Questão sobre Bacias Hidrográficas do Brasil
Você já sabe o que é BACIA HIDROGRÁFICA?
Os rios correm das áreas mais altas para as mais baixas, geralmente acabando por desaguar nos mares. O caminho percorrido pelo rio é determinado pelo relevo da superfície, que se altera ao longo dos anos, em consequência de acomodações pela ação das forças externas e internas, continuamente agindo e transformando as feições terrestres.
O que é bacia hidrográfica?
A bacia hidrográfica é a área na qual ocorre a drenagem de água das chuvas (ou derretimento de neve) para um rio principal e seus afluentes, devido às formas do relevo dessa área.
A bacia hidrográfica é uma porção da superfície terrestre delimitada pelas maiores alturas do relevo, que conduz as águas das chuvas, as águas das nascentes e águas dos rios, dos pontos mais altos (montante) para os mais baixos (jusante). As águas tendem a se encontrar em cursos (caminhos) mais baixos, formando os rios, ou podem se infiltrar no solo, formando o lençol freático, ou depósitos de águas subterrâneas.
Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.
Faça uma comparação simples com uma bacia: a chuva que cai na borda da bacia vai correr para dentro dela, assim como toda água que cair da borda para seu interior. Além do limite da borda, a água cairá em outra bacia; a borda da bacia é chamada de divisor de águas (ou interflúvio).
Questão sobre as Bacias Hidrográficas do Brasil
Relacione cada bacia hidrográfica com as informações a seguir, indicando o número correspondente dentro dos parênteses! Ao final, observe a resposta da questão!
1- Bacia Amazônica; 2- Bacia do Tocantins-Araguaia; 3- Bacia do São Francisco; 4- Bacia do Paraguai; 5- Bacia do Paraná; 6- Bacia do Uruguai.
( ) Nasce na parte central do país e segue em direção ao norte. São os dois rios que se encontram, formando uma foz. Também fundamental para o transporte. Os rios da região foram bastante degradados por conta da mineração. Hoje, a Empresa Vale, utiliza muito o rio para o transporte de suas produções em Carajás. É a maior bacia totalmente brasileira.
( ) É a maior bacia do mundo, com o maior rio do mundo em extensão, profundidade, largura e vazão d´ água. É a única bacia que tem sua nascente principal fora do país. Apesar de ser caracteristicamente de planície, muito utilizado para o transporte (considerado a estrada da região Norte do país), pela quantidade de água e a forte correnteza, tem grande potencial hidrelétrico. Importante fonte de água para a floresta.
( ) Nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, vai em direção ao Sertão Nordestino e tem sua foz entre os estados de Alagoas e Sergipe. Leva riqueza ao sertão, tornando o solo fértil por onde passa, mas está sofrendo muito com a perda de volume de água por conta da interrupção do fluxo de alguns afluentes, abastecimento de cidades e propriedades agropecuárias. O “prolongamento” do rio São Francisco, a chamada transposição, que é a tentativa de levar água para áreas que não são banhadas naturalmente pelo rio, podem diminuir o fluxo de água até a foz, prejudicando diretamente a “vida” do rio.
( ) Rios de planície, bastante utilizados para o transporte. É a bacia que libera as águas para o oceano Atlântico, ao sul do Brasil.
( ) Situada na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte. Há poucos investimentos nesse setor pela baixa diversidade de produção na região, afirma o governo. Os rios dominam a vida na área do Pantanal, pois no período de chuvas, os rios tendem a aumentar consideravelmente o nível, alagando as região mais baixas, forçando o pecuaristas a deslocarem os gados periodicamente. Libera suas águas para a bacia do rio Paraná.
( ) Caracteristicamente planáltica, tendo o maior potencial hidrelétrico instalado do país, é nela que estão furnas e Itaipú, por exemplo. Libera suas águas para a bacia do rio Uruguai.
RESPOSTA
1- Bacia Amazônica; 2- Bacia do Tocantins-Araguaia; 3- Bacia do São Francisco; 4- Bacia do Paraguai; 5- Bacia do Paraná; 6- Bacia do Uruguai.
( 2 ) Nasce na parte central do país e segue em direção ao norte. São os dois rios que se encontram, formando uma foz. Também fundamental para o transporte. Os rios da região foram bastante degradados por conta da mineração. Hoje, a Empresa Vale, utiliza muito o rio para o transporte de suas produções em Carajás. É a maior bacia totalmente brasileira.
( 1 ) É a maior bacia do mundo, com o maior rio do mundo em extensão, profundidade, largura e vazão d´ água. É a única bacia que tem sua nascente principal fora do país. Apesar de ser caracteristicamente de planície, muito utilizado para o transporte (considerado a estrada da região Norte do país), pela quantidade de água e a forte correnteza, tem grande potencial hidrelétrico. Importante fonte de água para a floresta.
( 3 ) Nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, vai em direção ao Sertão Nordestino e tem sua foz entre os estados de Alagoas e Sergipe. Leva riqueza ao sertão, tornando o solo fértil por onde passa, mas está sofrendo muito com a perda de volume de água por conta da interrupção do fluxo de alguns afluentes, abastecimento de cidades e propriedades agropecuárias. O “prolongamento” do rio São Francisco, a chamada transposição, que é a tentativa de levar água para áreas que não são banhadas naturalmente pelo rio, podem diminuir o fluxo de água até a foz, prejudicando diretamente a “vida” do rio.
( 6 ) Rios de planície, bastante utilizados para o transporte. É a bacia que libera as águas para o oceano Atlântico, ao sul do Brasil.
( 4 ) Situada na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte. Há poucos investimentos nesse setor pela baixa diversidade de produção na região, afirma o governo. Os rios dominam a vida na área do Pantanal, pois no período de chuvas, os rios tendem a aumentar consideravelmente o nível, alagando as região mais baixas, forçando o pecuaristas a deslocarem os gados periodicamente. Libera suas águas para a bacia do rio Paraná.
( 5 ) Caracteristicamente planáltica, tendo o maior potencial hidrelétrico instalado do país, é nela que está a usina hidroelétrica de Itaipu. Libera suas águas para a bacia do rio Uruguai.
Bacia Amazônica - É a maior bacia do mundo, com o maior rio do mundo em extensão, profundidade, largura e vazão d´ água. É a única bacia que tem sua nascente principal fora do país. Apesar de ser caracteristicamente de planície, muito utilizado para o transporte (considerado a estrada da região Norte do país), pela quantidade de água e a forte correnteza, tem grande potencial hidrelétrico. Importante fonte de água para a floresta.
Bacia do Tocantins-Araguaia - Nasce na parte central do país e segue em direção ao norte. São os dois rios que se encontram, formando uma foz. Também fundamental para o transporte. Os rios da região foram bastante degradados por conta da mineração. Hoje, a Empresa Vale, utiliza muito o rio para o transporte de suas produções em Carajás. É a maior bacia totalmente brasileira.
Bacia do São Francisco - Nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, vai em direção ao Sertão Nordestino e tem sua foz entre os estados de Alagoas e Sergipe. Leva riqueza ao sertão, tornando o solo fértil por onde passa, mas está sofrendo muito com a perda de volume de água por conta da interrupção do fluxo de alguns afluentes, abastecimento de cidades e propriedades agropecuárias. O “prolongamento” do rio São Francisco, a chamada transposição, que é a tentativa de levar água para áreas que não são banhadas naturalmente pelo rio, podem diminuir o fluxo de água até a foz, prejudicando diretamente a “vida” do rio.
Bacia do Paraguai - Situada na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte. Há poucos investimentos nesse setor pela baixa diversidade de produção na região, afirma o governo. Os rios dominam a vida na área do Pantanal, pois no período de chuvas, os rios tendem a aumentar consideravelmente o nível, alagando as região mais baixas, forçando o pecuaristas a deslocarem os gados periodicamente. Libera suas águas para a bacia do rio Paraná.
Bacia do Paraná - Caracteristicamente planáltica, tendo o maior potencial hidrelétrico instalado do país, é nela que está a usina hidroelétrica de Itaipu. Libera suas águas para a bacia do rio Uruguai.
Bacia do Uruguai - Rios de planície, bastante utilizados para o transporte. É a bacia que libera as águas para o oceano Atlântico, ao sul do Brasil.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial