RUA - Uma rua é caracterizada por quais elementos?
Uma porção do espaço geográfico muito importante é a rua, que pode ser melhor explorada pelos professores, a fim de desenvolver o senso crítico de seus alunos.
Vamos logo à atividade! Boa leitura e bom estudo!
1- O que é rua?
RESPOSTA - RUA é uma pequena porção do imenso espaço geográfico que possui aspecto de uma calha (onde circulam veículos automotores) com duas elevações, de poucos centímetros, uma de cada lado, que são as calçadas, consistindo de uma via, ou caminho, para a livre circulação de pessoas. O meio-fio ou guia é a linha que separa a calçada da calha de trânsito dos veículos.
2- Qual a origem da palavra rua?
RESPOSTA - A palavra RUA vem do latim: sulco. Na Roma Antiga, as ruas tinham a função principal de servir como canais de escoamento das águas das chuvas, e também serviam de via para a circulação das pessoas.
Nas cidades modernas, a principal função da rua é o passeio das pessoas e o trânsito de veículos.
Nas cidades modernas, a principal função da rua é o passeio das pessoas e o trânsito de veículos.
4- Uma rua é caracterizada por quais elementos?
RESPOSTA - A rua possui como elementos que a caracterizam:
a faixa de rolamento para os veículos (costuma ser asfaltada, ou também pode ser recoberta por pavimento cimentado, ou ainda revestida por pedras);
a calçada, que possui a importante função de possibilitar o passeio seguro e confortável das pessoas (costuma ser revestida de pedras ou cimentada). A calçada é espaço público, portanto precisa seguir regras e normas estabelecidas pelo poder público municipal, Prefeitura);
as pessoas ou pedestres, que são a razão de existirem as ruas, andando para resolverem tarefas diárias, para visitarem parentes, passeando a lazer, ou para fazerem suas compras, ou para irem à escola ... ;
os postes que suportam os fios de energia elétrica e cabos de internet;
as placas e sinais de trânsito, semáforos, responsáveis pela informação aos veículos automotores e pedestres para a organização e segurança em seu trânsito;
as casas, as lojas, os prédios;
as árvores e faixas ajardinadas, entre outros.
a faixa de rolamento para os veículos (costuma ser asfaltada, ou também pode ser recoberta por pavimento cimentado, ou ainda revestida por pedras);
a calçada, que possui a importante função de possibilitar o passeio seguro e confortável das pessoas (costuma ser revestida de pedras ou cimentada). A calçada é espaço público, portanto precisa seguir regras e normas estabelecidas pelo poder público municipal, Prefeitura);
as pessoas ou pedestres, que são a razão de existirem as ruas, andando para resolverem tarefas diárias, para visitarem parentes, passeando a lazer, ou para fazerem suas compras, ou para irem à escola ... ;
os postes que suportam os fios de energia elétrica e cabos de internet;
as placas e sinais de trânsito, semáforos, responsáveis pela informação aos veículos automotores e pedestres para a organização e segurança em seu trânsito;
as casas, as lojas, os prédios;
as árvores e faixas ajardinadas, entre outros.
5- A rua pertence a um ambiente natural ou cultural?
RESPOSTA - A rua está inserida em um ambiente cultural construído pelo trabalho humano, em sua incessante busca por melhores condições de vida e conforto, alterando o equilíbrio ecológico da natureza, anterior, que foi transformada no espaço geográfico, palco da interação humana sobre o ambiente.
6- A rua faz parte de um meio rural ou urbanizado?
RESPOSTA - A rua faz parte de um meio urbano, onde há intensa concentração de gente, veículos e construções. Uma região urbana se caracteriza por possibilitar as atividades econômicas secundária e terciária, já na região rural o setor primário da economia é o predominante.
Vamos lembrar desses conceitos? Leia com atenção:
Vamos lembrar desses conceitos? Leia com atenção:
Urbanização do Brasil
O que é urbanização? É o processo de afastamento das características rurais de uma porção do espaço geográfico para características urbanas, fazendo surgir as cidades.
A partir de 1940 a população rural no Brasil vem diminuindo, em contrapartida a população urbana aumentou, e em conseqüência aconteceu o crescimento das cidades brasileiras . Atualmente, vivem no campo apenas uns 30 milhões de brasileiros, e nas cidades cerca de 160 milhões.
Por que isso acontece?
Primeiramente é preciso recordar a divisão dos setores econômicos ou atividades econômicas:
Setor primário (extrativismo de recursos naturais, pesca, coleta de raízes, criação de animais, atividades agrícolas);
Setor secundário ( construção civil e indústrias = fábricas, elas transformam os recursos naturais em bens acabados = mercadorias = roupas, sapatos, móveis, computadores, canetas, máquinas , automóveis, etc.) ;
Setor terciário (setor de serviços , dentistas, médicos, advogados, universidades, bancos, comércio, shopping centers, etc.) .
A resposta para o processo de urbanização crescente no Brasil está na industrialização. Ao longo do século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1945), o perfil da economia brasileira foi se modificando: de predominantemente agroexportador, nosso país passou a ser também industrializado. Foi a industrialização que intensificou o processo de urbanização, pois a produção industrial vem seguida do fenômeno da urbanização.
Uma nova indústria (fábrica) atrai outras atividades para a região onde foi implantada. Os trabalhadores preferem morar próximo ao trabalho, portanto novas casas são erguidas, desenvolvendo a construção civil. Essas pessoas que passaram a circular na região precisam se alimentar, e logo surgem restaurantes, padarias. Depois é claro que aparecerão novas lojas, oficinas mecânicas, salão de cabeleireiro, cinemas, lan-house, ou seja, o setor secundário da economia vai atrair o setor de serviços, ou setor terciário da economia, também .
7- Cite, em ordem crescente de tamanho, os espaços geográficos (de diferentes dimensões) que você frequenta e onde vive.
RESPOSTA - CASA ; RUA ; BAIRRO ; MUNICÍPIO ; ESTADO ; MEU PAÍS (BRASIL) ; CONTINENTE (AMÉRICA) ; GLOBO TERRESTRE
8- Qual seria a escala cartográfica ideal para mapear uma rua?
RESPOSTA - De maneira geral não é comum um mapa de apenas uma rua, mas sim de um bairro. A escala cartográfica ideal para mapear ruas deve ser grande, a partir de 1:500.
Relembre seus conhecimentos sobre escala:
Os mapas e as cartas são uma representação no plano da superfície terrestre. Para a confecção dos mapas e cartas são utilizados vários recursos, como a fotografia aérea, as imagens de satélites e visitas e levantamentos de campo.
No Brasil, é comum fazer uma diferenciação entre um mapa e uma carta (ou planta). No sentido amplo, os dois representam determinada porção da superfície terrestre, mas a diferença está nas escalas que são utilizadas. Enquanto os mapas utilizam escalas pequenas, e portanto mostram representações mais abrangentes, as cartas são representações que utilizam grandes escalas, e então apresentam maiores detalhes de determinada região.
Quando queremos observar o mundo inteiro, numa única representação da superfície terrestre num plano (num único desenho sobre uma folha, uma figura) utilizamos um mapa, como o mapa-múndi, que tem escala muito pequena como por exemplo de 1: 200 000 000 (um para duzentos milhões, um centímetro do mapa representa 2000 quilômetros na realidade).
As cartas, por sua vez, são elaboradas em escalas bem maiores. A escala maior mostrará muito mais detalhes do que a menor escala.
Qual seria a maior escala possível? A maior escala seria a escala 1:1, onde um centímetro da carta (ou mapa) vai representar um centímetro da realidade. Ficaria muito difícil manter o mesmo tamanho da realidade num mapa, não é mesmo? Teríamos que usar uma figura bem grande! Então temos que ir diminuindo a escala. Uma escala dez vezes menor é a escala 1:10. Na escala 1:10, um centímetro do mapa representa 10 centímetros da realidade. A escala 1:10 continua muito grande, e nunca é utilizada.
As cartas costumam representar regiões de determinada cidade, ou até no máximo uma cidade inteira, em escala de cerca de 1:20 000 . As cartas também costumam ser chamadas de plantas (fazendas, bairros, áreas urbanas). Veja abaixo uma carta na escala 1:20 000.
9- Comente sobre o surgimento de uma rua, discorrendo sobre um processo informal e sobre um processo planejado.
RESPOSTA - Uma rua surge informalmente quando não teve um planejamento prévio, onde a partir de uma primeira casa foram sendo construídas outras, e com o aglomerado de pessoas alguém, percebeu uma oportunidade de lucrar e construiu um comércio. Dessa maneira foram surgindo outros comércios, escolas, pequenas fábricas e mais casas e pequenos prédios. A frente das casas foram pavimentadas, mas as distâncias e altura da guia não eram todas as mesmas, já que não seguiram normas e leis urbanas. Diversos problemos foram surgindo, como por exemplo: as águas das chuvas e o esgoto doméstico foram causando muitos transtornos, como mau cheiro e acúmulo de resíduos poluentes, já que não foram previstas infraestruturas básicas, como galerias de águas pluviais.
Uma rua que foi planejada possui uma estética urbanística e arquitetônica, além de toda a infraestrutura necessária para garantir o conforto dos moradores e visitantes, como fiação (energia elétrica e cabos de Tv e internet) enterrada, galerias de águas pluviais com dimensão compatível para escoar grandes enxurradas de verão, tubulação de coleta dos esgotos domésticos, comerciais e industriais, sinalização de trânsito, pavimentos em perfeitas condições, árvores adequadamente plantadas, que não acrretam problemas de danos pelas raízes ou copa, etc.
10- Comente sobre os traços, ou feições, de uma rua que sintetizem um espaço geográfico de desigualdade socioeconômica.
RESPOSTA - Uma rua com traços marcantes da desiguladade social e econômica é muito comum, haja vista que menos de 40 países do mundo, entre os quase 200, são desenvolvidos e com melhor igualdade entre todos da sua população.
A desigualdade social pode ser observada pelo contraste (triste) de moradores de rua e pedintes em frente a prédios luxuosos, ou lojas para consumidores de alto poder aquisitivo. Outro exemplo pode ser o de um ônibus barulhento e exalando gases tóxicos em sua descarga, transportando pessoas de pouco poder aquisitivo, cheio, em condições desconfortáveis, corredor estreito e sem ar-condicionado, que transita em uma rua com shopping center que recebe consumidores ricos, com bancos e prédios e casas lindas, enfim residências e comércios frequentados por pessoas de alta renda e que utilizam seus automóveis caríssimos.
A desigualdade social pode ser observada pelo contraste (triste) de moradores de rua e pedintes em frente a prédios luxuosos, ou lojas para consumidores de alto poder aquisitivo. Outro exemplo pode ser o de um ônibus barulhento e exalando gases tóxicos em sua descarga, transportando pessoas de pouco poder aquisitivo, cheio, em condições desconfortáveis, corredor estreito e sem ar-condicionado, que transita em uma rua com shopping center que recebe consumidores ricos, com bancos e prédios e casas lindas, enfim residências e comércios frequentados por pessoas de alta renda e que utilizam seus automóveis caríssimos.
11- Comente sobre os traços, ou feições, de uma rua que mostrem a realidade de violência urbana.
RESPOSTA - Isso também é muito comum, não só em nosso Brasil, mas em muitos outros países ao redor do mundo. A violência urbana força os moradores e comerciantes a instalrem grades em suas casas e lojas, câmeras de vigilância, a colocarem, também, cacos de vidro, cercas cortantes e eletrificadas sobre seus muros.
Outro exemplo são as marcas deixadas em uma rua violenta, como manchas de sangue ao chão de calçadas, consequência de alguém que foi baleado em um assalto, ou um pedestre que foi atropelado no trânsito perigoso das grandes cidades, assim como furos de balas (de armas de fogo) nas paredes e em placas de trânsito.
Outro exemplo são as marcas deixadas em uma rua violenta, como manchas de sangue ao chão de calçadas, consequência de alguém que foi baleado em um assalto, ou um pedestre que foi atropelado no trânsito perigoso das grandes cidades, assim como furos de balas (de armas de fogo) nas paredes e em placas de trânsito.
12- Comente sobre a importância da arborização de uma rua.
Repare na rua acima ... que falta que uma árvore faz! Mesmo que a calçada seja estreita, sempre existe algum jeito para plantar uma árvore compatível com a área urbana em questão. O problema é que no Brasil, em geral, as cidades foram crescendo (e continuam se expandindo) sem um planejamento adequado. Agora vejam quanta diferença a arborização causa em uma rua, como na linda paisagem verde da imagem abaixo.
Com certeza que a arborização urbana contribui para diminuir os diversos impactos ambientais, além de valorizar, de maneira geral, as cidades. Os benefícios de ruas bem arborizadas são muito, estando entre os principais:
- melhoria do micro-clima, pois além de barrar a entrada direta dos raios solares, nos materiais que se aquecem com facilidade, como o asfalto, concreto e vidros, as árvores mantém um maior equilíbrio da umidade do ar;
- diminuição do nível de ruídos, pois as árvores funcionam como 'barreiras verdes acústicas' que dificultam a livre propagação dos ruídos típicos das cidades, como o alto ronco de motores de ônibus e caminhões e buzinas;
- contribuição na diminuição das enxurradas e enchentes, já que as copas das árvores captam os pingos de chuva e os conduzem pelos galhos, até o tronco e facilitam a infiltração das águas pluviais no solo, muito impermeabilizado das cidades;
- pode parecer no mínimo polêmico, mas as árvores contribuem para a segurança dos pedestres nas ruas; esse benefício citado é uma constatação empírica, sem antecedentes ou fontes de pesquisa; perceba, prezado(a) leitor(a) que o objetivo aqui é defender os indivíduos arbóreos, e não é nada difícil de inferir que muitas vidas são salvas quando um carro sobe na calçada e se choca com uma árvore; o amortecimento da pancada na árvore é menor do que em um poste, o que deve diminuir o risco de os ocupantes do automóvel terem ferimentos mais graves, e com certeza, que os pedestres também acabam sendo protegidos pelas queridas árvores, que impedem que sejam atropelados na calçada.
- a arborização urbana contribui com a manutenção de um mínimo de biodiversidade, notadamente de pássaros e insetos; imaginem se todas as ruas pudessem contar com árvores frondosas, com suas copas se unindo, formando um labirinto de 'corredores ecológicos urbanos'; quem sabe existe alguma cidade onde isso aconteça?
- as árvores cumprem um importante serviço ambiental de captura de gás carbônico, em seu processo de fotossíntese, devolvendo oxigênio renovado ao ambiente, o que tem efeito de melhorar a qualidade do ar;
- por fim, ressalto a valorização das ruas com árvores, que quebram o tom cinzento dos desertos urbanos de concreto e asfalto, fazendo com que estejamos mais alegres ouvindo o cantar dos passarinhos e observando o lindo verde da esperança.
Precisamos nos esforçar para tolerar os riscos que as árvores possam trazer, em seu difícil, porém muito benéfico, convívio com as calçadas, em pequenos espaços, ou com os fios de energia elétrica, e a possibilidade de troncos, e mesmo árvores inteiras, caírem nas fortes chuvas e tempestades. As árvores devem ser amadas e cuidadas como crianças que necessitam de todos os cuidados para se desenvolver saudavelmente, garantindo muita alegria e bem estar às nossas cidades.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial