" Aspectos gerais da Oceania
A Austrália e a Nova Zelândia localizam-se na Oceania ou Novíssimo Continente. São os únicos países do chamado Norte industrializado ou mundo desenvolvido que se situam ao sul do equador; os demais estão localizados no hemisfério norte.
A Oceania é um conjunto de ilhas situadas no Oceano Pacífico. Ocupa uma área total de 8.935.000 km² . Entre essas ilhas destaca-se a Austrália, que , sozinha, abrange 7.741.220 km², ou seja, cerca de 86 % da área total desse continente. Com cerca de 21 milhões de habitantes, esse país possui cerca de 63 % da população total da Oceania, que é de, aproximadamente, 33 milhões de pessoas.
Do ponto de vista físico, a Oceania é quase uma continuação do Sudeste Asiático. Observando o mapa abaixo, constatamos que se trata de uma continuação natural das ilhas da Indonésia. Mas, do ponto de vista histórico e de povoamento, a Oceania possui características diferentes das do continente asiático, o que justifica a sua separação como outra porção continental da superfície terrestre.
O povoamento do continente asiático ocorreu há milênios. Lá os colonizadores europeus encontraram elevadas densidades demográficas e sociedades tradicionais, que permanecem até hoje. O mesmo não ocorreu no Novíssimo Continente, onde os indígenas - povos nativos - foram massacrados pelos colonizadores europeus, principalmente na Austrália e na Nova Zelândia, países colonizados sobretudo por britânicos. Dessa forma, a cultura e as etnias dominantes nesses principais países da Oceania são bem diferentes das culturas e etnias asiáticas. Ao contrário da vizinha Ásia, onde predominam as culturas orientais, tanto na Nova Zelândia quanto na Austrália predominam as culturas de origem europeia.
Do ponto de vista fisiográfico, a Oceania é formada por um território principal, a Austrália, e um grande número de ilhas, a maioria de pequena extensão. Esse continente é banhado pelo Oceano Pacífico (a norte e a leste) e pelo Oceano Índico (a oeste e a sul), sendo cortado pelo Trópico de Capricórnio (que passa quase pelo centro da Austrália).
As maiores ilhas são : Nova Guiné, ao norte da Austrália, que se subdivide em duas partes : Papua - Nova Guiné, um dos países da Oceania, e Irian Ocidental, uma das províncias da Indonésia, país do Sudeste Asiático; e, a sudeste da Austrália, Ilha do Norte e Ilha do Sul, separadas pelo estreito de Cook. Essas duas ilhas e várias outras bem menores formam a Nova Zelândia.
Melanésia, Micronésia e Polinésia
O grande número de pequenas ilhas da Oceania levou a classificá-las em três conjuntos : Melanésia, Micronésia e Polinésia.
Melanésia significa ilha dos negros. O nome se justifica em razão da coloração escura da pele de seus habitantes originais. Esse grupo de ilhas é o que se localiza mais próximo da Austrália, estendendo-se de Papua-Nova Guiné à Nova Zelândia. Nele encontramos, entre outras, as Ilhas Salomão, Nova Caledônia e o arquipélago Bismarck.
Micronésia significa pequenas ilhas. Esse conjunto de ilhas fica mais distante da Austrália do que as da Melanésia. Dele fazem parte as ilhas Marianas do Norte, Carolinas, Marshall, Gilbert, entre outras.
Polinésia significa muitas ilhas. Esse grupo é formado pelas ilhas mais distantes da Austrália, como os arquipélagos do Havaí, Samoa, Cook, Midway e Tonga.
Politicamente a Oceania está organizada em catorze Estados independentes (países) e vários territórios sob controle político de Estados soberanos, como Estados Unidos, França, Reino Unido, Nova Zelândia e outros. A Austrália e a Nova Zelândia são os países mais importantes desse continente. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário