terça-feira, 4 de junho de 2013

América sob critérios geográficos e Regionalização da América Segundo Critérios Históricos e Culturais



              Regionalização da América Segundo Critérios Geográficos

        A América, sob critérios geográficos, é regionalizada em três porções territoriais :

                     -  América do Norte  (com área de 55% de toda a América, é formada por três países independentes, Canadá, Estados Unidos e México , e por uma possessão europeia, a Groenlândia, que é administrada pela Dinamarca )  ;
                -  América Central (suas terras abrangem apenas 2% do continente americano, é formada por uma parte continental e outra insular; a porção continental é conhecida como istmo, que liga as duas grandes porções de terras do norte e do sul, e abriga  sete países independentes ;  a parte insular é um conjunto de ilhas, o Caribe) ;
        -  América do Sul (corresponde a 43% do continente americano, é formada por doze países independentes e uma possessão europeia, a Guiana Francesa, administrada pela França) .

                  Regionalização da América Segundo Critérios Históricos / Culturais
  
       Após o descobrimento da América, a partir do século XVI e ao longo dos séculos seguintes, a população nativa do continente americano (povos ameríndios) miscigenou-se com os europeus, com africanos trazidos da África para trabalhar como escravos e com imigrantes asiáticos. Dessa forma, foram sendo construídas diversas novas sociedades, no imenso território americano, surgindo novas culturas e costumes com identidades próprias. A língua é um indicador muito  forte de qualquer povo, e a característica marcante de uma cultura.
    A língua, portanto,  é fundamental para a regionalização da América em duas porções :
     -  América Latina , cujas populações, que vivem em seus países, falam predominantemente o espanhol, língua derivada do latim, em consequência da dominação da Espanha sobre essa imensa região (que é formada por toda a América do Sul mais a América Central, com o Caribe, mais o México). A exceção é o Brasil, esse nosso imenso país (de cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados), cuja língua oficial é o português, devido à dominação de Portugal, mas que também é uma língua derivada do latim, ou latina.
   - América Anglo-Saxônica  , formada pelo Canadá e Estados Unidos, cuja língua predominante é o inglês (dos povos anglo-saxões) , em consequência da dominação da Inglaterra . 



GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: