Questões de Geografia sobre o México
Prezados, perguntas com respostas, sobre o México, acompanhando os conteúdos do Livro:
Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
Bons estudos !
México - Aspectos Gerais
1- O México é um país industrializado ?
RESPOSTA - Sim ! O México é um dos países mais industrializados da América Latina.
2- O México possui economia forte ?
RESPOSTA - Sim. " Segundo dados do Banco Mundial, em 2006, esse país era a segunda maior economia do continente latino-americano, ficando logo atrás do Brasil. "
3- Quantos habitantes o México possui? A sua população está crescendo em quais níveis?
RESPOSTA - O México possui cerca de 105 milhões de habitantes, e na América Latina somente o Brasil possui população maior (cerca de 200 milhões de habitantes). " O crescimento demográfico do México foi um dos mais elevados do mundo até o início da década de 1980. Apesar de ter diminuído, o crescimento anual da população mexicana ainda é relativamente alto (1,7 % ao ano) e maior que o do Brasil (1,6%). "
4- A população do México é diversificada, do ponto de vista étnico?
RESPOSTA - Sim. A sua população é predominantemente mestiça e etnicamente diversificada, em consequência da miscigenação entre inúmeros povos.
5 - Comente sobre a extensão territorial do México e sua localização .
RESPOSTA - O território mexicano possui quase 2.000.000 Km² ( dois milhões de quilômetros quadrados) e está localizado entre duas áreas muito distintas (diferentes). O México faz parte da América Central; ao norte do México estão dos Estados Unidos e o Canadá, dois países gigantescos e ricos , com mais de 9.000.000 km² (nove milhões de quilômetros quadrados) cada um; ao Sul do México estão os países da América Central, que somados atingem uma área de aproximadamente 765.000 Km² (setecentos e sessenta e cinco mil quilômetros quadrados), pequenos e pobres.
6- Comente sobre o posicionamento do México na América do Norte.
RESPOSTA - "O México possui formato afunilado, mais largo ao norte, estreitando-se ao sul. Esse fato sempre representou um problema para os cartógrafos na hora de classificá-lo. O México seria um país da América do Norte ou da América Central ? Sua porção norte apresenta traços de relevo, clima e vegetação que se assemelham aos dos Estados Unidos. No entanto, a partir do sul da península de Iucatã as características desse território lembram bastante a Guatemala, Honduras e Nicarágua. "
Além disso, o idioma mexicano é o espanhol, predominante na América Central, diferente do inglês, falado nos Estados Unidos e do francês, também falado em parte do Canadá. Então, o fator mais importante para a classificação do México na América do Norte parece ser o político/econômico, lembrando que o México faz parte do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), um bloco econômico assinado em 1992, pelos Estados Unidos, Canadá e México.
Um poderoso vizinho ao norte
1 - Por que o título diz " um poderoso vizinho ao norte" ?
RESPOSTA - Porque o México faz fronteira, ao norte, com os Estados Unidos, o país mais rico e poderoso do mundo.
2- Ter um vizinho rico deve significar uma enorme vantagem, ou não ? Comente sobre isso.
RESPOSTA - " Não. O rio Grande constitui a principal fronteira do México com os Estados Unidos. Por causa dessa vizinhança, o México teve de enfrentar inúmeros problemas ao longo de sua história: perda de parte de seu território para os Estados Unidos (século XIX); emigração de mexicanos para os Estados Unidos . "
3- No século XIX os Estados Unidos expandiram seu território, de que maneira isso afetou o seu vizinho México ?
RESPOSTA - " No século XIX, os Estados Unidos expandiram seus territórios. Essa expansão se fez, para o oeste, à custa das nações indígenas e, para o sul, à custa do México. Antigamente, quatro dos atuais estados norte-americanos - Texas, Califórnia, Novo México e Arizona - pertenciam ao México. Além desses, enormes porções dos estados de Utah e Colorado também faziam parte do território mexicano. "
4- De que maneira os Estados Unidos conquistaram essas terras que antes eram do México?
RESPOSTA - " A conquista dessas terras, que se deu no período de 1824 a 1853, foi realizada pela força das armas e seguida de tratados impostos pelos Estados Unidos ao governo do México. "
5- Comente mais sobre as perdas de territórios do México, citando a extensão das áreas.
RESPOSTA - O território mexicano, que em 1821 tinha cerca de 4.600.000 km² (quatro milhões e seiscentos mil quilômetros quadrados), em apenas três décadas foi reduzido aos atuais 1.967.183 Km² (um milhão, novecentos e sessenta e sete mil, cento e oitenta e três quilômetros quadrados). A maior parte dessa diferença se deve às anexações norte-americanas. Mas o México também perdeu províncias na América Central por causa de guerras e instabilidades que teve de enfrentar após ter-se tornado independente da Espanha, em 1821.
6- Hoje em dia, a vizinhança com os Estados Unidos é um fato muito discutido pelos próprios mexicanos. Alguns a consideram positiva, e outros, negativa. Destaque um aspecto vantajoso da vizinhança do México com os Estados Unidos.
RESPOSTA - " Nas últimas décadas, o governo norte-americano deu uma "ajuda" intensa ao México. Emprestando-lhe centenas de bilhões de dólares. Em troca dessa "ajuda", muitas empresas norte-americanas obtiveram permissão para se instalar no México. O país passou então por uma forte industrialização, graças principalmente à entrada de capitais estrangeiros. "
7- Comente sobre a emigração dos mexicanos para os Estados Unidos.
RESPOSTA - " Outro fato desfavorável dessa vizinhança com os Estados Unidos, seria a emigração de mexicanos para os Estados Unidos. As plantações dos estados do sul dos Estados Unidos utilizam intensamente os chicanos oubraceros, trabalhadores mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira entre os dois países em busca de serviços temporários pelos quais ganharão em dólar, moeda bem mais valorizada que o peso mexicano. Além de aproximadamente 2 milhões de braceros, existem por volta de 10 milhões de mexicanos residindo permanentemente nos estados norte-americanos sulinos, grande parte deles clandestinamente, ou seja, sem autorização legal para permanecer em solo estrangeiro. "
8- Existe algo de bom para o México em respeito aos mexicanos residentes, ilegais, nos Estados Unidos ?
RESPOSTA - " Segundo alguns dados, anualmente cerca de 1 milhão de mexicanos cruzam a fronteira com os Estados Unidos. São tantos que em 2005 o governo do México resolveu publicar e distribuir um polêmico manual com informações para os migrantes ilegais. O lado bom disso: por causa do dinheiro que enviam a suas famílias, esses imigrantes, que em geral são das regiões mais pobres do México, dão um poderoso impulso à economia familiar e ao desenvolvimento local do país. Segundo dados do Banco Central do México, entre 1995 e 2004, o volume de remessas quadruplicou, passando de 3,7 bilhões de dólares para 16,7 bilhões de dólares. Essa é uma das principais fontes de divisas, superando o turismo e alcançando as receitas obtidas com a exportação. "
_______________________________________
Questões sobre o México:
1. O México está localizado na :
a) América do Norte
b) América Central
c) América do Sul
d) África do Sul
e) Europa Ocidental
RESPOSTA - a (existem estudiosos que preferem América Central, devido ao fato de a língua falada no México ser o espanhol).
2. A costa oeste ou ocidental do território Mexicano é banhada pelas águas frias do Oceano:
a) Atlântico
b) Ártico
c) Pacífico
d) glacial Antártico
e) Índico
RESPOSTA - c
3. Na costa oriental do México, de clima tropical, predominam as grandes planícies costeiras banhadas pelas águas quentes:
a) do mar da caraíbas
b) do golfo da califórnia
c) do Mar mexicano Oriental
d) do rio grande do México
e) do golfo do México
RESPOSTA - e
4. A península de Iucatã, no México, guarda o patrimônio histórico da civilização:
a) Asteca
b) Rapa Nui
c) Olmeca
d) Maia
e) Khmer
RESPOSTA - d
5. Tem cerca de 21 milhões de habitantes e se concentram quase metade das indústrias e cerca de 20% da população do México:
a) Guadalajara
b) Cidade do México
c) Monterrey
d) León
e) Acapulco
RESPOSTA - b
_____________________________________
Prezados leitores e estudantes, essas perguntas estão seguindo os conteúdos do Livro : GEOGRAFIA CRÍTICA, de J. William Vesentini e Vânia Vlach, Editora Ática, 4ª edição, São Paulo, 2010.
Perguntas com respostas, sobre as lutas camponesas e a reforma agrária do México .
1- Quais foram as principais lutas camponesas da história do México ?
RESPOSTA - " Não se pode estudar o México sem fazer referência às intensas lutas camponesas do início do século XX . A Revolução de 1910 foi a mais importante delas, e também a reforma agrária, realizada principalmente a partir de 1934. Esses acontecimentos mudaram bastante a economia e a vida política mexicana, deixando marcas que permanecem ainda hoje. "
2- Explique como as terras mexicanas eram concentradas nas mãos de poucos, até o início do século XX.
RESPOSTA - " Até o início do século XX, alguns poucos proprietários eram donos da maior parte das terras mexicanas. Apenas 9 mil proprietários rurais (cerca de 1% do total) detinham 70% das terras cultiváveis do país. Consequentemente, as propriedades rurais eram muito grandes. E esse processo de concentração era cada vez maior: os grandes proprietários iam comprando as pequenas propriedades e juntando-as às suas. Os peones, trabalhadores rurais, eram tratados praticamente como escravos. Ganhavam pouco e ficavam presos ao patrão por causa das dívidas contraídas nos armazéns da própria fazenda, que cobravam preços exorbitantes pelas mercadorias. Dadas essas condições de exploração, ocorriam inúmeras revoltas camponesas. "
3- Comente sobre o levante armado liderado por Francisco Madero, em 1910.
RESPOSTA - " Em 1910, Francisco Madero liderou um levante armado para tentar depor o governante Porfírio Díaz, aliado dos grandes fazendeiros. A esse movimento juntaram-se tropas camponesas lideradas por Emiliano Zapata e Pancho Villa. Díaz foi deposto e Madero chegou ao poder. Contudo, a esperada reforma agrária, ou seja, a desapropriação de grandes propriedades rurais e a distribuição de lotes de terra aos camponeses, não aconteceu da forma esperada. "
4- Somente em 1915 e, mais tarde, em 1917, o governo mexicano tomou algumas medidas para redistribuir a terra, mas isso ficou apenas no papel. Qual foi a consequência disso ?
RESPOSTA - " A consequência disso foi que as lutas camponeses continuaram, embora de maneira menos intensa. Mas, em 1934, as lutas no campo aumentaram muito e o então presidente Lázaro Cárdenas, retomou o projeto de realizar a reforma agrária, fazendo cumprir o decreto de 1917. Assim, de 1934 até 1947 foram desapropriados cerca de 18 milhões de hectares de terras e distribuídos a aproximadamente 1 milhão de famílias camponesas. "
5- A reforma agrária do México teve êxito ? Explique.
RESPOSTA - Sim ! " Apesar de não ter atendido a todos os camponeses que reivindicavam terras para plantar e sobreviver, a reforma agrária mexicana foi uma das mais completas que ocorreram num país do Sul e provavelmente a maior já ocorrida na América Latina. "
6- Cite exemplos do sucesso da reforma agrária do México.
RESPOSTA - " As transformações do campo a partir dessa reforma agrária foram visíveis. O México, que até a década de 1940 era grande importador de gêneros agrícolas, tornou-se exportador. A colheita do milho triplicou, assim como a do feijão; e a cultura do algodão, do trigo e do café duplicou. "
7- Comente sobre problemas rurais que ainda persistem no México.
RESPOSTA - " Ainda permanecem inúmeros problemas rurais no México : existem atualmente cerca de 5 milhões de camponeses sem terras, muitas áreas de terras férteis improdutivas e, além disso, o padrão de vida e a remuneração dos trabalhadores rurais são muito baixos " .
__________________________________
Perguntas com respostas sobre o México, abordando a sua riqueza histórico-cultural, a economia em geral. As perguntas seguem os conteúdos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
1- O turismo é importante para o México ? Por quê ?
RESPOSTA - Sim . " De todos os países latino-americanos, o México é o que mais recebe turistas todos os anos. Milhões de pessoas, principalmente norte-americanos, entram anualmente nesse país para conhecer, entre outras coisas, sua imensa metrópole - a cidade do México - , com sua extraordinária riqueza histórico-cultural. "
2- Comente um pouco sobre a história da Cidade do México e sua riqueza cultural.
RESPOSTA - " O nome original desse centro urbano era Tenochtitlán, fundado em 1322 para ser a sede do antigo Império Asteca. Na cidade atual ainda se podem encontrar, especialmente na praça das Três Culturas, ruínas de edifícios pré-colombianos, astecas, ao lado de prédios coloniais e de construções modernas. "
3- Além do turismo, quais outros setores econômicos são importantes para a economia do México ?
RESPOSTA - " Além do turismo, importante fonte de renda, o México possui uma economia diversificada, com inúmeras atividades industriais, agrícolas e mineradoras. O petróleo é, desde a década de 1970, o principal produto de exportação. Mas o México também produz e exporta açúcar, feijão, café, milho, sorgo, frutas cítricas, automóveis, fluorito, zinco e prata. "
4- O México é um grande produtor de prata ?
RESPOSTA - Sim ! A prata é extraída do subsolo mexicano desde a época em que o país era colônia da Espanha e ainda hoje o México é o maior produtor mundial de prata.
5- De que maneira o México deixa de ser um país de economia com base na agricultura e mineração para chegar a ter um parque industrial diversificado ?
RESPOSTA - " Até as primeiras décadas do século XX , as atividades econômicas do México eram essencialmente agrícolas e de mineração. A industrialização era fraquíssima. Tratava-se, portanto de um típico país exportador de bens primários e importador de produtos manufaturados. Por volta de 1950, a industrialização mexicana se acelerou. Isso ocorreu, em parte, por causa dos investimentos estrangeiros, com a instalação de empresas multinacionais voltadas para a produção de automóveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, etc.
6- O governo teve participação no desenvolvimento da industrialização no México ?
RESPOSTA - Sim ! " A industrialização mexicana deveu-se à ação do governo, que criou empresas industriais estatais. A descoberta, há cerca de trinta anos, de enormes jazidas petrolíferas na plataforma continental do litoral mexicano, especialmente no litoral atlântico, no golfo do México, trouxe não apenas um aumento nos ganhos com exportações mas também o desenvolvimento de uma indústria petroquímica, fundamental para o país. "
7- Comente sobre a agricultura do México.
RESPOSTA - " As atividades rurais, apesar de terem passado recentemente por uma relativa mecanização, ainda são executadas de forma tradicional. O México produz feijão e milho, alimentos básicos para a população, juntamente com a forte pimenta vermelha - o chili -, muito consumida internamente. Além desses gêneros, produz também café, banana, laranja, tomate, algodão, cana-de-açúcar, sorgo, trigo e agave. O agave é usado na fabricação de bebidas alcoólicas populares, como o pulque, o mescal e a tequila, e serve também de matéria-prima para a produção de cordas. "
8- Comente sobre alguns problemas econômicos enfrentados pelo México.
RESPOSTA - Em 2006 a dívida externa do México era de aproximadamente 160 bilhões de dólares e enfrenta outros problemas como : forte industrialização com permanência do sub-desenvolvimento ; presença marcante de empresas estrangeiras na economia ; grandes desigualdades sociais; número elevado de subempregados e pessoas sem teto nos grandes centros urbanos.
" Trabalhador mexicano prepara o agave para a fabricação de tequila. Essa bebida, muito popular no México, é produzida pela destilação dessa planta. "
____________________________________________________________
Perguntas com respostas seguindo os conteúdos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
1- Quais fatores históricos são responsáveis pela diversidade étnica da população mexicana ?
1- Quais fatores históricos são responsáveis pela diversidade étnica da população mexicana ?
RESPOSTA - A população mexicana é extremamente diversificada do ponto de vista étnico. Os colonizadores espanhóis encontraram nesse território inúmeras sociedades pré-colombianas, que foram dominadas por meio da astúcia ou das armas e acabaram sendo escravizadas. É o caso dos astecas, maias, nauas, zapotecas, otomis, etc. A miscigenação entre os espanhóis e esses povos - e entre esses próprios povos - acabou sendo intensa com o passar dos séculos. Como consequência, hoje 55% da população mexicana é constituída de mestiços.
2- Como é a formação étnica da população mexicana, atualmente ?
RESPOSTA - Cerca de 55 % da população é de mestiços; os brancos são apenas 15% da população; os 30% restantes são constituídos por minorias de negros, asiáticos e, principalmente, de grupos indígenas.
3- Comente sobre as etnias indígenas do México.
RESPOSTA - Existem atualmente no México 56 grupos indígenas, que conservam a sua pureza étnica e que correspondem a mais de 25% da população total. Os grupos indígenas mais numerosos são os : tarahumaras, os nauas, os huicholes, os purepechas, os mixtecas, os zapotecas, os maias, os otomis e outros.
4- A parcela da população indígena mexicana é alta, mais de um quarto; o que o governo mexicano faz para preservar essa cultura ?
RESPOSTA - Como mais de um quarto da população mexicana é formada por sociedades indígenas, uma das preocupações do governo é a preservação dessa rica diversidade cultural. Nas escolas provinciais, em áreas onde se encontram esses povos, as aulas de qualquer disciplina são dadas não em espanhol, língua oficial, mas no idioma indígena do grupo.
5- Comente sobre o crescimento demográfico do México das últimas décadas.
RESPOSTA - O ritmo de crescimento demográfico do México foi intenso durante décadas - mais de 3% ao ano, até o início da década de 1980. Desde então, os índices de natalidade vêm declinando no país. As migrações rural-urbanas, isto é, a saída de pessoas do campo para residir nas cidades, têm sido muito grandes há uns quarenta anos.
6- Comente sobre os centros urbanos do México .
RESPOSTA - A metropolitana Cidade do México é exemplo típico dos grandes centros urbanos dos países da América Latina. Nesses grandes aglomerados urbanos a qualidade de vida vem decaindo. As multidões de subempregados, o aumento do número de mendigos, os menores abandonados vagando pelas ruas, os assaltos frequentes e a violência policial caracterizam a decadência da qualidade de vida.
Foto : dançarinos vestindo trajes típicos fazem apresentação em frente à pirâmide de Kukulkan, nas ruínas maias de Chichén Itzá, na península de Yucatán, México, em 2007.
Vejam belas paisagens do México
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial