quinta-feira, 11 de outubro de 2018

NASCENTE - Perguntas com respostas sobre NASCENTE de um rio


      
      Conteúdos de Geografia Ambiental: Perguntas com respostas sobre NASCENTE de um rio, utilizando um vídeo muito interessante - Nascente do rio Uberabinha. 
     Assista ao vídeo com atenção e depois tente responder às perguntas! Bons estudos! 

1-  Onde se localiza o rio Uberabinha? 

RESPOSTA  -   A  bacia do Uberabinha está localizada no Triângulo Mineiro, nos municípios de Uberaba, Uberlândia (MG) e Tupaciguara, entre as coordenadas geográficas 18º 36` a 19º 21´ S e 47º 51´ a 48º 33´W. 
    O rio Uberabinha nasce na porção norte do município de Uberaba, a quase 1000 m de altitude, atravessa o município de Uberlândia e área urbana no sentido SE - NO, e desagua no rio Araguari, tendo sua foz em 550 m de altitude, fazendo a divisa entre os municípios de Uberlândia e Tupaciguara.
2-  Qual a principal razão dos problemas enfrentados pelo rio Uberabinha? 

RESPOSTA - A principal razão dos problemas enfrentados pelo rio Uberabinha é a ação antrópica, ou a degradação provocada pelo homem, pela agricultura, pecuária, lançamento de esgotos domésticos, mineração (extração de argila, e outras substâncias minerais).
      A  bacia do Uberabinha é uma área de intensa ocupação humana. No médio curso encontra-se a cidade de Uberlândia com mais de 611.350 habitantes (IBGE. 2010) e os distritos de Martinésia, localizados no baixo Uberabinha e Cruzeiro dos Peixotos no divisor das bacias do rio Araguari. A maioria da população vive na área urbana, cerca de 97,5%. A população rural representa 2,5%, (IBGE, 2000).


3- Comente sobre a bacia hidrográfica do rio Uberabinha. 

RESPOSTA  -   O rio Uberabinha é um curso de água situado no estado de Minas Gerais, no Brasil.
   O topônimo "Uberaba", nome de um rio do município, origina-se do termo da língua geral meridional (Tupi Guarani)'Yberaba, que significa "água brilhante", pela junção de 'y (água, rio), berab (brilhante) e a (sufixo nominal).  Dado pela tribo Kayapó que habitava as margens do rio antes da chegada dos portugueses no Brasil.
   A bacia  bacia hidrográfica do Uberabinha nasce no município de Uberaba, atravessa os municípios de Uberlândia e Tupaciguara e vai até o rio Araguari numa extensão de 123 km, seus afluentes são; na zona rural, córrego do Jacaré, córrego do Caroço, córrego do Roncador, córrego do Abril, ribeirão Beija-flor e Bom Jardim, rio das Pedras, córrego Cajuba, São Pedro, córrego das Tabocas, córrego do Óleo, córrego Jataí, córrego Lagoinha, córrego do Salto, córrego Guariba, córrego do Lobo, córrego Moji, córrego do Cavalo, córrego do Vinhedo, córrego Butizinho. 
    A geologia da bacia hidrográfica do rio Uberabinha é representada em seu âmbito regional por conjuntos litológicos atribuídos ao Neoproterozóico e ao Fanerozóico, respectivamente relacionados ao Grupo Araxá e à parte da seção mesozóica da bacia do Paraná. A bacia do rio Uberabinha está localizada na região do Triângulo Mineiro (borda Nordeste da Bacia do Paraná) Estado de Minas Gerais. Em função de sua localização marginal na referida bacia, o conjunto litoestratigráfico presente resume-se ao Grupo Araxá e à sucessão cretácea com sedimentos eólicos da Formação Botucatu, basaltos da Formação Serra Geral e os sedimentos psefíticos e psamíticos do Grupo Bauru. 
   O rio Uberabinha é afluente da margem esquerda do rio Araguari, cuja bacia está codificada como PN2, que por sua vez, desagua no rio Paranaíba - bacia hidrográfica codificada como SB-60. Todos estes cursos d’água fazem parte da bacia do Paraná - bacia 6 (ATLAS Hidrológico da ANEEL, 1997). A bacia do Uberabinha é intensamente ocupada pelas atividades antrópicas. A sua ocupação está relacionada com a ocupação inicial do Triângulo Mineiro nos séculos XVIII E XIX.

4 - O que é nascente de um rio? 

RESPOSTA  -  A nascente de um rio é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d’água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d’água, mina, fonte, bica ou manancial.


5- O vídeo mostra que as margens do rio Uberabinha estão desprotegidas. O que falta, ao redor dessas margens, para a sua proteção natural? 

RESPOSTA  -  As margens de um rio devem ser naturalmente protegidas por matas ciliares. 
   As matas ciliares são  florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água, ou nascentes  e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.



6- Especifique de que maneira as matas ciliares protegem um rio ou uma nascente.

RESPOSTA -  

-   As matas ciliares constituem barreiras naturais que impedem a entrada de poluentes para o meio aquático;

- As matas ciliares são 'corredores ecológicos' que favorecem a conservação da biodiversidade; 



-  As matas ciliares contribuem para o controle e redução do processo de assoreamento dos cursos d'água;

-  As matas ciliares oferecem proteção para os mananciais e o solo, evitando a erosão e o desbarrancamento nas margens dos rios, córregos e lagos.

https://go.hotmart.com/H6078311X


7- O que é erosão? 

RESPOSTA -     A  Erosão é a destruição (desagregação) do solo e das rochas  e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do congelamento da água (em regiões de clima frio a água que penetra nas fissuras das rochas se congela e se expande, quebrando- as) . A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportadas para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear (o mesmo que entupir) os cursos d'água.
    A erosão também é responsável pela degradação biológica, isto é, pela eliminação de insetos, minhocas, bactérias e outros pequenos organismos que vivem no solo e são fundamentais para a produção  dos nutrientes . Em todo o mundo, a erosão traz problemas ambientais para as áreas rurais e ocorre com maior intensidade no norte e no centro da África, nas áreas mais elevadas da América do Sul e em grande parte do sul da Ásia.



8- Quais medidas devem ser tomadas para a recuperação ambiental das nascentes e de um rio? 

RESPOSTA  -  As medidas ambientais que devem ser tomadas para a recuperação das nascentes e de um rio é o reflorestamento do seu entorno, recuperando as matas ciliares. Um projeto de reflorestamento deve identificar as espécimes arbóreas compatíveis ao ecossistema/bioma onde a nascente ou rio está inserida (no caso do rio Uberabinha, o Cerrado), e posteriormente a área reflorestada deve ser cercada para evitar o pisoteio do gado. 
    Outra medida é a coleta e tratamento de esgotos, domésticos ou industriais, evitando a contaminação das águas das nascentes e rios. Sempre antes de se iniciar uma atividade é importante a pesquisa e estudo sobre as normas ambientais:       será que a região escolhida está inserida em uma área de relevante interesse ambienatl (algum tipo de unidade de conservação, parque natural ou área de preservação permanente, etc.); se a atividade deve ser precedida de um Relatório de Impacto Ambiental (como no caso da mineração). 

_____________ N________________N_______________

* Conheça o Reflorestamento do rio Bacaxá - clique aqui 
http://limpezariomeriti.blogspot.com/2013/11/projeto-de-reflorestamento-de-mata.html

*  Leia mais sobre Geografia Ambiental! - clique aqui


1 Comentários:

Às 25 de julho de 2019 às 19:07 , Blogger Marcia SM Saraiva disse...

Ótimo material

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial