" A exploração dos recursos minerais na América
Na América Anglo-Saxônica, a presença de grandes jazidas minerais, principalmente de petróleo, carvão, ferro, urânio e gás natural, associada à disponibilidade de capitais, possibilitou o desenvolvimento de uma enorme quantidade de indústrias.
Estados Unidos e Canadá empregam modernas técnicas para a extração de minerais. Nesses países, as leis ambientais controlam a produção das empresas, por meio de fiscalização rigorosa e aplicação de pesadas multas aos infratores.
Para evitar esse tipo de fiscalização, economizar suas reservas e obter mais lucro, várias empresas mineradoras da América Anglo-Saxônica migraram então para a América Latina, onde encontram grande quantidade de recursos naturais, poucas leis contra a exploração predatória e mão-de-obra barata.
Muitos países latino-americanos, como a Bolívia, a Jamaica, o Equador e a Venezuela, dependem da extração e da exportação de minerais como fonte de recursos para sua economia. Porém, apesar de possuir muitas jazidas em seu território, a maior parte desses países não tem tecnologia para pesquisa, extração e beneficiamento, de forma que parcela significativa da extração de seus recursos minerais é praticada pelas empresas transnacionais, sediadas nos países desenvolvidos.
Produção de metais preciosos (em toneladas / ano), 2006
Ouro
EUA 260
Peru 210Canadá 120
Prata
Peru 3.200
México 3.000
Chile 1.400
(Fonte : Calendário Atlante de Agostini: 2008. Novara: Instituto Geográfico de Agostini, 2007. p. 185 -186 )
"
Fonte: Livro Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário