" O setor terciário ocupa a maior parte da população economicamente ativa (PEA) de países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados.
As transformações do setor terciário no continente americano
O setor terciário da economia compreende o comércio e a prestação de serviços, como educação, sistema bancário, transporte, saúde e comunicação.
A partir da década de 1970, esse passou a empregar mais mão-de-obra, principalmente nos países mais industrializados da América e do mundo. Veja na figura abaixo a distribuição da população economicamente ativa (PEA) nos países mais industrializados do continente americano.
Tecnologia e desemprego
O desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias na indústria, bem como a concentração de terras e a modernização do campo, favoreceram a urbanização e o crescimento do setor terciário: a mão-de-obra dispensada pelos setores primário e secundário migrou para o comércio e a prestação de serviços.
Nos países mais industrializados do continente americano, o crescimento da produção industrial baseou-se na introdução de novas tecnologias. Já o crescimento do comércio e dos serviços num primeiro momento, apoiou-se muito mais na incorporação da mão-de-obra que na inovação tecnológica.
A partir dos anos 1990, o maior emprego de tecnologia por parte do setor terciário contribuiu para o aumento do desemprego, levando muitos trabalhadores, principalmente nos países subdesenvolvidos, ao mercado informal (veja a figura abaixo).
Figura : Comércio de ambulantes no estado do Acre (Brasil, 2005).
Nos países latino-americanos, porém, a participação do setor primário na economia ainda é relativamente alta, revelando a importância da agropecuária e do extrativismo mineral e vegetal. A agricultura, a pecuária e o extrativismo, juntamente com as atividades do setor secundário, compõem a maior parte do PIB de muitos países americanos. Observe a tabela a seguir.
Fonte: Calendario Atlante De Agostini 2008. Novara: Instituto Geografico De Agostini, 2007. . 152 - 156 .
As cidades são as principais áreas de concentração das atividades do setor terciário. Porém, em quase todos os países da América Latina, industrializados ou não, elas não conseguiram absorver o grande contingente de mão-de-obra dispensada pelos setores primário e secundário. Esse fato agravou os problemas sociais nas áreas urbanas, aumentando os índices de favelização, desemprego, subemprego, criminalidade, mendicância etc.
"
Fonte dos conteúdos : Livro Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007
Nenhum comentário:
Postar um comentário