" Os Estados Unidos representam a grande força política, econômica, militar e cultural da atualidade. São o segundo maior país em área e têm a maior população do continente.
A formação territorial
O território dos Estados Unidos, com 9.372.614 km², é o quarto maior do mundo, depois de Rússia, Canadá e China.
Esse espaço territorial começou a ser delimitado no século XVI com a chegada dos europeus, que deram início à conquista e à colonização, processos que se prolongaram por todo o século XVII.
Na primeira metade do século XVIII, já estavam constituídas as Treze Colônias inglesas da América do Norte, consideradas o princípio do que viriam a ser os Estados Unidos da América.
A Declaração de Independência ocorreu em 4 de Julho de 1776.
As Treze Colônias
As Treze Colônias (figura) apresentavam diferenças nos processos de ocupação, nas atividades econômicas e nas relações com a Inglaterra.
Colônias de povoamento
Nas regiões que correspondem ao norte e ao centro da costa leste, desenvolveram-se colônias de povoamento. Baseadas em pequenas e médias propriedades agrícolas policultoras e no trabalho livre e assalariado, essas colônias tinham a produção voltada para o mercado interno.
Suas terras estavam situadas em áreas de clima temperado, onde não podiam ser cultivados gêneros tropicais, valorizados na Europa, e também não existiam jazidas de ouro ou prata. Com isso, a colonização acabou por atender às necessidades da própria região, que alcançou certa autonomia econômica em relação à Inglaterra, podendo negociar os excedentes de produção com outras regiões.
Fonte : Livro Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário