Aprenda sobre Os Escudos Cristalinos
Chamamos de estrutura geológica as rochas que compõem um determinado local e podem ser dispostas em diferentes camadas, ser de diferentes tipos, idades e originadas por distintos processos naturais. A importância da estrutura geológica depende das riquezas minerais a ela associadas e do seu papel na construção do relevo e do solo do local.
Aprenda sobre Os Escudos Cristalinos
O ponto de partida para compreender a estrutura geológica de um lugar é saber quais são os tipos de rochas predominantes. Dependendo do tipo de rocha, podemos reconhecer três tipos principais de estruturas geológicas.
- Escudos cristalinos ou maciços antigos: compostos de rochas cristalinas (ígneas, ou magmáticas, e metamórficas), são estruturas bastante resistentes e rígidas. De idades geológicas bem antigas (das eras Pré-Cambriana e Paleozoica), originam relevos planálticos e, eventualmente, algumas depressões (isto é, áreas rebaixadas).
- Bacias sedimentares: mais recentes que os escudos, datam das eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Constituídas por detritos acumulados e compostas de rochas sedimentares, originam planícies, planaltos sedimentares e depressões.
- Dobramentos modernos: áreas que sofreram grandes dobramentos (elevações do terreno) em consequência de pressões originadas no interior do planeta, no período Terciário (era Cenozoica), e que formam relevo montanhoso, como as grandes cadeias de montanhas jovens ou terciárias (Alpes, Andes, Himalaia, Rochosas e outras). Não existem dobramentos modernos no Brasil.
Imagem: Cordilheira dos Andes
Imagem : Parque Nacional do Pico da Neblina, no estado do Amazonas. O pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, é formado por rochas cristalinas.
Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, representam um tipo de formação geológica muito resistente e que se forma geralmente em áreas de baixa altitude. São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo. Os escudos cristalinos são as formações rochosas mais antigas do planeta. Sua formação ocorreu no período pré-cambriano entre as eras arqueozoica e proterozoica. Em razão de sua formação primitiva, nessa estrutura geológica, é encontrada quantidade significativa de recursos minerais.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial