Os mapas qualitativos registram a diversidade de ocorrências com sua localização e extensão (mapa América : Ambiente).
A relação de diversidade, vista de forma qualitativa na realidade, deve ser reproduzida no mapa por uma relação de diversidade visual.
Os mapas ordenados mostram a ocorrência, de maneira ordenada, dos fenômenos com sua localização e extensão (mapa América : uso da terra).
A relação de ordem vista na realidade deve ser reproduzida no mapa por uma relação de ordem visual.
Mapa - América : Ambiente
Mapa - América : uso da terra
Como são construídos ?
Para construir mapas qualitativos emprega-se o método corocromático qualitativo, isto é, das áreas coloridas, que estabelece símbolos diferenciados para as várias ocorrências. As cores diferentes favorecem a visualização do fenômeno com ocorrências em área.
Para construir mapas ordenados emprega-se o método corocromático ordenado, que estabelece símbolos organizados em uma ordem ou em duas ordens opostas.
Observe, na legenda do mapa América: uso da terra, a oposição que existe entre o espaço natural e o espaço produzido pela ação humana. Assim, consideram-se os usos da terra menos intensivos (do verde-escuro ao verde-claro) em oposição aos usos mais transformados pela ação do homem (do amarelo-claro ao vermelho-escuro). Essa relação de duas ordens opostas que vemos na realidade deve ser reproduzida no mapa por duas ordens visuais também opostas.
Fonte: Livro Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007 .
2 comentários:
gostei vc explica muito bem ;0
perfeitooo a explicasao!
Postar um comentário