segunda-feira, 29 de julho de 2013

América : Crescimento Demográfico

       
Geografia Newton Almeida


        "    Crescimento demográfico

   O crescimento demográfico na América é desigual. Os países desenvolvidos apresentam taxas de crescimento da população menores que as dos países subdesenvolvidos. Vejamos porque isso acontece. 


               América Anglo-Saxônica



   Na segunda metade do século XIX, a América Anglo-Saxônica, em especial os Estados Unidos, passou por um período de crescimento econômico que promoveu melhorias das condições de vida e redução das taxas de mortalidade. Isso proporcionou um rápido crescimento da população - relacionado também à vinda de muitos imigrantes. 

   No início do século XX, as taxas de natalidade diminuíram, influenciadas pelo alto custo de criação dos filhos, pela entrada da mulher no mercado de trabalho, pela disseminação e uso de métodos anticoncepcionais e pelo planejamento familiar. 
   A partir de 1950, a redução da natalidade, associada a um rigoroso controle da imigração, resultou na queda do crescimento demográfico.   
                
                América Latina 

   Na América Latina, os acontecimentos se deram de modo diferente. Justamente no período em que o número de habitantes da América Anglo-Saxônica começava a diminuir, nos países latino-americanos iniciava-se uma explosão demográfica. Houve aumento nas taxas de natalidade e redução da mortalidade como consequência de melhorias médico-sanitárias: campanhas de vacinação; investimento em atendimento médico-hospitalar; tratamento de água e coleta de lixo e esgoto. 
                                        "

Fonte : Livro Projeto Araribá; DANELLI, Sonia Cunha de Souza; Editora Moderna, 8º ano; 2ª edição, 2007.


GEOGRAFIA Newton Almeida

Um comentário:

Anônimo disse...

nada nao