sábado, 27 de dezembro de 2014

Quais razões teriam levado Obama a reatar as relações diplomáticas com Cuba? - Análise Geopolítica Simples sobre o Reatamento das Relações entre Estados Unidos e Cuba

      
Geografia Newton Almeida
     Um acontecimento  que vai entrar para a história, como um dos mais importantes para a geopolítica mundial, desse século XXI, é o reatamento de relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba. Se as razões que levaram o Presidente norte-americano, Barack Obama, a tomar essa atitude ainda estão sendo especuladas pelos pesquisadores e estudiosos, é certo que o fato significa um avanço no sepultamento definitivo da Guerra Fria. Restava, ainda, a retomada das relações diplomáticas entre a maior potência capitalista, os Estados Unidos, e a emblemática Cuba, que mantém viva a bandeira  do socialismo no mundo. 
     Desde o ano de 1961, após a Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro e Che Guevara, que conseguiu retirar do poder o ditador Fulgêncio Batista, e implantar a sua nova ditadura na ilha, que os Estados Unidos romperam relações com Cuba. No início, a Revolução Castrista não tinha objetivos claros de implantar o regime socialista na Ilha de Cuba, mas foi o que aconteceu, em seguida. Melhorias imediatas foram destinadas aos moradores mais carentes, como serviços públicos em saúde e educação e implantação da reforma agrária. Os benefícios recebidos, principalmente graças aos investimentos vindos da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas),  fizeram com que a população cubana aplaudisse em massa o ditador Fidel Castro, durante décadas. Até que, com o fim da Guerra Fria, os auxílios econômicos da União Soviética cessaram, e a impopularidade do regime de Fidel, também começou a aparecer, sendo denunciadas a perseguição e a tortura impostas aos descontentes ou críticos. 
     Cuba entrou em período de atraso com relação ao mundo globalizado, porém conseguindo manter boa saúde pública, boa educação, condições satisfatórias de alimentação, e excelente nível de segurança urbana. Após a passagem de poder de Fidel Castro para o irmão Raúl, Cuba continuou com seus problemas, prédios e casas abandonados, automóveis e ônibus que são verdadeiras sucatas, e o pior: regime de opressão!

Geografia Newton Almeida

     O irmão de Fidel, Raúl Castro, que assumiu o poder em Cuba em 2006, é agora reconhecido como mais pragmático do que Fidel, pois deixou de lado qualquer antigo orgulho socialista, e iniciou medidas para a entrada de investimentos estrangeiros, e pequenas reformas rumo à livre iniciativa , característica fundamental do sistema econômico capitalista. No ano de  2013, Raúl, colocou seus diplomatas em comunicação com os dos Estados Unidos, intermediados pela diplomacia canadense. 
       O anúncio, que surpreendeu aos analistas geopolíticos, proferido ao mundo pelo Presidente Barack Obama, dia 17 de dezembro de 2014, citando a frase que entra para a história, destacando que foi proferida com boa  pronúncia em idioma espanhol  :
                                "Somos Todos Americanos" !


Geografia Newton Almeida


              Quais razões teriam levado Obama a reatar as relações diplomáticas com Cuba?

      Comenta-se que o Canadá participou ativamente de interlocuções entre Estados Unidos e Cuba. O Papa Francisco também contribuiu para o acontecido, e talvez o dia para o anúncio tenha sido escolhido, 17 de dezembro, por ser justamente a data de nascimento do Papa Francisco. Também o Brasil, desde o governo do ex-Presidente Lula, e continuando com o governo Dilma, empenhava-se nesse entendimento entre os dois países, principalmente buscando o fim do embrago econômico à Cuba, o que ainda irá depender do Congresso norte-americano para acontecer. O fim do embargo econômico pode ser algo ainda mais  difícil, pois a maioria do Congresso dos Estados Unidos é republicana, partido de oposição ao partido Democrata do Presidente Obama.
     Nas análises geo-políticas, deixam-se de lado possíveis convencimentos emocionais de um chefe-de Estado, da magnitude de Obama, por qualquer líder político ou religioso, por maior liderança que possam exercer. Obama decidiu de acordo com os interesses de seu país. Eu (Newton) ouso concluir, também, que Obama não estaria objetivando a melhorar a sua biografia política, e consequentemente a sua popularidade junto à opinião pública mundial, já que ele não mais poderá concorrer a Presidente dos Estados Unidos, encerrando  esse seu segundo e último mandato de presidente no ano de 2016.
    A razão fundamental é bem nítida: tentar ampliar as relações comerciais com Cuba,  e com os países vizinhos. As transferências de recursos do Banco Central do Brasil, para a construção do novo Porto de Mariel, em Cuba, e também para reformas de aeroportos, deve ter sido muito bem observada pelos Estados Unidos. Mas, o que teria, finalmente, sido crucial para o reatamento das relações entre Estados Unidos e Cuba, é o audacioso projeto de construção do Canal da Nicarágua, por uma empresa da China, com custo previsto de US$ 40 bilhões, que, assim como o Canal do Panamá, permitirá o transporte naval entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. Isso, mostrou a necessidade de os Estados Unidos firmarem posição de entendimento com Cuba, o que deverá facilitar que outros países aproximem-se também dos Estados Unidos da América. Portanto, o reatamento das relações diplomáticas, dos Estados Unidos com Cuba,  é, nada mais nada menos, do que a medida norte-americana de manter a sua posição hegemônica econômica na região, frente ao visível avanço da China. 


**  Acontecimentos marcantes

27 / 05 / 1902  -  Início das relações diplomáticas entre EUA e Cuba.

01/01/1959 -  Revolução Cubana (Movimento 26 de Julho liderado por Fidel Castro consegue depor o ditador Fulgêncio Batista).

03/01/1961  -  Rompimento das relações diplomáticas dos EUA com Cuba.

17/04/1961 - Invasão da baía dos Porcos (exilados cubanos receberam apoio dos Estados Unidos para dominar a ilha e matar Fidel Castro, após três dias de batalha, Fidel Castro dominou a situação).

03/02/1962 - O Presidente dos Estados Unidos John Kennedy expulsa Cuba da OEA (Organização dos Estados Americanos) e impõe um bloqueio econômico à ilha. 

Outubro de 1962  -  A crise dos mísseis nucleares em Cuba. Esse foi um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria. Os Estados Unidos descobrem que mísseis nucleares russos foram instalados em Cuba.


17/12/2014  -  Restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.



Quais razões teriam levado Obama a reatar as relações diplomáticas com Cuba?  -  Análise Geopolítica Simples sobre o Reatamento das Relações entre Estados Unidos e Cuba


GEOGRAFIA Newton Almeida

domingo, 21 de dezembro de 2014

A Bandeira do Brasil - Geografia para o Ensino Fundamental

       Existem no mundo 193 países, segundo a ONU, mas outros institutos de pequisa consideram que esse número seja um pouco maior. A bandeira é um dos símbolos dos países. Os símbolos de um país são chamados de símbolos nacionais que representam cada país dentro ou fora de seu território. 
Geografia Newton Almeida
     A bandeira do Brasil é um símbolo do nosso país, que está definido pela Lei 5.700, de 1º de janeiro de 1971, alterada pela lei 8.241 de 1992, e também pelo Artigo 13  § 1º da Constituição do Brasil. Além da bandeira, são definidos outros três símbolos nacionais do Brasil: Hino Nacional; as Armas Nacionais; o Selo Nacional. 
Geografia Newton Almeida
     O aspecto da Bandeira do Brasil é um retângulo verde com proporções de 7 por 10, tendo ao centro um losango amarelo e um círculo azul, que é atravessado uma faixa branca com o lema nacional ' Ordem e Progresso ' em letras maiúsculas verdes, e vinte e sete estrelas brancas, cada estrela representando uma unidade da federação (os 26 estados e o Distrito Federal, a capital Brasília). 


     (Fotos tiradas em dezembro de 2014, no Mirante do Morro da Guia, no centro da cidade de Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro). 


A Bandeira do Brasil - Geografia para o Ensino Fundamental 

GEOGRAFIA Newton Almeida


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Impactos Ambientais Provocados pela Irrigação Artificial das Propriedades Agrícolas

     
Geografia Newton Almeida

   A atividade agrícola é um marco no desenvolvimento das sociedades humanas. Antes dela, os grupos humanos eram formados por nômades que necessitavam coletar frutos, ou pescar e caçar vagando atrás de alimentos. A agricultura possibilitou maior conforto e garantia de alimentação, facilitando  que o seu estoque fosse disponível em períodos de maior dificuldade para encontrar alimentos. 
      A irrigação das terras agrícolas é um outro avanço, que há muito tempo é utilizado. Diferentes sociedades desenvolveram sistemas de irrigação com o objetivo de aumentar a produção de alimentos em áreas com escassez de água. O aperfeiçoamento dessa técnica proporcionou a construção de canais de distribuição que conduzem a água dos rios até as plantações. Um exemplo da utilização de canais de irrigação, há milhares de anos  atrás, é o da civilização egípcia. Desde muito cedo os antigos egípcios desenvolveram um amplo conjunto de canais de irrigação que aproveitavam as águas do rio Nilo (desenho abaixo). 
Geografia Newton Almeida
  Com o avanço da tecnologia, ampliaram-se áreas irrigadas em todo o mundo e consequentemente as agressões ao meio ambiente, também foram sendo mais severas. 

     Os principais impactos ambientais resultantes da irrigação são:

 *  alagamento ou encharcamento de áreas de cultivo, como consequência ao uso de técnicas inadequadas; água em excesso pode ser tão prejudicial quanto a falta de água, para os mais variados produtos  agrícolas que são cultivados;

 * a utilização excessiva das águas de um rio para a irrigação altera o equilíbrio desse ecossistema, dificultando a reprodução das espécies de peixes que nele vivem e trazendo consequências para toda a cadeia alimentar;

* eutrofização (também chamada de eutroficação), ou seja, o acúmulo de nutrientes (nitrogênio, potássio e fósforo) nos rios que abastecem as áreas de plantações. Isso favorece o aparecimento de certas algas que consomem muito oxigênio, dificultando o desenvolvimento de outras espécies aquáticas. Uma determinada propriedade agrícola lança nos rios os resíduos dos fertilizantes que são carreados para jusante (o mesmo que rio abaixo), e essas águas serão de alguma maneira consumidas, até mesmo sendo utilizadas por outra propriedade agrícola, novamente lançando aos solos maior carga de resíduos de fertilizantes; 

* salinização, que consiste no acúmulo de sais minerais no solo, decorrente do excesso de irrigação. Com a evaporação da água, os sais sobram nas camadas superficiais, inviabilizando o desenvolvimento de certos cultivos;

*  proliferação de insetos e fungos prejudiciais às plantações, como consequência do aumento da umidade, o que leva o agricultor a utilizar mais agrotóxicos;

*  desperdício dos recursos hídricos, pois grande parte da água usada na irrigação é perdida por evaporação ou por infiltração.

     Por tudo isso exposto, é cada maior a necessidade de que as atividades humanas, como a importantíssima produção agrícola, sejam muito bem planejadas e estudadas a fim de diminuir ao máximo os impactos ambientais, tão prejudiciais aos ecossistemas quanto aos seres humanos. Ao mesmo tempo, sabemos que a água é um precioso recurso natural  que deve ser valorizado, defendido e preservado, para a garantia da sobrevivência futura da biodiversidade do planeta.


Fonte Projeto Araribá 6º ano  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007.



Impactos Ambientais Provocados pela Irrigação Artificial das Propriedades Agrícolas



domingo, 14 de dezembro de 2014

Perguntas com Respostas de Geografia sobre os Miniestados da Europa

1- O que são os miniestados europeus?

RESPOSTA  -  É comum que sejam destacados os países que possuem as maiores populações, assim como em outros textos e estudos de geografia são indicados os países do mundo com as maiores dimensões (áreas superficiais), e assim por diante. 
      No caso dos miniestados: são pequenos países da Europa, que possuem sua soberania política/administrativa, que estão localizados na Europa Ocidental. 

2-  Quantos são os miniestados? Quais são eles? 

RESPOSTA -  Os miniestados são em número de 6. São eles: Mônaco; Andorra; San Marino; Malta; Liechtenstein e Vaticano. 

3-  Qual é o maior, em área dos seis miniestados europeus?  

RESPOSTA -    O miniestado mais extenso é Andorra, com 468 quilômetros quadrados.
Geografia Newton Almeida
Imagem acima: Andorra.


4- Organize uma tabela, relacionando os seis miniestados europeus, em ordem crescente de tamanho (extensão territorial), citando também a sua população. 

PAÍS                                  ÁREA (Km²)                        POPULAÇÃO (aproximada)      

VATICANO                       0,44                                                     840

MÔNACO                          2,02                                                    33.000

SAN MARINO                    61                                                      33.000

LIECHTENSTEIN             160,4                                                   35.000

MALTA                              316                                                     413.000

ANDORRA                         468                                                     72.000


5-   Esse miniestado europeu se destaca pela intensa atividade turística, que é significativa, também, em todos os outros miniestados europeus. As corridas de Fórmula 1 que acontecem anualmente, nesse miniestado, são realizadas nas suas ruas.  A sua língua oficial é o francês, mas também são falados o  dialeto monegasco, italiano e inglês.  Ele está localizado ao sul da França. 
       Qual é esse miniestado? 


RESPOSTA -  Esse miniestado é Mônaco (abaixo). 

Geografia Newton Almeida


6-  Comente sobre o miniestado Malta.



RESPOSTA  -   Malta é o miniestado com maior população, entre todos os seis miniestados da Europa. Malta é um arquipélago situado ao sul da Europa, no Mar Mediterrâneo, abaixo da Ilha de Sicília. Malta foi uma base naval britânica, que por isso cobrava do Reino Unido altas taxas pela utilização, em seu território, de portos e instalações militares. Após o fim da Guerra Fria essas instalações militares entraram em declínio, fazendo com que a renda de Malta diminuísse. A partir de 2004, Malta ingressou na União Europeia. 
Geografia Newton Almeida
Imagem cima: Malta.


7-  Leia as informações a seguir e responda. Esse miniestado europeu está localizado no interior da capital da Itália, e é sede de uma das mais representativas instituições da civilização ocidental: Igreja Católica Apostólica Romana. 
       Qual é esse miniestado? 

RESPOSTA  -  Vaticano. 

Geografia Newton Almeida
Imagem acima: Vaticano.


8-   Qual é o miniestado europeu que está localizado nos Montes Pirineus, a quase 3 mil metros de altitude, entre a Espanha e a França.


RESPOSTA -  É Andorra. 


9- Comente sobre Liechtenstein.

Geografia Newton Almeida
RESPOSTA  -   O miniestado de Liechtenstein vem se destacando na atividade industrial, e o turismo também se mantém como importante fonte de renda para esse país que é uma monarquia constitucional. Ele está localizado nos Alpes entre a Áustria e a Suíça. 


10-   Esse miniestado europeu é o mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, fundado no ano de 301. O turismo é a principal fonte de renda desse pequeno país. Sua língua oficial é o italiano. Ele está localizado no centro-norte da península italiana, na região do monte Titano, próximo ao mar Adriático. 
               Qual é esse miniestado?
Geografia Newton Almeida
RESPOSTA  -   Esse miniestado é San Marino. 




Perguntas com Respostas de Geografia sobre os Miniestados da Europa


GEOGRAFIA Newton Almeida


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre Portugal e Grécia : Dois Países Europeus Ocidentais de Fraca Industrialização

  
    Os exercícios, a seguir, acompanham os conteúdos do  Livro VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica, geografia do mundo industrializado. 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. ,   com atualizações de dados e enriquecimento de informações e da Wikipédia.             

       Esse exercício consiste em completar as lacunas, a fim de garantir o correto sentido dos textos. Ao final de cada parágrafo estão as respostas, com as palavras corretas destacadas em vermelho. 


Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre Portugal e Grécia : Dois Países Europeus Ocidentais de Fraca Industrialização

                                             BOM  EXERCÍCIO 



      Dois Países Europeus Ocidentais de fraca industrialização: Portugal e Grécia



    Alguns países da  ocidental encontram-se numa situação  e social inferior à dos outros dessa região. Esses dois  destacados, aqui, começaram a se  recentemente. Anos antes, possuíam uma economia basicamente . É o caso do Portugal e da .





RESPOSTA - Europa ; econômica ; países ; industrializar ; agrária ; Grécia . 


                                          Portugal

Geografia Newton Almeida
Imagem acima - Palácio Yes Pena, em Portugal. 


     Localizado no  da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península  e em arquipélagos no  Norte. O território português tem uma área total de 92.090 , sendo delimitado a norte e  por Espanha e a sul e oeste pelo oceano , compreendendo uma parte continental e duas regiões autônomas: os arquipélagos dos Açores e da . Portugal é o país mais a  do continente europeu. 



RESPOSTA - Sudoeste ; Ibérica ; Atlântico ; km² ; leste ; Atlântico ; Madeira ; ocidente . 



     Embora tenha dado início à  ultramarina da  comercial européia ainda no começo do  XV, Portugal não desenvolveu a . Essa característica manteve-se inalterada ao longo de sua . Desse modo, até meados do século , o processo de  português limitou-se à pesca e ao beneficiamento de produtos .

RESPOSTA - expansão ; burguesia ; século ; manufatura ; história ; XX ; industrialização ; agrícolas . 

     Com isso,  não acompanhou o desenvolvimento  da Europa , o que piorou sua situação, já que não possui fontes de  suficientes nem -primas. Esse quadro agravou-se ainda mais quando, em 1975, teve de conceder  política às colônias que mantinha na  (Angola, Guiné-Bissau e ), deixando, com isso, de receber matérias-primas extremamente baratas.

RESPOSTA - Portugal ; tecnológico ; ocidental ; energia ; matérias ; independência ; África ; Moçambique .

     Somente após a  dos Cravos (1974), que extinguiu um período  de quase cinqüenta anos (o governo autoritário de ), é que o país definiu uma  de industrialização. Esta, porém, encontrou várias  para ser colocada em prática, que vão desde a considerável retirada dos  estrangeiros, diante da  política em que vivia o país após a Revolução dos Cravos, até o retorno dos  que moravam nas ex-colônias.

RESPOSTA - Revolução ; ditatorial ; Salazar ; política ; dificuldades ; investimentos ; instabilidade ; portugueses . 


     A industrialização, contudo, acabou por se firmar, diversificando a  portuguesa. Assim que o país se estabilizou politicamente, os investimentos  retornaram, tendo em vista principalmente a mão de  barata, em geral com níveis  abaixo daqueles estabelecidos na  ocidental. Por isso, além das indústrias de bens de  ainda predominantes, Portugal já possui várias indústrias de , que acentuam o desenvolvimento dos  de consumo duráveis. O crescimento do setor , que passou a comandar essa economia de  contribuiu decisivamente para sua integração ao Mercado  Europeu, em 1986. , capital do país, é o grande centro .

RESPOSTA - economia ; estrangeiros ; obra ; salariais ; Europa ; consumo ; base ; bens ; secundário ; mercado ; Comum ; Lisboa ; industrial . 

     O  ainda é fundamental na renda do país, que continua se destacando pelo percentual de mão de obra que , em busca de trabalho para os países europeus industrializados.

RESPOSTA - turismo ; emigrou ; altamente . 

     Portugal é um país , com um  de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado como muito . O país foi classificado na  posição em qualidade de vida (em 2005), tem um dos melhores sistemas de  do planeta e é também uma das nações mais  e pacíficas do mundo. É membro da  das Nações Unidas (ONU), da União  (incluindo a  do Euro e o Espaço ), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (), da Organização para a Cooperação e  Econômico (OCDE) e da Comunidade dos Países de Língua  (CPLP). Portugal também participa em diversas  de manutenção de paz das Nações .

RESPOSTA - desenvolvido ; Índice ; elevado ; 19ª ; saúde ; globalizadas ; Organização ; Europeia ; Zona ; Schengen ; OTAN ; Desenvolvimento ; Portuguesa ; missões ; Unidas . 


                                     Grécia

Geografia Newton Almeida
Imagem acima- Monastério Roussano, Metora, Grécia. 

     A   , que também é oficialmente denominada  Helênica é um país localizado no  da Europa. De acordo com dados do censo de 2011, a população grega é de cerca de 11  de pessoas.  é a capital e a maior cidade do país. O país está  localizado entre a Europa, a , o  Médio e . A Grécia tem fronteiras terrestres com a  a noroeste, com a República da Macedônia e a  ao norte e com a  no nordeste. A Grécia tem a 11ª maior do mundo, com 13.676  de comprimento, com um grande número de  (cerca de 1.400, das quais 227 são habitadas). Oitenta por cento do país é composto por , das quais o Monte  é a mais elevada, alcançando 2.917 metros de .

RESPOSTA - Grécia ; República ; sul ; milhões ; Atenas ; estrategicamente ; Ásia ; Oriente ; África ; Albânia ; Bulgária ; Turquia ; costa ; quilômetros ; ilhas ; montanhas ; Olimpo ; altitude . 

    A Grécia – país onde  a mais extraordinária civilização da  e verdadeiro berço da civilização  – apresenta industrialização , fortemente apoiada no  estrangeiro, que aí se instalou, tendo em vista principalmente a  de obra barata para os padrões europeus.

RESPOSTA - floresceu ; Antiguidade ; ocidental ; recente ; capital ; mão .

    Empenhado em  sua economia, o país importa máquinas e  industriais, bem como petróleo e  mineral, pois necessita fortalecer suas indústrias de . A principal indústria grega é a de construção . O , porém, continua sendo uma importante fonte de renda e encontra-se em , seja pelo significado -cultural das obras da antiga Grécia, seja pelas belas paisagens , onde o clima é agradável, com verões muito  e  muito frios.

RESPOSTA - diversificar ; equipamentos ; carvão ; base ; naval ; turismo ; ascensão ; histórico ; mediterrâneas ; quentes ; invernos . 

     Paralelamente ainda é significativo o número de  que migram para os países europeus altamente , em busca de  e melhores condições de vida. 

RESPOSTA - gregos ; industrializados ; trabalho . 

     Atualmente, a Grécia é um país  e desenvolvido com uma economia avançada e de alta renda, um alto  de vida e um índice de desenvolvimento humano () considerado muito alto pelas Nações Unidas, mas que passa por período de crise, com taxa de desemprego da ordem de 27% e com cerca de 3 milhões de moradores abaixo da linha de pobreza. A Grécia é um membro fundador da Organização das  Unidas (ONU), é membro do que é hoje a União Europeia desde 1981 (e da Zona do  desde 2001), além de ser membro da Organização do  do Atlântico Norte (OTAN) desde 1952. A economia grega é também a maior dos , onde a Grécia é um importante  regional.

RESPOSTA - democrático ; padrão ; IDH ; Nações ; Euro ; Tratado ; Bálcãs ; investidor . 


GEOGRAFIA Newton Almeida

sábado, 6 de dezembro de 2014

Exercícios de Geografia sobre as Definições de Estado, Nação, Território e País



      Preencha as lacunas com as palavras corretas. Após cada parágrafo confira as respostas, com as palavras corretas destacadas em vermelho.

        Exercícios de Geografia sobre as Definições de Estado, Nação, Território e País


 Bom exercício!



                         O que é Estado? 


             é a forma como a  se organiza . Estado é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos  de um país. Estado é o conjunto das  com seus funcionários que organizam e  a sociedade. 


RESPOSTA - Estado ; sociedade ; politicamente ; habitantes ; instituições ; administram . 






                            O que é Nação? 


         é um coletivo  com características comuns. Nação é um  que fala a mesma , que tem as sua tradições , costumes e , ligados por laços históricos e  . 


RESPOSTA - Nação ; humano ; povo ; língua ; religião ; culturais . 



                            O que é Território? 

        é a base  sobre a qual um Estado exerce sua . O território é delimitado por  políticas . O  de um país é formado pelo solo continental e  (cercado de , como uma ilha), o subsolo, o espaço  e o território marítimo. 


RESPOSTA - Território ; física ; soberania ; fronteiras ; território ; insular ; águas ; aéreo . 


                              O que é País? 

        Podemos definir  como um território  delimitado por fronteiras com unidade político/administrativa (), habitado por um povo (nação) com  própria e  que o caracterizam. 


RESPOSTA - país ; politicamente ; Estado ; história ; costumes .




Geografia Newton Almeida
     Nosso Brasil, com s, é um  país constituído por um enorme território com riquezas naturais, habitado pela nação brasileira que fala a mesma língua e que possui laços históricos e culturais próprios. Viva o Brasil!



GEOGRAFIA Newton Almeida