Assim como ocorre com o espaço mundial, há diferentes critérios de regionalização da América.
Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
A configuração territorial do continente americano, formado por duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa, permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas : a América do Norte, a América Central e a América do Sul.
As três Américas
América do Norte
Representa 55% do continente e localiza-se totalmente no Hemisfério Norte. Essa porção do continente é formada por três países independentes e por uma possessão europeia, a Groenlândia, administrada pela Dinamarca.
América Central
Com 2% do continente, é constituída por uma parte continental e outra parte insular. A primeira, o istmo, liga as duas grandes porções de terra e abriga sete países independentes; a outra parte consiste num conjunto de ilhas, o Caribe.
América do Sul
Corresponde a 43% do continente e tem terras nos dois hemisférios por ser cortada pelo paralelo do Equador. É formada por doze países independentes e uma possessão europeia, a Guiana Francesa, administrada pela França.
"
Fonte : Livro Projeto Araribá; DANELLI, Sonia Cunha de Souza; Editora Moderna, 8º ano; 2ª edição, 2007.
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário