JAPÃO
Atenção prezados alunos, pesquisadores e leitores, abaixo alguns exercícios com respostas sobre o Japão, no nível do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Boa sorte !
1- Até a alguns anos anos atrás a economia japonesa era a segunda maior do mundo. Será que isso continua assim ?
RESPOSTA
Atualmente a China é a segunda maior economia do mundo, Japão em terceiro, com Estados Unidos no primeiro lugar e nosso Brasil na sétima posição.
2- O Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, sendo que duas boas atômicas foram lançadas e detonadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, pelos Estados Unidos. Comente, resumidamente, sobre o desempenho econômico do Japão após esse trágico período.
RESPOSTA
O país apresentou notável desenvolvimento tecnológico e industrial na segunda metade do século XX e foi dos responsáveis pelo grande crescimento econômico dos chamados Tigres Asiáticos.
3- Comente sobre a configuração e principais aspectos do território geográfico japonês.
RESPOSTA
O Japão é um país-arquipélago de tradições milenares. O Japão tem apenas 378.000 km² de extensão. É constituído por quase 4 mil ilhas, entre as quais se destaca Honshu (230.948 km²), Hokkaido (85.514 km²) e Shikoku (18.798 km²). Essas três ilhas são interligadas por pontes e túneis que permitem a perfeita integração do território.
As atividades econômicas do país concentram-se nas estreitas planícies litorâneas.
4 - Com uma população de aproximadamente 127,9 milhões de habitantes em 2005 (segundo a ONU), o Japão é um dos países mais populosos do mundo, com alta densidade demográfica (cerca de 337 hab./km²). Comente sobre a ocupação humana no Japão e suas principais características demográficas.
RESPOSTA
A população japonesa é predominantemente urbana (75%), concentrando-se em cidades como Tóquio (capital do país), Yokohama, Osaka, Nagoya, Sapporo, Kyoto e Kobe .
Na faixa que se estende de Tóquio a Kyoto, encontra-se uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, com mais de 70 milhões de habitantes. A concentração populacional em grandes áreas urbanas dificulta a solução do problema de espaço para moradia e trabalho por parte do governo.
Na faixa que se estende de Tóquio a Kyoto, encontra-se uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, com mais de 70 milhões de habitantes. A concentração populacional em grandes áreas urbanas dificulta a solução do problema de espaço para moradia e trabalho por parte do governo.
Dois aspectos importantes da população japonesa atual são a queda constante da taxa de natalidade, apesar das campanhas governamentais pelo seu aumento, e a elevada expectativa de vida (82,3 anos em 2005, segundo a ONU). Esse quadro aponta para o envelhecimento da população e para a necessidade da destinação de verbas públicas a um número cada vez maior de aposentadorias.
5- Sobre a taxa natalidade no Japão : é alta, média ou baixa? Por quê?
RESPOSTA
RESPOSTA
A taxa de natalidade no Japão é muito baixa, acarretando como principais consequências a queda do crescimento vegetativo e a carência de mão-de-obra.
A razão dessa baixa taxa de natalidade seria o alto nível educacional da população, a maior inserção da mulher japonesa no mercado de trabalho e a formação de uma sociedade informatizada e altamente competitiva, que acabaram por desestimular a natalidade.
Os japoneses, a exemplo dos europeus, encaram os filhos como obstáculo à ascensão econômica da família e temem as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho que eles poderão ter no futuro.
6 - Qual solução o Japão tem buscado para o problema da falta de mão-de-obra?
RESPOSTA
A saída que o Japão tem dado à carência de mão-de-obra é o incentivo à imigração de dekasseguis (descendentes de japoneses que nasceram e residem em outros países), geralmente jovens, que desejam se aventurar a ganhar até US 5 mil por mês trabalhando nesse país. Em 2006 havia cerca de 313 mil brasileiros trabalhando no Japão, a maioria descendente de japoneses.
7 - Quais dificuldades físicas, ou obstáculos geográficos, o Japão enfrenta? De que forma o país tenta resolver isso (destaque a agricultura do país)?
RESPOSTA
Apesar de sua grandeza econômica, o país tem enormes desafios, entre os quais o relevo montanhoso, com mais de 40 vulcões ativos, e a pequena extensão, fatores que dificultam a produção agrícola e, consequentemente, o abastecimento alimentar da população.
Para superar essa limitação, os japoneses tem recorrido a recursos tecnológicos e a técnicas agrícolas modernas - como, por exemplo, o cultivo hidropônico (que usa somente água e nutrientes) -, obtendo alta produtividade com boa qualidade. Os principais produtos agrícolas do país são o arroz e o chá; também se destacam o algodão, a soja e o trigo.
Porém, apesar da elevada produção agrícola, o Japão não é autossuficiente, o que o obriga a recorrer à importação de alimentos para suprir as necessidades de sua população.
8 - O que são os Zaibatsus japoneses?
RESPOSTA
Os Zaibatsus são poderosos grupos financeiros japoneses controlados por famílias tradicionais, proprietárias de grandes empresas, que se unem e buscam parceria com o Estado no desenvolvimento de suas atividades produtivas.
9 - De que maneira o governo japonês aliou a tradição dos Zaibatsus às necessidades de tornar a sua indústria competitiva?
8 - O que são os Zaibatsus japoneses?
RESPOSTA
Os Zaibatsus são poderosos grupos financeiros japoneses controlados por famílias tradicionais, proprietárias de grandes empresas, que se unem e buscam parceria com o Estado no desenvolvimento de suas atividades produtivas.
9 - De que maneira o governo japonês aliou a tradição dos Zaibatsus às necessidades de tornar a sua indústria competitiva?
RESPOSTA
É na atividade industrial que se encontra a força econômica do Japão. O governo busca aliar valores tradicionais aos processos industriais do Ocidente, formando pactos com suas antigas elites (os zaibatsus) para investir maciçamente na criação da infraestrutura necessária às indústrias. Governo e empresários se fundem então em um único interesse: mostrar ao mundo que o Japão é um país com grande poder industrial, econômico, político e tecnológico.
10 - Comente sobre a indústria japonesa.
RESPOSTA
RESPOSTA
O Japão está entre os mais importantes produtores mundiais em quase todos os ramos industriais, destacando-se nos seguintes:
. siderúrgico - para o qual depende de importações de matéria-prima (aço), principalmente da Ásia, da América do Sul e da Austrália;
. automobilístico - com um sistema de produção que emprega robótica e oferece alta qualidade, é o líder de vendas para os Estados Unidos ;
. eletroeletrônico - com destaque para equipamentos de imagem e som, transmissão de dados digitais e microcircuitos;
. naval - o país é um dos maiores construtores de navios do mundo;
. têxtil: - especialista em novas fibras artificiais.
11- O relevo japonês dificulta a instalação de novas indústrias. Como o Japão enfrenta essa limitação territorial ?
RESPOSTA
Como as áreas montanhosas impedem a expansão para o interior, os japoneses construíram pôlderes (diques) e ilhas artificiais à beira-mar para a instalação de indústrias.
Foto acima : vista do Monte Fuji, na Ilha de Honshu, Japão.
Fonte Livro: DANELLI, Sonia Cunha de; Geografia Projeto Araribá; 9º ano; Editora Moderna, 2ª edição; São Paulo : 2007
___________________________N_______________________
Preencha as lacunas com a palavras corretas. Após cada parágrafo, confira as respostas, com as palavras das lacunas destacadas em vermelho.
Os conteúdos são do Livro :
VESENTINI, J. William ; VLACH, Vânia . Geografia Crítica , Geografia do mundo industrializado . 9º ano . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010.
Bom exercício !
Imagem acima - A Cachoeira Nachi é uma das cachoeiras mais
conhecidas do Japão, localizada Nachikatuura, Wakayama.
Japão - De imperialista a país dominado
Na sua fase ou expansionista, o invadiu e dominou a em 1910, a (região ao norte da China) em 1931 e, ainda na década de 1930, outras províncias ao norte da .
RESPOSTA - imperialista ; Japão ; Coreia ; Manchúria ; China .
Durante a Segunda Guerra , o Japão aliou-se à e à Itália, formando o . Em 1941, os japoneses atacaram navios dos Unidos em Pearl , o que provocou a entrada desse país na guerra. Em , com as cidades de e Nagasaki arrasadas por duas atômicas lançadas pelos Estados , o Japão rendeu-se e teve o seu território ocupado por tropas norte- até 1952.
RESPOSTA - Mundial ; Alemanha ; Eixo ; Estados ; Harbor ; 1945 ; Hiroshima ; bombas ; Unidos ; americanas .
Terminada a Guerra Mundial, as economias de mercado mais importantes da ocidental estavam parcialmente . O Japão fora arrasado por bombas atômicas, cujas consequências eram então pouco conhecidas, pois o emprego da nuclear estava apenas começando. Os Estados Unidos tornavam-se a do mundo capitalista e passavam a investir tanto na da Europa como na do . Isso ocorreu porque na época os norte-americanos receavam o "avanço " na Europa e na .
RESPOSTA - Segunda ; Europa ; destruídas ; duas ; energia ; superpotência ; reconstrução ; ocidental ; Japão ; socialista ; Ásia .
Um dos resultados da intervenção dos Estados Unidos foi a japonesa; o objetivo era impedir que o país voltasse a investir na indústria . Desde os anos 1990, o japão vem se preocupando de forma crescente com a sua e com os riscos de rivalidades asiáticas tradicionais (principalmente em relação à ). Em 1991, quando a guerra terminou, o Japão passou a investir cada vez mais em , ultrapassando 1% do Nacional Bruto, fato que não ocorria desde a Segunda Guerra . Com o fim do bloco , não havia mais razão para os Estados Unidos continuarem garantindo a segurança .
RESPOSTA - desmilitarização ; bélica ; defesa ; China ; fria ; armamentos ; Produto ; Mundial ; socialista ; japonesa .
___________________________N____________________________
Perguntas com Respostas sobre o Japão: Desenvolvimento Econômico e Social após a Segunda Guerra Mundial - Geografia para o Ensino Fundamental.
As perguntas com respostas, a seguir, acompanham os conteúdos do Livro VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica, geografia do mundo industrializado. 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. , com atualizações de dados e enriquecimento de informações e imagens da Wikipédia.
Após cada pergunta está a resposta. Bom exercício.
Imagem abaixo - imagem de satélite mostrando todo o arquipélago que forma o Japão.
RESPOSTA - O Japão possui população de cerca de 127 milhões de habitantes, e seu território possui cerca de 377 mil quilômetros quadrados.
PERGUNTA 2- Qual era o cenário econômico da Europa e do Japão, após o término da Segunda Guerra Mundial?
RESPOSTA - Terminada a Segunda Guerra Mundial, as economias de mercado mais importantes da Europa ocidental estavam praticamente arruinadas. O Japão foi totalmente arrasado, devido à explosão de duas bombas atômicas, em 1945, sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Imagem acima: nuvem proveniente da explosão da bomba atômica na cidade de Nagasaki, em 09 de agosto de 1945.
PERGUNTA 3- Explique o que significa "economia de mercado".
RESPOSTA - Economia de mercado é o mesmo que economia capitalista. Já a economia planificada se refere a de um país socialista.
PERGUNTA 4- Qual país prestou auxílio ao Japão, após a Segunda Guerra Mundial?
RESPOSTA - Os Estados Unidos saíram-se vitoriosos da Segunda Guerra Mundial e tornaram-se a superpotência capitalista, passando a investir na reconstrução da Europa ocidental e no Japão, com objetivo de buscar fortalecer o bloco capitalista frente ao crescimento do bloco de países socialistas (liderados pela União Soviética).
PERGUNTA 5- Como reagiu a economia do Japão, diante do auxílio financeiro dos Estados Unidos?
RESPOSTA - Graças à ajuda financeira recebida dos Estados Unidos, o Japão conseguiu retomar o crescimento da sua economia.
PERGUNTA 6- Qual fator foi fundamental para reorganização econômica do Japão?
RESPOSTA - Para a reorganização econômica do Japão foi de fundamental importância a manutenção da estrutura social tradicional, que permitiu o constante pagamento de baixos salários para uma população extremamente disciplinada e movida pela ideia de que o principal objetivo de seu trabalho era reerguer o país.
PERGUNTA 7 - Explique sobre como o Japão conseguiu elevar sua produtividade industrial.
RESPOSTA - O Japão obteve a elevação da produtividade industrial com a exploração da força de trabalho, ou seja, com baixos salários, elevado número de horas de trabalho semanais, e com a ausência de preocupação com as condições de trabalho nas fábricas.
PERGUNTA 8- O sacrifício do povo japonês se manteve ou isso mudou?
RESPOSTA - A partir dos anos 1980 os níveis salariais e de consumo subiram bastante no Japão, que deixou de ser somente uma economia voltada para atender ao mercado externo (para exportação) e passou a ser também uma importante sociedade de consumo.
PERGUNTA 9- Como se pode explicar o comportamento obediente e dedicado do povo japonês?
RESPOSTA - O comportamento abnegado do povo japonês pode ser explicado pela permanência de características da sociedade feudal, baseada na obediência servil da classe subalterna à classe dominante.
PERGUNTA 10 - Explique, detalhadamente, os pilares da política trabalhista no Japão.
RESPOSTA - A política trabalhista, ou política de mão de obra, no Japão se apóia nos seguintes aspectos, entre outros:
- As empresas recrutam os jovens para o trabalho assim que eles concluem seus cursos na universidade ou em outra instituição escolar, e, uma vez contratados, geralmente permanecem na mesma empresa até que se aposentem;
- É comum os filhos terem emprego garantido na empresa em que o pai trabalha, alguns até mesmo antes de nascerem;
- O aumento de salário depende do tempo de serviço na empresa e da qualificação para o trabalho;
- Cada empresa procura ter seu próprio sindicato, que inclui tanto os trabalhadores como seus diretores;
- Em vez de acirrar os conflitos, lançando as empresas contra os trabalhadores (tal como ocorreu muitas vezes nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde o governo incentivou as empresas a se transferirem de regiões nas quais os salários eram maiores para outras com nível salarial mais baixo), o "modelo japonês" procura integrá-los com acordos que garantem a não eclosão de greves, desde que os salários acompanhem, no mínimo, os índices de inflação (que são baixos).
PERGUNTA 11 - Comente: Diferente dos Estados Unidos, o governo do Japão coordena ativamente sua economia.
RESPOSTA - Cabe destacar o papel estratégico do Estado no desenvolvimento industrial do Japão. Ao contrário dos Estados Unidos, cujos governantes procuraram, até o início dos anos 1990, não intervir na economia e deixar cada empresa fazer a sua política particular de investimentos ou pesquisas, no Japão o governo procura coordenar a política industrial de sua economia. Além disso, o Estado japonês investe pesadamente na educação pública de ótima qualidade (que garante mão de obra qualificada para as empresas) e na pesquisa tecnológica além de exercer um papel ativo na conquista de mercados externos, na proteção à indústria nacional.
PERGUNTA 12- Comente, detalhando com indicadores, sobre o extraordinário crescimento econômico e da produção industrial do Japão.
RESPOSTA - O Japão apresentou, de 1955 a 1973, um extraordinário crescimento da produção industrial, com níveis acima dos obtidos na Europa ocidental e nos Estados Unidos. Nesse período, sua taxa média de crescimento anual foi de 13,2%. O Japão teve a economia que mais cresceu no mundo na segunda metade do século XX, em especial nos anos 1950 até início dos anos 1990.
Imagem acima: O trem-bala Shinkansen e o Monte Fuji são dois importantes símbolos do Japão.
PERGUNTA 13 - Qual o comportamento da economia do Japão, após os anos 1990?
RESPOSTA - A partir dos anos 1990, o Japão ingressou numa crise econômica, numa fase de crescimento extremamente baixo ou às vezes até negativo.
PERGUNTA 14 - A economia do Japão apresentou recuperação?
RESPOSTA - Sim. A partir do início do século XXI o Japão voltou a recuperar sua economia, mantendo-se uma nação com excelente qualidade de vida.
Imagem acima - Yokohama é uma cidade do Japão localizada na província de Kanagawa. ______________________________________N_____________________________________
Exercício de Geografia, para tornar a leitura e estudos mais atrativos, com conteúdos sobre o Japão, no nível do Ensino Fundamental.
Leia o texto abaixo com atenção e complete as lacunas, digitando as palavras, a fim de completar o sentido do texto.
Depois de cada conjunto de lacunas, ou parágrafo, confira a Resposta correta.
A Megalópole mais Populosa do Mundo Está Situada no Japão
Foto: Rainbow Bridge, a famosa ponte localizada na Baía de Tóquio.
A intensa relação entre e Osaka, fruto de um de industrialização com forte do Estado, acabou por centralizar grande parte da atividade econômica naquela porção do . Isso levou ao surgimento de uma - Tokaido, no eixo - Osaka - - Tóquio, onde se dá a maior concentração urbana do contemporâneo. Aí vive mais de 60% da população .
RESPOSTA - Tóquio ; processo ; intervenção ; território ; megalópole ; Kyoto ; Nagoia ; mundo ; japonesa .
Desde o início, o industrial do Japão se concentrou na área ocupada por Tóquio, Nagoia e . A firme intervenção do na economia demarcou aquela área de maneira muito especial até 1945. Durante a década de 1950 - quando o Estado voltou a intensificar sua industrialização, pois havia se recuperado, em parte, das consequências da -, esse era o espaço que apresentava as melhores condições de (estradas, eletricidade, mão de ) para abrigar novas indústrias.
RESPOSTA - desenvolvimento ; Osaka ; Estado ; guerra ; infraestrutura ; obra .
Um dos resultados da intensificação foi a formação da . A área concentrou, de 1955 a 1973, as principais atividades industriais e da economia, levando o Japão a apresentar as maiores taxas de industrial em todo o mundo.
RESPOSTA - industrial ; megalópole ; terciárias ; crescimento.
Tóquio, então reafirmou sua privilegiada. A partir da década de , essa metrópole passou a sediar a maioria das grandes do setor de tecnologia de e seus laboratórios de . Mas, aí se concentram também grandes urbanos: de vários tipos, deficiências no , especulação , infraestrutura incompleta, principalmente quanto ao abastecimento, etc.
RESPOSTA - posição ; 1970 ; empresas ; ponta ; pequisa ; problemas ; poluição ; transporte ; imobiliária .
Tóquio (foto abaixo) abriga mais de 12 de habitantes, o que representa cerca de % de toda a do Japão, e a sua área , que é a maior área do mundo, possui mais de 35 milhões de habitantes.
RESPOSTA - milhões ; 10 ; população ; metropolitana ; urbana .
Leia o texto abaixo com atenção e complete as lacunas, digitando as palavras, a fim de completar o sentido do texto.
Depois de cada conjunto de lacunas, ou parágrafo, confira a Resposta correta.
O texto é do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do mundo industrializado. 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
A Megalópole mais Populosa do Mundo Está Situada no Japão
Foto: Rainbow Bridge, a famosa ponte localizada na Baía de Tóquio.
A intensa relação entre e Osaka, fruto de um de industrialização com forte do Estado, acabou por centralizar grande parte da atividade econômica naquela porção do . Isso levou ao surgimento de uma - Tokaido, no eixo - Osaka - - Tóquio, onde se dá a maior concentração urbana do contemporâneo. Aí vive mais de 60% da população .
RESPOSTA - Tóquio ; processo ; intervenção ; território ; megalópole ; Kyoto ; Nagoia ; mundo ; japonesa .
Desde o início, o industrial do Japão se concentrou na área ocupada por Tóquio, Nagoia e . A firme intervenção do na economia demarcou aquela área de maneira muito especial até 1945. Durante a década de 1950 - quando o Estado voltou a intensificar sua industrialização, pois havia se recuperado, em parte, das consequências da -, esse era o espaço que apresentava as melhores condições de (estradas, eletricidade, mão de ) para abrigar novas indústrias.
RESPOSTA - desenvolvimento ; Osaka ; Estado ; guerra ; infraestrutura ; obra .
Um dos resultados da intensificação foi a formação da . A área concentrou, de 1955 a 1973, as principais atividades industriais e da economia, levando o Japão a apresentar as maiores taxas de industrial em todo o mundo.
RESPOSTA - industrial ; megalópole ; terciárias ; crescimento.
Tóquio, então reafirmou sua privilegiada. A partir da década de , essa metrópole passou a sediar a maioria das grandes do setor de tecnologia de e seus laboratórios de . Mas, aí se concentram também grandes urbanos: de vários tipos, deficiências no , especulação , infraestrutura incompleta, principalmente quanto ao abastecimento, etc.
RESPOSTA - posição ; 1970 ; empresas ; ponta ; pequisa ; problemas ; poluição ; transporte ; imobiliária .
Tóquio (foto abaixo) abriga mais de 12 de habitantes, o que representa cerca de % de toda a do Japão, e a sua área , que é a maior área do mundo, possui mais de 35 milhões de habitantes.
RESPOSTA - milhões ; 10 ; população ; metropolitana ; urbana .
__________________________________________N_________________________________
Exercício de Geografia, para tornar a leitura e estudos mais atrativos, com conteúdos sobre o Japão, no nível do Ensino Fundamental.
Leia o texto abaixo com atenção e complete as lacunas, digitando as palavras, a fim de manter o sentido do texto.
Depois de cada conjunto de lacunas, ou parágrafo, confira a Resposta correta.
O texto é do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do mundo industrializado. 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
Japão - Uma Potência Pacifista?
Foto - Baía de Yokohama
Para alcançar uma posição de grande potência econômica e -militar, falta ao Japão desenvolver a armamentista. O impedimento partiu dos Unidos, que desde a Segunda Guerra temiam o do país e suas consequências. Isso foi benéfico, pois, proibido de investir na área , que representa um gasto improdutivo, o Japão usou seus recursos na industrial, fato que ajuda a explicar o acelerado econômico até o início dos anos 1990.
RESPOSTA - político ; indústria ; Estados ; Mundial ; rearmamento ; bélica ; modernização ; crescimento .
O arranque industrial japonês criou um déficit na comercial dos Estados , que nas últimas importam do Japão muito mais do que para lá. Assim, o governo norte-americano passou a incentivar maiores gastos do com o setor militar.
RESPOSTA - balança ; Unidos ; décadas ; exportam ; Japão .
Nessas condições, os japoneses - que exercem certa influência na Ásia e na e acabaram se tornando a segunda mundial (sendo que foi ultrapassado pela em 2011) - iniciaram com cautela uma política de maiores gastos na área . A cautela se explica porque os japoneses sabem que esses atrapalham a economia , enfraquecendo seu ritmo de crescimento. Contudo, é um fato que toda potência mundial acabe se transformando numa potência , pois tem interesses (, empresas, fontes de matérias-primas ou combustíveis, etc.) a preservar no restante do mundo, e há ocasiões em que se torna necessária a presença militar para evitar uma . Convém lembrar que o Japão é mais dependente do e outras matérias-primas que os demais países , pois seu é pequeno e pobre em recursos . Esse fato mostra a necessidade de o Japão ter um forte sistema de defesa, em especial com a crescente da China, seu tradicional rival na .
RESPOSTA - Oceania ; economia ; China ; armamentista ; gastos ; civil ; econômica ; militar ; investimentos ; crise ; petróleo ; industrializados ; território ; naturais ; militarização ; Ásia .
O Japão mandou para o exterior pela primeira vez desde a Guerra Mundial em . Nessa ocasião seiscentos soldados foram enviados pelo país para o em missão de promovida pela ONU.
Como grande industrial, o Japão vem pleiteando um lugar no Conselho de Segurança da , e maior força de defesa poderá ser importante nesse papel, pois a ONU cada vez mais desempenha função ativa em guerras e conflitos em diversas regiões do . Mas as reações contrárias a esse caminho são intensas na sociedade .
RESPOSTA - potência ; ONU ; mundo ; japonesa .
____________________________N___________________________
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial