Por meio de um gráfico chamado pirâmide etária ou de idades, podemos perceber claramente a diferença na estrutura etária da população americana. O formato da pirâmide nos ajuda nessa compreensão.
Na maioria dos países latino-americanos, a pirâmide tem base larga, indicando altas de taxas de natalidade e predomínio de população jovem. O topo, onde estão os idosos, é estreito porque a expectativa é baixa.
Nos países da América Anglo-Saxônica, a pirâmide etária tem base mais estreita, em razão da baixa natalidade, e topo mais largo, porque a expectativa de vida é alta.
Cabe destacar, porém, que alguns países latino-americanos, como a Argentina, o Uruguai e o Chile, apresentam pirâmides etárias parecidas com as dos países desenvolvidos do continente. Isso ocorre porque esses países conseguiram avanços significativos no atendimento médico-hospitalar e reduções das taxas de natalidade.
* Pirâmide etária = gráfico que mostra a distribuição da população por faixas de idade e de sexo. Na base da pirâmide estão os jovens; no centro, os adultos; e no topo, os idosos. Os governos usam informações como essas para planejar a construção de escolas, postos de saúde, hospitais, etc.
"
Fonte : Livro Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007.
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário