Como se deu a expansão territorial dos Estados Unidos da América ?
Para entender como se deu a expansão territorial dos Estados Unidos da América, é importante observarmos o processo de formação desse país . Também é muito oportuno compararmos o processo de formação estadunidense com o acontecido aqui, no Brasil.
No Brasil a colonização aconteceu de maneira exploratória, o que chamamos de Colônia de Exploração. A colonização de exploração aconteceu em toda a América Latina. Os europeus, portugueses e espanhóis, principalmente, dominaram a América Latina retirando os recursos naturais, com o objetivo claro de extrair as suas riquezas, e na agricultura predominavam as monoculturas, os latifúndios, utilizando a mão-de-obra escrava.
Formação dos Estados Unidos
No caso dos Estados Unidos, grande parte da sua formação se deu em processo de colonização por povoamento. Os europeus não encontraram metais preciosos ou outros recursos naturais de valor, e ao mesmo tempo, seu clima não permitia o cultivo de espécies tropicais que possibilitavam enorme lucro .
Temos uma grande diferença entre dois tipos de colonização na América do Norte: a de povoamento, tal como ocorreu no litoral norte dos Estados Unidos (e também no Canadá), e a de exploração, que ocorreu no sul dos Estados Unidos e também na América Latina. No primeiro tipo, o objetivo dos europeus era fundar uma nova pátria, isto é, morar permanentemente, no segundo, pelo contrário, o objetivo era enriquecer e voltar para a Europa. Então daí vem os nomes "colonização de povoamento " e "colonização mercantilista ou de exploração ".
Marcha para Oeste - expansão do território dos Estados Unidos
Depois de constituída a federação, os norte-americanos iniciaram, em 1803, a conquista do oeste dos Estados Unidos. Foi uma política de expansão territorial muito rápida, em que milhares de tribos indígenas foram massacradas e várias desapareceram.
Transpostos os Montes Apalaches, localizados na parte leste do território, foram necessários apenas cinquenta anos para que os conquistadores chegassem ao extremo oeste, na costa do Pacífico.
A marcha para o oeste significou a ampliação do território estadunidense em cerca de cinco vezes o seu tamanho anterior. No ano de 1790, a sua extensão territorial era de 2,9 milhões de quilômetros quadrados, e cem anos após, o território alcançado é de 9,8 milhões km².
O avanço para o oeste aconteceu através do oferecimento de terras a preços baixíssimos, pelo governo. Além disso, os Estados Unidos receberam cerca de 5 milhões de imigrantes, no período de 1850 a 1870, vindos principalmente da Grã-Bretanha, França, Países Baixos e Escandinávia. Esses emigrantes fugiam da fome e perseguições políticas, e auxiliaram no processo de ocupação dos territórios do oste, dizimando os povos indígenas que lá habitavam. Os Estados Unidos foram realizando acordos diplomáticos para a aquisição de novos territórios e por vezes travando guerras. Em 1948 a descoberta de ouro na Califórnia foi outra razão para a expansão da ocupação territorial, agora pela chamada corrida do ouro.
Esse avanço para o oeste foi também impulsionado pela construção de novas ferrovias, que garantiam o transporte de gente e mercadorias. Já ao ano de 1860, os Estados Unidos haviam construído 50 mil quilômetros de ferrovias. Em 1869 foi concluída a primeira ferrovia transcontinental da América, ligando o Atlântico ao Pacífico, e consolidando a impressionante expansão territorial dos Estados Unidos da América .
Esse avanço para o oeste foi também impulsionado pela construção de novas ferrovias, que garantiam o transporte de gente e mercadorias. Já ao ano de 1860, os Estados Unidos haviam construído 50 mil quilômetros de ferrovias. Em 1869 foi concluída a primeira ferrovia transcontinental da América, ligando o Atlântico ao Pacífico, e consolidando a impressionante expansão territorial dos Estados Unidos da América .
Fonte :
Livro - Geografia Crítica, 9º ano, José William Vesentini, Vânia Vlach, Editora Ática, 2009 ;
Internet - wikpedia .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial