principal fonte de renda desse pequeno país. Sua língua oficial é o italiano. Ele está localizado no centro-norte da península italiana, na região do monte Titano, próximo ao mar Adriático.
Qual é esse miniestado?
RESPOSTA - Esse miniestado é San Marino. Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial