O Nafta (termo formado pela sigla em inglês para Acordo de Livre-Comércio da América do Norte), em vigor desde 1994, é constituído por Canadá, Estados Unidos e México. Como o próprio nome informa, trata-se de uma zona de livre-comércio que prevê a eliminação gradual, até 2020, das barreiras comerciais entre os países-membros.
Objetivos estratégicos
Esse poderoso bloco surgiu da necessidade de os Estados Unidos enfrentarem a concorrência da União Europeia. Temendo perder mercados na economia global, o país adotou uma política de aproximação com seus vizinhos norte-americanos.
De acordo com essa estratégia, os estadunidenses propuseram estender o Nafta até a América do Sul e criar a Área de Livre-Comércio das Américas (Alca), reunindo todos os países do continente americano, exceto Cuba.
A implantação da Alca constituiria um dos mais poderosos blocos econômicos do planeta. O PIB dos países-membros ultrapassaria em cerca de dois trilhões de dólares o dos integrantes da União Europeia, enquanto a população seria mais que o dobro da registrada no bloco europeu.
O início das operações da Alca estava previsto para 2005. No entanto, diante da oposição do Brasil, a implantação foi adiada. O principal ponto de discordância é o fato de que vários setores das economias dos países sul-americanos não estariam preparados para enfrentar a concorrência de produtos dos Estados Unidos e Canadá - alguns deles amparados por medidas protecionistas dos governos dos dois países.
"
Fonte : Livro Projeto Araribá; DANELLI, Sonia Cunha de Souza; Editora Moderna, 8º ano; 2ª edição, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário